fbpx

Como as pequenas escolhas podem nos afastar de Deus?

Você já teve a intensão de comer só uma colherada de sorvete, mas acabou comendo uma caneca?

Ou planejou assistir somente alguns episódios de uma série, mas acabou assistindo a série inteira?

Ou pensou em ficar somente alguns minutos nas redes sociais só até pegar no sono, mas acabou navegando até o sol nascer?

A vida constantemente nos confronta através de escolhas. Algumas são grandes e que definem um marco em nossas vidas, enquanto as mais comuns são pequenas escolhas que fazemos todos os dias.

Escolhas como uma bola de sorvete, alguns episódios e navegar alguns minutos nas redes sociais, parecem tão pequenas que não levamos em consideração. Mas são dessas pequenas escolhas que criamos hábitos que são difíceis de serem quebrados.

Em nossa jornada como discípulos de Cristo, existirão muitas e aparentemente pequenas escolhas como essas que podem quebrar a nossa fé.

Adiar o alarme no domingo de manhã pode ser a razão pela qual perdemos a reunião sacramental. Assistir algo inapropriado por levar ao vício da pornografia.

Falar pequenos palavrões pode levar ao uso de uma linguagem imprópria. Deixar de orar uma noite pode se transformar e muitas noites sem orar.

Essas pequenas escolhas que pensamos ser inofensivas para o alicerce de nosso testemunho podem aos poucos destruir a nossa fé, sem nos dar nenhum sinal de alerta.

Às vezes, o que precisamos é olhar uma vez ou experimentar uma vez, para que lentamente nos afastemos do Salvador.

A ideia de “só mais um” ou “só mais um pouco” pode nos prender, até que tenhamos cavado um buraco tão fundo que já não conseguimos sair sem pedir ajuda.

Outra armadilha que nos colocamos e que aumentam as chances de fazermos pequenas escolhas ruins é viver no limite.

Vivemos no limite quando tentando andar na fronteira entre o certo e o errado, assumindo que sempre estaremos bem, contanto que não cruzemos a linha.

Mas quando fazemos isso, o adversário intensifica o seu trabalho, nos incitando a nos movermos somente alguns centímetros da borda. Quando percebemos, já colocamos as nossas almas em risco de sofrer uma queda trágica.

Então, o que podemos fazer quando nos encontramos mais longe de Deus do que planejávamos?

O Salvador através de sua Expiação, se certificou de que sempre teríamos um caminho de volta. E não existe outra maneira além da que Ele nos proporcionou. Então, como começamos?

Primeiro

Devemos ter em nossos corações o desejo de seguir A Cristo e nos de arrependermos de nossos pecados. Nas palavras do profeta Alma, exercitar “uma partícula de fé” já é o suficiente, “mesmo que não [tenhamos] mais que o desejo de acreditar”. O Senhor nos encoraja a agarrarmos a esse desejo e a deixar que a Expiação Dele conserte o nosso erro.

Segundo

Devemos decidir mudar nos aspectos que podemos mudar. Um dos conselhos mais poderosos que já recebemos é para evitar, não somente o mal, mas até mesmo a aparência do mal.

Isto significa que devemos, sob todas as coisas, evitar qualquer circunstância que pode nos tentar a fazer uma pequena escolha, que pode nos levar a uma jornada de desespero e miséria.

Terceiro

Devemos nos comprometer a tomar sobre nós o nome de Cristo e seguir os Seus mandamentos.

É importante enfatizar que para que possamos ser perdoados de nossos pecados, precisamos cumprir todos os passos ao nosso alcance, para que então Deus possa fazer a parte Dele.

Nossas ações diárias devem ser um testemunho vivo de que estamos dispostos a seguir o Salvador, assim como ele nos disse: vem e segue-Me.

Ao nos esforçarmos para voltar a segui-Lo, Ele magnificará nossos desejos de nos tornarmos parte de seu rebanho novamente.

Ao fazemos escolhas aparentemente pequenas todos os dias em nossa vida, devemos sempre lembrar das lições que aprendemos: Tentar fazer um pequeno desvio do caminho do Senhor, pode nos afastar Dele mais do que gostaríamos.

Que ao fazer nossas pequenas escolhas, o Senhor nos abençoe e que nunca nos movamos intencionalmente nem um centímetro Dele novamente.

Fonte: Faith.ph

Relacionado:

Deus já sabe as escolhas que farei?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *