fbpx

Os Mórmons Celebram a Páscoa

A última ceia com Cristo - páscoa

Os Mórmons Celebram a Páscoa?

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (muitas vezes chamada erroneamente de “Igreja Mórmon”) são cristãos, e por isso, celebram o feriado de Páscoa. Os Mórmons também adoram se divertir pintando ovos, comprando chocolate e doces, etc. Porém, também damos o devido valor para aquilo que é mais importante nesta data, ou seja, a ressurreição do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo da tumba.

O Que é Exatamente a Ressurreição?

A ressurreição é “a reunião do espirito e do corpo em um estado imortal, não mais sujeito a morte ou doenças”. Sabemos que o espirito do Salvador foi reunido ao seu corpo, por causa dos registros da Bíblia e do Livro de Mórmon. Um exemplo disto pode ser encontrado no livro de Lucas, onde Jesus disse: “Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho” (Lucas 24:39).

Eu Serei Ressuscitado?

Por causa da ressurreição do Salvador, nós também seremos ressuscitados! Isto não é glorioso? Mais uma vez, esta declaração conta com suporte das escrituras. Lemos no Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo, que através da Expiação (os atos de altruísmo de Cristo fez possível que os homens se reconciliassem com Deus) poderemos voltar a viver com Deus: “E tendo o homem caído, por si mesmo nada podia merecer; mas os sofrimentos e a morte de Cristo expiam seus pecados por meio da fé e do arrependimento e assim por diante; e ele rompe as ligaduras da morte, para que a sepultura não seja vitoriosa e para que o aguilhão da morte seja consumido na esperança de glória; e Aarão explicou todas essas coisas ao rei.” (Alma 22:14). E também a Bíblia declara, “Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.” (1 Coríntios 15:20-22).

Como o Salvador fez a Ressurreição Possível?

Para ser perfeitamente honesto, minha mente não pode compreender a grandeza da verdade deste milagre para responder adequadamente a esta questão. Eu sei, entretanto, que Ele fez isto possível. Enquanto Ele estava no Jardim do Getsêmani, e depois, a caminho do Calvário, Cristo sentiu todas as dores, doenças e tristezas que foram e que seriam sofridas pela humanidade (Alma 7:11-22). Em essência, Sua Expiação foi verdadeiramente infinita. Porque Ele cumpriu o plano, sem vacilar, mesmo durante os momentos em que esteve completamente sozinho, ilustrado por suas solitárias palavras: “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparastes?” (Marcos 15:34). E de novo, Sua atitude de “nunca desistir” o protegeu da ultima tentação do adversário que o desafiou dizendo: “Se és Filho de Deus, desce da cruz” (Mateus 27:40). Ele perseverou, realizando Sua missão divina com perfeição e exatidão. Por causa disso a ressurreição foi feita possível! E Ele se levantou triunfante, fazendo com que a Páscoa fosse um dia de verdadeira celebração.

O que o Profeta Mórmon fala sobre a Ressurreição e a Páscoa?

Presidente Thomas S. Monson disse o seguinte no seu discurso realizado na Conferencia Geral de abril de 2010, intitulado, “Ele Ressuscitou”:

Não há palavras na cristandade que signifiquem mais para mim do que as que foram proferidas pelo anjo para a chorosa Maria Madalena e a outra Maria quando, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro para cuidar do corpo do Senhor. O anjo disse:

“Por que buscais o vivente entre os mortos?

Não está aqui, mas ressuscitou”. (Lucas 24:5-6)

Nosso Salvador voltou a viver. O mais glorioso, reconfortante e consolador de todos os acontecimentos da história humana havia ocorrido: a vitória sobre a morte. A dor e a agonia do Getsêmani e do Calvário haviam sido removidas. A salvação da humanidade havia sido garantida. A Queda de Adão fora regenerada.

O sepulcro vazio daquela primeira manhã de Páscoa foi a resposta para a pergunta de Jó: “Morrendo o homem, porventura voltará a viver?” A todos que me escutam declaro: Se um homem morrer, ele voltará a viver. Sabemos disso, porque temos a luz da verdade revelada.

Meu Testemunho da Páscoa

E verdade! Eu adoro o coelhinho da Páscoa. Mas a minha vida é guiada pelo seguinte conhecimento – que Jesus Cristo ressuscitou com um “corpo de carne e ossos”. Eu sei que Jesus Cristo é o Salvador do mundo e que seremos ressuscitados, porque Ele ressuscitou. Eu acredito de todo o meu coração que Jesus Cristo é nosso Redentor e fez possível que todos nós tivéssemos a oportunidade de retornar a viver com nosso Pai Celestial como famílias eternas – que verdade gloriosa.

Eu convido a todos que possam solicitar a visita dos missionários Mórmons, para aprender mais sobre o Evangelho de Jesus Cristo em sua plenitude. Aprender mais sobre a Expiação de Jesus Cristo e porque ela é tão importante para cada um de nós. A verdade é que todos viveremos para sempre. Leia também o Livro de Mórmon (um companheiro da Bíblia) e jejue para saber a verdade a respeito do ministério do Senhor no continente americano.

Este artigo foi escrito por Ashley Bell, um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Recursos Adicionais

Solicite uma copia gratuita do Livro de Mórmon

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *