fbpx

Os santos dos últimos dias podem ser doadores de órgãos?

Muitos têm essa dúvida: “Os santos dos últimos dias podem ser doadores de órgãos?”. E a resposta, é: Cada membro deve decidir por si mesmo.

Em uma publicação da BBC, intitulada por “Mormons and organ donation” (“Mórmons e doação de órgãos”, em Português), lemos:

“A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias deixa as decisões sobre doação e transplante de órgãos inteiramente para o indivíduo. Em qualquer situação moral ou médica, a Igreja encorajaria um indivíduo a considerar sua decisão em espírito de oração. A doação de órgãos deve ser para o benefício de outros e não para ganhos pessoais. A decisão de doar é uma decisão individual que deve ser feita em conjunto com familiares, consultores médicos e em oração. Seja qual for a decisão, ela deve trazer paz e conforto.”

O melhor conselho que encontrei sobre o assunto vem de Cecil O. Samuelson Jr, que foi presidente da BYU, uma autoridade geral da Igreja e médico. Ele afirmou:

“Como é o caso com muitos outros desenvolvimentos científicos, há muitas questões sobre o transplante de órgãos que têm sérias implicações econômicas, éticas, morais e religiosas. E, como em muitos outros aspectos importantes da vida, fomos aconselhados a estudar as informações, a tomar decisões e a orar por sabedoria sobre nossas escolhas. (D&C 9: 7–9; D&C 58: 26–28).

A Igreja não tomou posição oficial sobre transplantes de órgãos. Parece óbvio, no entanto, que o transplante de órgãos não afeta a ressurreição, já que o órgão logo retornaria aos elementos básicos da Terra após a morte. O que quer que aconteça com um órgão após a morte, nos é prometido que “todo membro e junta serão restituídos ao seu corpo; sim, nem mesmo um fio de cabelo da cabeça será perdido, mas todas as coisas serão restauradas na sua própria e perfeita estrutura. (Alma 40:23)”.

Uma vez que nossos corpos se decompõem de volta nos elementos de onde foram feitos em questão de algumas semanas ou meses, não ressuscitamos de um corpo intacto. Em vez disso, nós ressuscitamos dos elementos que nos criaram, enquanto eles se reúnem em uma forma perfeita. Então, se uma pessoa está com falta de um coração, rim, fígado ou pulmão, tudo será devolvido e restaurado para ele ou ela no momento da ressurreição.

Acreditamos que temos o arbítrio também para isso. Em Doutrina e Convênios, seção 58, versículo 26, lemos:

“Pois eis que não é conveniente que em todas as coisas eu mande; pois o que é compelido em todas as coisas é servo indolente e não sábio; portanto, não recebe recompensa.”

E você? O que pensa sobre doar órgãos?

Relacionado:

Por que devemos cuidar de nosso corpo se um dia vamos ressuscitar?

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
As orações que você mais precisa são as suas
O que fazer quando um líder é rude conosco

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *