fbpx

Os meus erros e fraquezas determinam o meu valor?

Jane olhou para o céu e pensou se ela ainda era digna do amor do Senhor mesmo depois de comer erro após erro. Ela foi longe demais para voltar? Então ela distanciou-se de Deus.

“Ele provavelmente não iria querer proximidade com alguém como eu”, pensou ela. “Deus me amava, mas tenho a certeza que O desapontei… então, para quê?”

Jane não é a única pessoa a pensar que já não é digna do amor de Deus porque cometeu um erro ou mesmo uma série de erros.

Todos temos fraquezas. Todos cometemos erros. E às vezes é difícil não pensar se as nossas fraquezas e erros nos fazem valer menos como pessoa ou menos merecedores de amor.

Muitas vezes, o pensamento persistente em nosso subconsciente é que nossos erros nos definem. Mas a verdade é que eles nos refinam.

Compreender quem realmente somos

Arte: Yongsung Kim

Uma das muitas razões pelas quais podemos afastar-nos da nossa identidade divina é porque simplesmente não a conhecemos.

Conhecer a nossa natureza divina e o nosso valor absoluto pode ajudar-nos a compreender e a superar até os desafios mais difíceis que enfrentamos.

O que é identidade divina?

Divino significa de ou como Deus. Uma vez que somos filhos de Pais Celestiais, isto nos faz filhos e filhas do Rei de todos os reis.

Você e eu somos filhos de Deus.

O Élder Dieter F. Uchtdorf compartilhou,

“Vocês são filhos e filhas do maior e mais glorioso ser de todo o Universo… vocês não são pessoas comuns.

Vocês são gloriosos e eternos. Se simplesmente compreendêssemos quem somos e o que nos está reservado, nosso coração transbordaria de gratidão e felicidade, a ponto de iluminar as mais tenebrosas tristezas com a luz e o amor de Deus”.

Claro, haverá momentos em que ouviremos vozes nos dizendo que somos tolos em acreditar que somos divinos ou especiais.

Essas vozes tentarão nos convencer de que somos inúteis, feios, que não somos bons em nada, sem talento, ou que nossos erros nos definem.

Porém, precisamos lembrar que os nossos erros e fraquezas não definem quem somos.

Saber quem você é pode ajudá-lo a superar o pecado e a culpa

O Senhor se alegra quando nos arrependemos e nos esforçamos para não repetir nossos pecados intencionalmente.

O arrependimento nos aproxima Dele e nos ajuda a conhecê-Lo melhor e mais profundamente.

Os pecados nos causam sentimentos profundos e pesados.

Então, Deus nos deu uma maneira de remover esse fardo, e é por isso que o arrependimento é um processo que traz alegria.

Ele nos deu uma maneira de sermos limpos de nossos pecados porque Ele nos ama.

E nós devemos ser limpos de nossos pecados para que possamos voltar à Sua presença.

Se você cometeu erros, grandes ou pequenos, Satanás tentará fazer você se sentir inútil.

Você pode sentir que, por não ter cumprido seus objetivos ou as expectativas de outras pessoas, você não é tão bom quanto os outros ao seu redor.

Você pode se comparar a outros que parecem estar “se dando melhor” na vida. E pode até ter sentido que Deus não ama mais você ou se esqueceu de você por causa do pecado que cometeu.

Achegar-se a Cristo

Não permita que esses erros e fraquezas impeçam você de vir a Cristo ou façam com que você sinta que não é bom o suficiente para Ele.

Jesus Cristo não morreu por pessoas perfeitas. Ele não sacrificou sua vida por aqueles que têm tudo planejado. Ele não veio à Terra e pregou para aqueles que sabiam tudo.

Porque nenhum de nós é perfeito, tem tudo planeado, ou sabe tudo.

Jesus Cristo veio aqui por todos nós que pecamos, independentemente da gravidade do pecado, por todos nós que temos fraquezas ou que estamos lutando contra nossas dificuldades.

Ele fez tudo isso porque você é de grande valor para Ele!

Existe a verdade absoluta de que o seu valor não depende se você faz coisas grandiosas nesta vida ou não.

Não depende dos erros ou das coisas boas que você faz. Aos olhos do nosso Deus Todo-Poderoso, o seu valor é o mesmo.

Para Ele, vale sempre a pena amar, perdoar e salvar! Você sempre terá essa identidade divina em você.

Se os seus pecados alguma vez se sentirem pesados ou se afastarem você de Deus por causa dos erros que cometeu, isso não significa que Ele ama menos você.

Sempre haverá esperança de que nos acheguemos a Ele para que sejamos perdoados. Ele sempre nos receberá de braços abertos, prontos para abraçar-nos com Seu amor, porque somos seus amados filhos.

Fonte: Faith Ph

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *