Pare de fazer metas que não irá cumprir
Quando você está tentando reduzir seus hábitos ruins, você precisa substituí-los com bons hábitos.
Se você é um pouco parecido comigo, suas metas para mudar hábitos ruins geralmente se concentram no que você não está fazendo:
Não comer um pacote inteiro de bolachas hoje.
Não ficar estressado no trânsito.
Não abrir o YouTube durante uma pausa nos estudos e ficar preso durante horas até perceber que a prova é amanhã, e ao invés de estudar, você está enxugando as lágrimas por causa de um vídeo comovente que acabou de assistir. (E aí? Se identificou? Eu sim…)
O Presidente Spencer W. Kimball (1895-1985) disse, “mudanças acontecem ao substituirmos hábitos menos desejáveis por hábitos bons”.
A palavra-chave aqui é substituir. Remover o negativo é ótimo, mas se você não preencher aquele espaço com algo bom, você corre o risco de ou voltar a estaca zero ou colocar algo igualmente negativo em seu lugar.
Então, se você está tentando eliminar um hábito ruim, estabeleça boas metas. Identifique um hábito que você queira se livrar. Então, ao invés de só o abandonar, identifique um bom hábito que queira cultivar em seu lugar.
Para ajudar você a começar, aqui estão potenciais substitutos para nove hábitos ruins que são bem comuns.
Compulsão por TV
Ao invés de usar a televisão para relaxar, leia um bom livro, faça uma caminhada ou tente fazer algum tipo de pintura em aquarela. Faça algo que preencha você e faça com que você se sinta realizado!
Redes sociais
Se você tem tempo para redes sociais, você tem tempo para ser social. Pegue o telefone e ligue para um velho amigo ou parente que sempre vê no Facebook. Você pode até fazer uma meta de ligar uma vez por semana para alguém que aparecer na sua tela.
Reclamar
Todo mundo precisa desabafar, mas o hábito de reclamar pode nos deixar (e todas as pessoas ao nosso redor) infelizes. Você deve permitir que a gratidão também faça parte de seus desabafos. Quando você estiver tentado a reclamar, faça uma lista mental de cinco coisas pelas quais você é grato. Então compartilhe uma dessas coisas com um amigo.
Sentir vergonha de si mesmo
Se você começar a sentir vergonha e a pensar coisas ruins sobre si mesmo, reserve um momento para listar três coisas que gosta genuinamente em si mesmo, como seu desejo de servir ao próximo ou seu talento para fazer algo diferente. Se não conseguir, o Pai Celestial pode ajudar você a reconhecer seus dons, assim como ao ler sua benção patriarcal. Repita quantas vezes forem necessárias.
Preocupação excessiva
Você já aumentou demais a proporção de alguma situação? Eu também. Quando você sentir uma onda de preocupação chegando, ore e concentre-se na perspectiva eterna. Algumas pessoas dizem que a meditação ajuda muito. Não se preocupe se não souber como meditar – existem muitos aplicativos que podem orientá-lo. Concentre-se na respiração profunda por 10 minutos e observe como você vai se sentir depois.
Compulsão por compras
Faça parte de um grupo de voluntários. Quanto mais tempo servimos, menos tempo temos para gastar nossas economias ou o limite do nosso cartão de crédito.
Comer besteiras em excesso
Faça uma lista antes de ir ao mercado e se prenda a ela! (Pode ser difícil, eu sei.) Se você não tem bolachas em casa, você não pode comê-las. Então estabeleça um momento no sábado para comprar petiscos saudáveis para a semana. Guarde-os para quando bater aquela fome no meio da tarde.
Passar horas no Instagram
Claramente você ama fotografia. Então, por que não passar o tempo aperfeiçoando suas habilidades nesse passatempo? Ao invés de selfies, tente fotografar a natureza ou algum tirar outros tipos de fotos que você ainda não tentou. Aprenda novos recursos sobre fotografia e câmeras ou leia um livro sobre o assunto.
Ficar encostado na parede
Você quer fazer amigos, mas a pressão de falar com as pessoas em uma festa ou baile ou atividade do Instituto pode ser desanimadora. Alivie essa pressão ao estabelecer pequenas metas. Por exemplo, converse com duas novas pessoas antes de desistir da atividade e voltar para o conforto de seu sofá.
Todos temos maus hábitos. Mas não precisamos carrega-los a vida toda. O Élder Jeffrey R. Holland do Quórum dos Doze Apóstolos falou sobre isso da melhor forma: “Uma pessoa pode mudar tudo o que desejar e pode fazê-lo muito rápido”. Então, se você tem algo que queira mudar, mude! Você tem muitas metas e bons hábitos que pode desenvolver!
Fonte: churchofjesuscrist.org