Uma das perguntas mais comuns para os Santos dos Últimos Dias é “por que vocês não bebem café?” E a resposta é simples: porque Deus revelou isso ao Profeta. Mas, calma. Vamos explicar direitinho como essa lei vem do Senhor.
Para os santos dos últimos dias (ou mórmons) o corpo é sagrado: é uma dádiva de Deus – uma parte essencial da alma humana – que possibilita o teste mortal, o qual, se superado bem, conduz à Vida Eterna.
O apóstolo Paulo colocou a importância do corpo físico na perspectiva correta quando ensinou: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” ( I Coríntios 3:16-17) Assim, os santos dos últimos dias, sabem que ingerir substâncias que afetem negativamente o corpo contribuem para destruição do “templo de Deus”.
Palavra de Sabedoria
Deus sempre ordenou, por nos amar, que nos abstivéssemos de certas substâncias. Por exemplo, Adão e Eva estavam proibidos de comer fruto da Árvore do Bem e do Mal e para os israelitas havia regras estritas sobre comer a carne de certos animais.
Assim, aprendemos que Ele estabelece regras temporais sobre alimentação “devido a maldade dos homens”. Essas regras variam de tempos em tempos e de acordo com a oniciencia de Deus.
Deus vive, e Ele “revela o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Amós 3:7). Por isso, em nossos dias, o Senhor revelou, através dos profetas, que certas substâncias não devem ser utilizadas.
A lei da saúde que Deus nesses últimos dias se chama a “Palavra de Sabedoria“. Por meio dessa lei, foi revelado que as seguintes substâncias deveriam ser evitadas:
- Álcool
- Fumo
- Café e Chá Preto
- Drogas Ilegais
- Outras substâncias viciantes
Joseph Smith recebeu essa revelação em 27 de fevereiro de 1833, conforme registrado na seção 89 de Doutrina e Convênios.
Revelação vs. Ciência
Na Palavra de Sabedoria, o Senhor revelou que as seguintes substâncias são prejudiciais: Bebidas alcoólicas (ver D&C 89:5-7), Tabaco (ver D&C 89:8), Chá preto e café (ver D&C 89:9; os profetas modernos ensinaram que o termo “bebidas quentes”, que aparece nesse versículo, se refere ao chá preto e ao café). Quando as pessoas deliberadamente ingerem algo prejudicial, elas não estão vivendo em harmonia com a Palavra de Sabedoria.
A revelação de Deus independe de confirmação cientifica. Entretanto, em mais de 180 anos, a Palavra de Sabedoria tem sido maravilhosamente apontada por muitos cientistas como uma verdadeira receita para uma saúde ideal.
De fato, esta mais que comprovado que fumo e álcool fazem muitíssimo mal. O café também faz muito mal para saúde. É viciante. Causa insônia, dor de cabeça, nervosismo e alteração do ritmo cardíaco. Além disso, é uma porta para outros vícios: como o fumo.
A razão de abster-se do café não pode ser amparada de forma exclusiva por pesquisas cientificas – já que, infelizmente, algumas delas são tendenciosas – e a grande industria do café (tão forte em nosso país) procurará manter-se em expansão para obter mais e mais lucros.
Não tomamos café, pois recebemos a certeza de que Deus, que nos ama, revelou Sua Vontade a Seu Profeta. E seguimos essa revelação – não à cegas – mas com uma confirmação espiritual individual de que é verdadeira – e de que é para nosso bem estar eterno.
Os mandamentos nos libertam
O Senhor nos dá mandamentos porque ele nos ama. Ele quer que tenhamos uma vida feliz e que exerçamos nosso arbítrio para sermos cada vez mais livres, e não dependentes de uma substância.
Ao guardar a Palavra de Sabedoria, a parte delicada, sensível e espiritual de nossa natureza estará preparada para receber orientação de Deus. Perceberemos os perigos se tivermos a companhia Espírito Santo. Nossa sabedoria e conhecimento aumentarão. Teremos maior paz de espírito, autocontrole ampliado e uma atitude confiante em relação à vida e ao futuro.
Jesus Cristo deu Sua vida para que sejamos livres, para que pudéssemos escolher o certo e segui-Lo. Nenhum prazer momentâneo vindo de qualquer substância pode se equiparar a felicidade eterna que vem da fonte de água viva que é Cristo.
Veja também:
Quando a palavra de sabedoria se tornou um mandamento?
5 maneiras de viver melhor a Palavra de Sabedoria
Por que um padre anglicano vive a Palavra de Sabedoria e paga o dízimo
Sou muoto grato ao Pai Celestial pela palavra de sabedoria.
sei que as informacoes acima são verdadeiras.
O cara não toma café mais gosta de um anime que fala sobre astrologia, reencarnação, idolatria entre outras coisas
”Ta serto”.
Eu te entendo brother CDZ é um anime e tanto
Ah,e também não devemos ingerir refrigerantes a base de cola.
Esse “a base de cola” não é mandamento.
O Diego está certo…O que está em consideração são substancia que fazem mal ao corpo e a coca-cola é o refrigerante mais prejudicial do mundo e contem substancias que vicia, tem o mesmo efeito do café…então se torna um mandamento sim independente se está ou não na lista da palavra de sabedoria. Sou mórmon e tem coisas como estas que ñ concordo… A verdade é: Não colocam a coca-cola como mandamento pq muitos ñ conseguem deixar de berber esse refrigerante e é um refrigerante americanizado. Tem hipocrisia rolando aí.
Não é mandamento mas ele conselho
A diferença é que café tem 20x cafeina do que coca-cola
Marco Antonio, caso o Sr não esteja ciente, a coca cola, como tantos outros refrigerantes não esta na palavra de sabedoria, se fosse para listar esse tipo de substancia também estariam na Palavra de sabedoria o Salgadinho,a barra de chocolate( que alias também possui cafeina) e nem por isso você vê elas listadas não é mesmo? Mas ai que está a maravilhosa escolha que o Pai Celestial nos deu, o Livre arbítrio. Se para o seu organismo a coca cola não faz bem, não a tome, isso a incluirá na SUA palavra de Sabedoria, as 5 substancias citadas são uma base simples, os demais alimentos devem ser utilizados de forma pessoal. então não diga que é um “mandamento” e me dizer que não colocam ela junto a palavra de sabedoria pelo fato de que muitos não parariam de tomar é justamente uma oposição as revelações de Deus, parar de tomar café é muito difícil e mesmo assim está listado. e ninguém estará quebrando a palavra de sabedoria por ingerir coca-cola ou qualquer outro refrigerante/salgadinho/chocolate.
Diego, não tem nada a ver sobre coca e o que nós não devemos ingerir 5 coisas: Fumar, Café, Chá Preto, Bebida Alcoólica e Drogas.
Coca-Cola não é palavra de sabedoria, é simples.
Coca Cola é a bebida que mais vicia e tem o mesmo efeito que o café. Então é uma droga que deve fazer parte da palavra de sabedoria
sim.
Refrigerante de cola é um conselho não mandamento.
ola ja vi algumas materias e nao é um mandamendo direto na palavra de sabedoria nao tomar coca,eu parei por mim mesmo mas se faz tanto mal talvez ate mais que o caf porque não esta na palavra de sabedoria ?
porque ainda nao existia coca cola na epoca… e a criatura que escreveu nao tinha perspectiva de evolução, ou seja achava que o mundo nao iria passar daquilo que era naquela epoca
Eu amo este Evangelho! E sei que a palavra de sabedoria é para o nosso próprio bem!
muito bom artigo, ainda mais porque foi falado especificado do café, e muita gente fala que foi por causa da cafeína o que eu discordo, porque se fosse por causa da cafeína o mandamento muitas outras substancias teria que ser colocada em questão, ainda mais aqui no Brasil que “TODOS” os remédios anti virais tem em sua composição.
Um abraço.
Por que pode tomar Coca Cola então?
Refrigerantes a base de cola estão diretamente contra o Espírito da Palavra de Sabedoria.
Sou mórmon desde q nasci e tomo coca cola e amo comer uma carninha. Esses são só conselhos não mandamentos . Não estarei pecando ao beber coca cola e comer carne . Amo minha religião tanto quanto vc , me sinto ótima sem tomar café, mas tomar coca cola não ofende o Espírito Santo .
Tomar coca cola te impede de entrar no templo?Afeta sua dignidade pessoal?Pare de inventar doutrina e mandamentos…..isso se chama apostasia pessoal.
Por que você acha que não pode?
gente…vamos ler a biblia esse livro realmente contem a verdadeira palavra de sabedoria o livro da seita mormon e uma copia mal feita da biblia.
Os desobedientes tomam cocacola cada um faz o q quer, mas tudo tem um preço.
Pergunta ao Senhor pq cocacola nao e mandamento?
Quem estiver digno que receba a resposta
a besteira e grande por que isso?
Por que aquilo.
O evangelho é pra ser vivido e não questionado
A materia ja diz tudo…a grande indutria do cafe,pelos meus conhecimentos os EUA,nao e um produtor de cafe,essa materia tambem e tendenciosa,vai aqui minha pergunta;se a igreja proibe seus membros de ingerirem cafe,pois comtem substancias maleficas para a saude,porque os mormons se entopem de coca-cola e outros refrigerantes,sem falar em outros produtos industrializados,ja que a palavra de sabebedoria diz que nao podemos afetar nosso corpo negativamente,com essa materia tendenciosa eu chego a uma conclusao…vamos tomar muito refri,so assim vamos deixar a imdustria americana mais forte e poderosa….nao vamos tomar cafe,so assim vamos enfraquecer os paises que produz o mesmo,como por exemplo o brasil,que e o maior produtor e exportador de cafe do mundo,e por sinal a seita mormon continua crescendo no brasil.
O Senhor não fez uma lista de tudo o que faz mal, daí porque chama palavra de sabedoria. Ele deu uma”palavra”, não um dicionário. Tem muita coisa que faz mal, mas ai entra nossa sabedoria. Se vc tem sabedoria, aplique – e evite tudo o que sabe fazer mal. 😀 (PS: Eu sou mórmon e não bebo refrigerante)
Isso mesmo! A Palavra de Sabedoria, costumo dizer que é relativa. Existem substancias que fazem mal a qualquer pessoa como o refrigerante, comida em excesso, dormir tard, muito e ou menos que o aconselhado pelos estudiosos da área… Se como pimenta e não tenho restrições médicas sobre ela ok, mas se outra pessoa que tenha problemas de saúde que será prejudicada com a ingestão das substâncias encontradas na pimenta ingere, está vivendo contra a palavra de sabedoria. Alguns racionalizam por fazer uso de 1 ou mais substâncias que na verdade sabem que fazem mal para a saúde, tentando achar brechas na lei dada por Deus sobre a saúde. Estudiosos têm defendido teses sobre o mal ocasionado pela ingestão dos refrigerantes. Sejamos sábios! usemos nosso livre arbítrio com responsabilidade que nos foi dada.
Alguém disse que os SUDs se “enchem de coca cola.” Está enganado! A maioria de nós vive a Palavra de Sabedoria! (Lei de saúde, dada por Deus para nossos dias)
também não bebo refrigerantes!
Amei a publicação Lucas Guerreiro! Parabéns!
Também concordo! Tudo que prejudica a saúde. faz mal. Por exemplo: Eu não tomo mais refrigerante porque faz mal para meu estômago, e eu quero ter uma vida saudável. Já outras pessoas podem porque não prejudicam. A palavra de sabedoria é isso: Não usar o que te faz mal.
(ver D&C 89:9; os profetas modernos ensinaram que o termo “bebidas quentes”, que aparece nesse versículo, se refere ao chá preto e ao café. —vocÊ poderia passar referencia dos discursos dos profetas modernos a que se refere nesta parte do artigo ?
Isso é verdade.
Meu amigo você está equivocado. Mas até entendo seu posicionamento. Mas não se justifica. Como foi falado aqui a coca-cola não existia quando foi recebida essa revelação da palavra de sabedoria. Na verdade basicamente a palavra de sabedoria desaconselha usarmos estás substâncias citadas entre elas o café. Mas embora não fale sobre coca-cola e outros refrigerentes, como são substâncias também nocivas, também não devem ser consumidas. Nada que você realmente saiba que faz mal para o seu corpo deve ser consumido, esse é o Espírito da Lei. Atesto que essa lei é uma benção e é algo bom para nossa saúde tento física como Espiritual. E também não somos uma seita somos uma religião, pois como o próprio Senhor disse: “Por seus frutos os conhecereis”, e sem dúvidas os feitos da Igreja no mundo confirma que Ela é a Igreja do Senhor, contra fatos não há argumentos.
Meu ponto de vista merece ser apreciado por BONS pensadores. Vamos lá. Precisa de mandamento para fazer algo ou não como tomar um café?! E o bom senso do ser humano, aonde que fica? Sim, porque uma vez que haja tantas ordenanças mínimas de como proceder na vida, então de certa forma, algumas pessoas subestimam a inteligência que Deus deu ao homem, subestimam a capacidade divina em nós (uma vez que somos imagem e semelhança de Deus). E se pessoas subestimam a própria capacidade do ser humano de lidar com as questões da vida da maneira como determina seu próprio juízo, então eu posso concluir que estão subestimando, e de certa forma, atentando ao próprio Deus por não acreditar que o bom senso da capacidade da sua criação que Ele próprio fez: o homem, não teria capacidade de lidar até com as mínimas questões da vida sobre “tomar um café ou não”. Ah, por favor né, mais respeito e consideração para a com a criação mais especial feita por Deus: a humanidade.
Amigo, se Fosse da maneira como você diz. Deus não precisaria nem deixar escrituras, pois o homem pode pensar tudo por si mesmo, não é verdade? Para que Bíblia? Para que Livro de Mormon? Mas felizmente não é como você diz, o Senhor tem seus meios de nos aconselhar, tem seus profetas na terra desde o princípio (salvo período de apostasia). Portanto, nós membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias seguimos o que O Senhor Mandar. Não precisamos questionar como os israelitas, os Judeus ou qualquer outro povo revoltado, apenas seguimos, já erraram bastante com o senhor no passado, não precisamos errar como nossos antepassados. As escrituras existem para isso. Imagina se Não existissem escrituras, povos matariam conforme a conveniência, vizinhos, amigos, famílias… seria muito pior do que já vemos. Felizmente milhões de pessoas baseiam suas vidas nas escrituras e, por conseguinte, na palavra do Senhor. E por conta disso, o mundo não é ainda pior. Logo, se temos um profeta e este orienta-nos a não atentarmos contra nosso corpo, sigamos! Não temos nada a perder. Não precisamos questionar se maconha é bom ou ruim, se drogas ilícitas são boas ou ruins, mesmo remédios ou café, ou Coca-Cola, não importa! Se der para evitar o que sabe-se fazer mal, não use, não tome. Não se corte, não se machuque, não fira a si mesmo. Não viva em condições que lhe proporcionem o mal e se afaste de tudo que possa ter a aparência do mal. É simples! Ser fiel ao Senhor é seguir sem duvidar. É ajudar outros a entenderem isso. É tirar drogados das drogas, é tirar viciados do vício e fumantes do fumo, tirar o café da rotina. Servir é ser instrumento de Deus na terra.
Excelente comentário! Falou tudo.
E não é pelo “próprio juízo” que pessoas bebem álcool? Pelo próprio juízo não fumam? Logo, muitos se perdem, mas as escrituras e os profetas nos direcionam. Nosso livre-arbítrio é nossa maior dádiva. Sempre dois caminhos se apresentarão, e sua maior dádiva te fará escolher, questionar e seguir, questionar e não seguir ou simplesmente não seguir ou seguir, sem questionar, não importa de fato. O que importa é que sem as escrituras e nossos profetas o povo se perde em seu próprio juízo. Tem sido assim desde Adão e Eva.
Nós da Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias, não bebemos café, vinho ou qualquer bebida alcoólica, carne em excesso e outros alimentos que foram restringidos segundo um conjunto de revelação que foi dada há um servo do Senhor em 1833. Ainda pouco assisti esse vídeo:
https://www.facebook.com/JornalCiencia/videos/874455552610545/
e depois vi nos comentários um link que levava há uma tabela e olhe onde se encontra os alimentos citados acima.
Link para a tabela:
http://forum.antinovaordemmundial.com/attachment.php?aid=993
no site onde encontra essa tabela tem a seguinte frase:
Doenças se desenvolvem somente em ambiente ácido. A enfermidade não prospera em sangue adequadamente alcalino. Quanto mais ácido o sangue, mais os vírus, bacterias e fungos podem proliferar no organismo, e menos oxigênio é distribuído.
Onde fala isso na biblia? me batizei na igreja de Jesus Cristo dos Santos do Ultimos dias, saí pelo fato de que a palavra de Deus (Biblia) era esquecida. Por que Deus criaria o café então? Se for assim o maracujá tbem seria proibido, ou até mesmo a água, pois o suco do maracujá causa efeitos adversos no corpo caso ingerido EM GRANDE QUANTIDADE, assim como a água causando problemas urinários.
6.Estou chocado de que estejais vos desviando tão depressa daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho, 7.que na verdade, não é o Evangelho. O que acontece é que algumas pessoas vos estão confundindo, com o objetivo de corromper o Evangelho de Cristo. 8.Contudo, ainda que nós ou mesmo um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja considerado maldito! 9.Conforme já vos revelei antes, declaro uma vez mais: qualquer pessoa que vos pregar um evangelho diferente daquele que já recebestes, seja amaldiçoado!
Galatas 1:6
Olá Wilander,
Obrigado por seu comentário. Respeitamos sua opinião, mas temos uma perspectiva diferente. A Bíblia em Mateus 4:4 afirma que devemos viver de toda palavra que procede da boca de Deus. Acreditamos que a Igreja de Jesus Cristo foi restaurada na terra e que Deus novamente fala a seus filhos e nos instrui de acordo com as necessidades de nossos dias. O fato de café não ser mencionado na Bíblia não é realmente relevante para a discussão.
É verdade que existem muitas substâncias que quando utilizadas da forma errada podem prejudicar nossa saúde. É exatamente por essa razão que o mandamento se chama a “Palavra de Sabedoria”, pois ele não se restringe apenas às 5 substâncias citadas, mas a qualquer coisa que faça mal a nossa saúde e cabe a cada um utilizar seu discernimento para aplicar o mandamento em suas vidas.
O verso que citou de Gálatas é bem conhecido por nós e não representa nenhum desafio a nossa doutrina, que não é outro Evangelho, mas o mesmo Evangelho restaurado.
Obrigado por seu contato e fique sempre a vontade para se expressar em nosso site.
Abraço!
Sabias palavras Luis Botelho…..somente as pessoas ,firmes no evangelho,vao entender os mandamentos do senhor.
Vc disse tudo Luiz Botelho palavras certas, amo o evangelho de Cristo e tenho um testemunho disso sei q temos um profeta vivo q o livro de mórmon e a bíblia são escrituras q testificam de Cristo. Nossa religião falamos de Cristo pregamos à Cristo e regozijamos em Cristo. E sei q voltaremos a presença do Pai se formos fies até o fim.
Excelente resposta!!!
Se não se restringe somente as 5 substâncias citadas, então porque destacar o café???
Por que deus criou o veneno nos animais então?
Pense bem meu amigo. Deus não criou o mal, mas tenta livrar-nos dele, até aquele mal que está dentro de nós!
Por que deus criou o veneno nos animais então?
Pense bem meu amigo. Deus não criou o mal, mas tenta livrar-nos dele, até aquele mal que está dentro de nós!
Willander. Na Bíblia não está escrito que não pode tomar café. Isso é um fato. Parece que você acredita muito na Bíblia e vive por ela. Mas parece inteligente também. Se for o caso pense nisso: A Bíblia é uma coleção de livros. Moisés não tinha a Bíblia, o que ele tinha ninguém sabe. A ele damos o crédito de 5 livros: Gênesis, Êxodus, Deutoronômio, Números e Levítico. Veja o que ele disse em Deuteronômio 5;1-3 sobre as leis e convênios que deviam seguir:
1. Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse:
“Ouça, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje estou anunciando a você. Aprenda-os e tenha o cuidado de cumpri-los.
2 O Senhor, o nosso Deus, fez conosco uma aliança em Horebe.
3 Não foi com os nossos antepassados que o Senhor fez essa aliança, mas conosco, com todos nós que hoje estamos vivos aqui.
Esse palavreado, “nós que hoje estamos vivos aqui” foram de um profeta vivo que estava estipulando como as pessoas deviam seguir a Deus. Um exemplo do que ele trouxe so passado foi a circumcisão que de acordo com Abrahão era um convênuo perpétuo para todas as gerações. A Bíblia daquele tempo tinha 5 livros.
Os anos foram passando e os que estavam vivos morreram e os que ficaram ouviam de outros profetas que iam acrescentando livros… a prova é que sua Bíblia não pára no quinto livro de Moisés. Eles estavam quebrando a regra de Deuteronomio que foi escrita antes de Gálatas mas era igual:
Deuteronômio 4:2
2 Nada acrescentem às palavras que eu ordeno a vocês e delas nada retirem, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que eu ordeno a vocês.
Como é que depois de Deuteronômio se acresentaram tantos livros até chegar a Gálatas? E observe que depois de Gálatas vem Apocalipse, um acréscimo. Não devia ter parado em Gálatas? Pense bem. A Bíblia como livro do jeito que temos hoje não foi montada assim até 300 depois de Cristo. No tempo de Gálatas não tinha Bíblia. Você pode até pensar que tinha mas não tinha. Então essas coisas de não acrescentar tinha a ver com as palavras do livro em si. Não acrescentar a Deuteronômio, não acrescentar a Gálatas, não acrescentar a Apocalipse, etc.
Seu pastor vai dizer que não, que os acréscimos não mudaram nada. Mas então o que aconteceu com o convênio eterno da circuncisão? Ah.. sim… Jesus pagou pelos nossos pecados e mudou isso. Hmmm… sabe o que eu camo isso? Um acréscimo. Mas vão dizer para você… ah.. mas o acréscimo neste caso foi feito por Jesus Cristo. Hmmm… procura na Bíblia onde Jesus Cristo diz que não precisa mais de circumcisão. Sabe onde? Numa coisa que os estudiosos conhecem como a Conferência de Jerusalém (faz um Google aí). Os apóstolos depois que Jesus partiu se reuniram e decidiram que não precisava mais pois estava causando muito problema com os Gentios que queriam se batizar. Ah… mas eles eram os apóstolos. Sim, isso mesmo. Apesar de alguns livros dizerem que não se podia acrescentar nada, eles acrescentaram cláusulas por meio de revelação, um princípio crítico para os Cristãos mas abandonado pelos Judeus. Para Cristo os Judeus repetiram as palavras do seu pastor: Moisés disse para não acrescentar mais nada… e o cruscificaram.
Tem um monte de exemplos que posso lhe dar mas você precisa primeiro entender o livro que segura na mão. A Bíblia é o produto de gente viva que recebia revelação para quem estava vivo, ajuntaram tudo quando não teve mais revelação, tiraram uns livros que não eram convenientes, colocaram apocalipse no fim (apesar de não ter sido o último a se escrever) e inventaram essa de que Deus se calou, o que está escrito está escrito, e parece que viraram os Judeus do tempo de Cristo.
Que bom que os Judeus da antiguidade não pensaram como os Cristãos de hoje, ou não teriamos a Bíblia. Foi Deus que falou para nós que estamos vivos hoje que não é para tomar café. Por isso não está na Bíblia. Se estivéssemos no tempo de Cristo eu lhe diria “foi Deus que nos disse a nós que estamos vivos hoje que não precisa mais de circumcisão” ou “que pode batizar quem não é Judeu” ou “que não precisa mais sacrificar animais” ou “que adoremos no domingo” e tantas outras coisas acrescentadas ao que já estava escrito na época.
Entendeu agora? Deus revela coisa para quem está vivo. A palavra de Deus é viva. Deus não está mudo. A Bíblia contém a palavra de Deus e é prova que ele falou muitas vezes e modificou a lei de acordo com as necessidades das gerações… por exemplo.. quem não acreditava em coisa nova vindo de Deus morreu afogado no tempo de Noé. Não tome café e viva mais. Abraços!
Perfeita a sua resposta, Eduardo! Parabéns!!
Que resposta espetacular!!! Que aula! Muito bem explicado. Parabéns! Acho que ficou bem claro agora!
Resposta inspirada! Fenomenal!
Imagino o preço pago para a coesão e a argumentação (muito tempo e estudo), pois a leitura superficial não permite que essa linha de raciocínio seja alcançada, foi bom rever pois é exatamente como aprendi há alguns anos atrás.
Existe uma coisa chamada CONVERSÃO que muda tudo e faz compreender tudo que precisamos
E se você fizer como o Senhor aconselha não terá duvidas de nada
Se algum de vós tem falta de sabedoria peça a Deus.
Eu acredito da seguite forma. Se deus deu um mandamento não podemos questionar, apenas obedecer e é tudo uma questão de fé. se cremos que é um mandamento que vai fazer melhorarmos nossa maneira de viver porque não seguir ?
A palavra de sabedoria se for ver e estudar especificamente não é somente isso e sim ter uma boa noite de sono , não comer muita carne que faz mal principalmente gordurosa,refrigerante em excesso,contém muito açúcar( o melhor se troca-se por suco natural) salgadinho com cheiro de chulé é um veneno para crianças não tem vitamina nenhuma),etc,etc…Mas sei que se guardarmos a palavra de sabedoria Deus nos abençoará com saúde e prosperidade.
Não querendo desrespeitar, até pq não sou dessa religião… Mas até onde eu li a biblia (velho testamento), não era proibido beber vinho até q apostolo Paulo recomendou para outra pessoa (não me recordo qual), que bebesse uma taça de vinho para melhorar problemas de estomago em uma de suas cartas. Então nessa outra escritura que foi mencionada no texto proibe o uso de bebidas alcoólicas?
Não proíbe o uso, mas a ingestão.
Cremos que todas as coisas foram criadas com propósitos específicos por Deus, o álcool foi criado para esterilização…
“E também bebidas fortes não são para o ventre, mas para lavar vosso corpo. ”
–Doutrina e Convênios 89:7
Vemos as pessoas bebendo vinho nas narrativas das escrituras. Contudo…
A palavra VINHO naquela época era sinônimo de suco de uva, no mesmo sentido que chamamos de LIMONADA o suco de limão.
O suco de uva quando fermentado, tornava-se bebida forte, e não se podia ingerir. (Provérbios 20:1).
Alterava os sentidos e causava nas pessoas as reações que conhecemos.
(vide o exemplo do Profeta Noé quando foi apanhado embriagado e nu por seus filhos por ter bebido vinho, que provavelmente fermentou devido às precárias condições de armazenamento na arca).
Vemos posteriormente o suco de uva fermentado ser chamado de MOSTO(Atos 2:13-15). Diferenciando-se do vinho bom e saudável de se ingerir.
Ainda que publiquem-se matérias sobre estudos científicos a respeito de benefícios que o consumo de vinho traz para o corpo, há sempre outras alternativas de consumo para ter os mesmos benefícios. É melhor usufruir do que é bom do que daquilo que é bom somente em algumas circunstâncias.
Para nós Santos dos últimos dias, o que mais importa são os conselhos de Deus.
A armadilha mais comum do adversário para enganar, é fazer com que o mal, o errado não pareça ser.
Usando o conhecimento, prestígio e credibilidade de pessoas para divulgar o mal como sendo bom.
Ninguém sendo bom, faria algo errado se ouvisse dele.
E é assim se referindo à toda definição sobre o que é certo ou errado.
O certo é o que Deus disse ser o certo.
Não como um ditador tirano que quer ser obedecido, mas como um Pai que sabe o que realmente é melhor para o filho.
Esse é o Deus que nós os Santos dos últimos dias cremos, e por isso seguimos.
” O errado sempre será errado, mesmo que todos estejam fazendo, o certo sempre será o certo, mesmo que ninguém esteja fazendo. É você quem deve fazer o certo mesmo que fique [sozinha].”
–Thomas S. Monson
Olá.
Olha, naquela época não existia bebida alcoólica, acho que você sabe disso. E também, há passagens na Bíblia onde o próprio cristo diz que o povo deve ingerir vinho novo,de sua própria produção, para que não tomassem vinho fermentado, que afetava demais os estímulos.
Amo O evangelho de Jesus Cristo e sei que ele tem a meama organização que existia na Igreja primitiva, por isso a escritura de Gálatas não me aflige. Amo a palavra de sabedoria e aplico a meama em minha vida à risca. Tudo que venha me fazer algum mal não fará mais parte do meu cardápio! Simples assim! Abraços a todos!
Vcs não sabem o que estão perdendo, aquela picanha argentina ao ponto em um rodízio e pra fechar um saboroso e aromático café expresso com notas de chocolate. Muito bom. Recomendo.
Aceitamos a picanha argentina Felipe! No café nós passamos! haha
Abraço!
Bem, se você soubesse o que está perdendo, esse café expresso não faria a mínima diferença pra você.
Obediência faz toda diferença
Amo picanha … O café nem sei o gosto ! Mórmon come picanha, todo dia se quiser . Já o café é um mandamento não tomar. Não acredite nos excessos de alguns membros, sou uma mórmon fiel, guardo os mandamentos , mas amo um churrasco com coca cola .
Bom, em primeiro lugar é um mandamento m, “quem tem fé e sabe a verdade segue pois é obediência a Deus”. Fé não se discute, e o café não tem só a cafeína que faz mal mal não, muitas outras substância junto a cafeína causa dependência. E em relação à coca cola cabe a cada um saber a sua convivência tomar ou não até por que é uma marca, O Senhor nos revela o necessário e se for o caso ele irá nos mostrar. Nem tudo o que é errado está explícito como tal. Amo ser SUD. Irei até o fim.
5
5
Alguns mórmons me fazem parecer um E.T. Refrigerante a base de cola não é proibido , é um conselho, mas podemos ingerir. Carne em excesso , deve ser evitado , mas tbm não eh mandamento . Não vou precisar confessar ao meu bispo Pq fui em uma churrascaria e comi muita carne com Coca cola. O café sim é um mandamento , um mórmon fiel não deve tomar café , já a carne e a coca fica por conta do membro. Então se vc tiver um amigo mórmon q ama um churrasquinho e bebe uma cocacolinha todo dia não ache q ele é infiel .
Não existe outra escritura além da biblia, Joseph falso profeta livro dos mórmons falsas escrituras de satanás pra corromper a palavra a única palavra Santa do Senhor a bíblia
Sou grato por fazer parte deste evangelho a 20 anos. Ja servir em varios cargoos dentro da igreja. Servi uma missão de tempo integral na missão são paulo leste em meados de 2002/2004. Todas as leis e mandamentos na igreja são baseados em revelação. Se hoje fazemos parte deste evangelho foi porque oramos ao senhor e pedimos sua orientação ou pelo menos deveriamos ter feito isso.” Cremos em tudo o que Deus revelou, em tudo que ele revela agora e cremos que ele ainda revelará muitas coisas grandiosas e importantes relativas ao reino de Deus”
regras de fé 1:9. Hoje tenho uma família constituida dentro dos laços matrimonias e conforme a orientação e determinação do senhor. Sou grato as bênçãos que recebo diariamente do senhor.
4
4.5
Engraçado …a igreja deveria escrever uma nota , informando que os membros não devem beber refrigerantes , seja ele de qualquer espécie , embutidos e outros produtos industrializados .
Porque não o fazem?
Eu respeito a palavra de sabedoria , todavia vejo claramente muito hipocrisia e mediocridade ; meu ponto de vista.
Melício,
A Palavra de Sabedoria não tem como objetivo simplesmente nos dar uma lista de todos os itens a serem utilizados ou evitados. Ela nos ensina a pensar em uma escala maior. Não vivemos em uma época em que precisamos de direção específica para cada pequena decisão de nossas vidas. Refrigerantes não são contra a Palavra de Sabedoria. Você possui liberdade para se abster do que julgar nocivo ao seu corpo caso sinta que isso o aproxima de Deus. Não temos liberdade, entretanto, de colocar palavras adicionais na revelação baseadas em nosso próprio entendimento e dessa maneira aplicá-las como verdade revelada a ser observada por outros membros da Igreja. O Evangelho não funciona assim.
Sejamos sábios para aplicar o princípio de maneira sincera, entretanto sem fanatismo desnecessário.
Abraço e sua opinião é sempre bem vinda!
3
1
0.5
Obrigada pelo artigo. Sempre esclarecedor. Desde que virou mandamento em 1851 por meio do Profeta Brigham Young somos abençoados quando ouvimos o Profeta. Sou grata por esta lei e por todos os mandamentos que o Senhor em sua Infinita sabedoria nos deu pra não praticarmos o mau, como ensinou Alma em Alma12:32. E por meio destas substâncias que sabemos que não devemos ingerir, fica fácil discernir todo o resto, cabe a nós usarmos adequadamente o arbítrio e julgar adequadamente por meio da luz de Cristo.
2
3.5
0
Aqui no Japão não se toma chá verde nem seus derivados, sorvete, doces, etc além de outros chás q nem tem essa substância , como e em outros países? Há outras substâncias q os membros não ingerem apesar de não fazerem parte da palavra de sabedoria ?
Não sei se entendi sua pergunta. Mas talvez você encontre o que procura aqui: http://mormonsud.net/a-igreja-de-jesus-cristo/um-mormon-pode-tomar-cha/
1.5
Lucas, Luiz, Marlon e Eduardo… Respostas inspiradas!!! Show!!! Muito obrigado pela ajuda!!!
Obrigada você por acompanhar. Abraço!
2.5
Não sou mórmon e quero deixar algo para pensar. Não precisa publicar pois não quero gerar polêmica.
Eu vi que se referem ao café e chá verde como bebidas quentes, mas, e se bebida quentes se referirem a bebidas como o vinho? Bebida fortes ao meu entender são as destiladas como cachaça, wisk, e as quentes as ferramentas como o vinho.
Além de cafeína no refrigerante, muitos medicamentos possuem cafeina em sua composição. Remédios pra cefaléia e relaxantes musculares , remédios que muitos mormons usam sob prescrições médicas. O café vicia se a pessoa se deixar levar por vícios. tomar um pouco de café com leite pela manhã ajuda a estimular o estudo e o trabalho. Agora. tomar café de hora em hora, isso sim é sinal de vício. Bebidas quentes e como fica o chimarão da gauchada?
Tomo café, e nunca tive problemas com insônia (aliás, durmo muito bem!), dor de cabeça por causa ou por falta dele, nervosismo (sou a pessoa mais calma do universo) e nem alteração do ritmo cardíaco (pressão arterial sempre a 12×8). Acho muito sensacionalismo em cima disso! Não acredito que as “bebidas quentes” se refiram ao café e chá preto, afinal, existem outros chás que também são ingeridos quentes, assim como chocolate quente e etc. Bebidas quentes devem ser referencia a bebidas alcoólicas.
Mais um exemplo onde a religião interfere na vida do ser humano. ACORDEM!!!!!!!
Pois é Deus esta muito preocupado em que o homem come e veste, em vez de se importar em suas verdadeiras ações.
Mas fazer o que né, algumas pessoas crê mais em seus profetas, lideres religiosos, padres, pastor etc, mais do que crê em Deus mesmo.
Parabéns pelos comentários produzidos até então, mas, apenas para contribuir, venho informar que sou membro da Igreja há quase 35 anos, advogado e como tal, sou bastante criterioso com relação à minha existência nesse belo planeta e entendo que preciso obter conhecimentos para viver cada vez melhor e chego a conclusão de que a palavra de sabedoria é uma lei para nos ajudar a cuidar não somente do nosso corpo, mas, também da nossa mente, que esta conectada com o espírito e quando vivemos esses conselhos teremos longevidade e assim por vivermos mais tempo aprenderemos mais, sendo a finalidade de estarmos aqui nesse plano material.
Temos grandes desafios nessa existência terrena e tais leis nos dão meios para evoluir e todo o conhecimento que adquirirmos levaremos para o mundo vindouro e assim ao sabermos que um produto não é benéfico ao corpo devemos deixar de consumi-lo, no caso a Coca-cola, o qual não bebo há uns 25 anos, por haver nele substâncias lesivas e viciantes, razão pela qual a maioria não consegue deixar de usar e então procuram pretextos, não se importando com relação a quantidade absurda de açúcar, sendo por volta de 1/3 do seu conteúdo, tornando-se uma das causas da obesidade, descalcificação, contaminação em razão dos componentes, causando ainda infartos e derrames, além de grandes sofrimentos em razão de outras enfermidades, sendo muito mais sensato abolir tais drogas e adquirir bons hábitos alimentares que não nos causem enfermidades, como exemplo: sucos.
O mesmo se dá com relação aos demais produtos, tais como: fumo, carne em excesso, sendo que não como carne vermelha há alguns anos, bem como o álcool, o qual tem causado tantas mortes, quando tira dos seus consumidores o auto-controle, alterando a sua personalidade, tornando-os palhaços, briguentos, melancólicos, assassinos, dependendo dos efeitos causados em cada pessoa.
O Evangelho de Jesus Cristo nos ensina a ter equilíbrio de forma constante, a ter a força necessária para evitar o que nos faz mal, pois, somos filhos espirituais de um Pai Celestial, sendo criados à sua imagem e semelhança e assim precisamos viver, sendo que estamos aqui para evoluir e não para ser manipulado pelos megas empresários através das propagandas lançadas aos veículos de comunicação tentando escravizar os fracos, os quais se deixam levar como gados ao matadouro, tornando-se presas fáceis e consumindo os seus produtos.
O mesmo vem acontecendo com relação à música, sendo que não há mais a necessidade de haver qualidade, quando o nível intelectual das pessoas parece estar diminuindo com o passar dos anos, ao ponto de aceitarem o que estão chamando de música atualmente, quando nem ao menos se preocupam com o conteúdo literário das suas letras e ainda se balançam freneticamente em sinal de aceitação a essas atrocidades, ao que me recuso a chamar de música.
Assim, esforço-me em viver todos os mandamentos e conselhos, quando busco tudo o que for louvável e que me acrescente e me faça um homem melhor, caso contrário eu recusarei, pois, tenho colocado em prática todo o conhecimento adquirido, quando me vem à mente a frase do Raul: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, ao que denomino de evolução, sendo a razão principal de estarmos neste belo planeta azul.