fbpx

Os “mórmons” são uma seita?

seita

Antes de qualquer coisa, diga-nos: o que é uma seita?

Você sabe o que significa a palavra seita?

O termo “seita” vem do latim secta, que significa “partido, facção, escolha filosófica”. A palavra “heresia” é praticamente a transliteração de hairesis – “opinião, escolha, escola de pensamento, doutrina religiosa; teoria que nega ou contraria a doutrina estabelecida por um grupo” (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa), em outras palavras, pode ser definida como doutrina ou sistema que se afasta da crença ou opinião geral.

Como podemos constatar, o sentido original de “seita” não é pejorativo, visto que o próprio cristianismo foi assim denominado (At 24.5). Mas atualmente, quando se fala em seita, pensa-se num sistema, num grupo religioso livre, que implica censura. Na realidade, nem uma seita se considera como tal. São igrejas e outros movimentos que as denominam assim.

placas de ouro

Heresias são ideias adulteradas ou doutrinas espúrias, falsas, ilegítimas. Para os cristãos, é todo conjunto de doutrinas, mesmo evangélicas, que não condizem com a Bíblia e com os princípios elementares da palavra de Deus. Por sua vez, seita é uma perversão religiosa cuja crença, prática e devoção se baseiam em alguma falsa doutrina. Enfim, seita refere-se a um grupo de pessoas de uma facção religiosa, e heresia indica as doutrinas ilegítimas defendidas por esse grupo. Resumindo: “uma seita é uma heresia organizada” (Dave Breese).

Algumas pessoas criaram em suas mentes que seita é um lugar que possui como prática rituais macabros e/ou satânicos!

Se formos partir da definição do que realmente é seita, todas as religiões e grupos que diferem da religião ou pensamento dominante naquele país, por exemplo, pode ser considerado uma seita.  Tomemos como exemplo, o Brasil, cuja religião dominante é o catolicismo. Tudo o que difere dela seria considerado seita!

E então se você analisar o que é seita partindo de um país cuja crença dominante é o islamismo, o catolicismo será considerado uma seita. Entendeu como funciona a lógica?

Os santos dos últimos dias são cristãos?

Muitos acreditam que os Santos dos Últimos Dias não são cristãos. Quando as pessoas dizem que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não são cristãos, não leram bem o nome da Igreja e frequentemente baseiam-se em uma certa lógica defeituosa: em sua mente, já que são cristãos e alguns de nossos ensinamentos são tão diferentes dos deles, os santos dos últimos dias não podem ser cristãos.

Por exemplo, eles se opõem à nossa crença de que o Pai Celestial e Jesus Cristo são seres distintos. Alguns podem até dizer que somos uma seita, mas muitas vezes isso só é feito para nos rotular e afastar as outras pessoas. O que realmente importa é isto: Cremos em Jesus Cristo; Ele é nosso Senhor e Salvador, que sofreu, morreu e ressuscitou para vencer o pecado e a morte por nós; e seguirmos Seu exemplo e ensinamentos. Essas são as crenças comuns e mais importantes de todos os cristãos, então, dizemos com todas as letras: somos cristãos.

Relacionado:

Os mórmons acreditam em Jesus Cristo?

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Dicas de uma psicóloga para lidar com a ansiedade
santo
Me tornando uma santo dos últimos dias...novamente

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *