fbpx

Os membros da Igreja de Jesus Cristo acreditam no estudo formal?

Claro que os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam em estudar! Nosso atual profeta, o Presidente Russell M. Nelson é um famoso cirurgião cardíaco e, portanto, um cientista da área médica, que estudou muito e muitos anos.

Muitas escrituras, especialmente as escrituras modernas, reveladas em nosso dias, falam da importância do estudo secular. Só para dar um exemplo, o Senhor disse, em D&C 109:7: “nos melhores livros buscai palavras de sabedoria; procurai conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé” (D&C 109:7).

Essa escritura foi dada no momento da dedicação de um Templo. Um Templo é “uma casa de oração, uma casa de jejum, uma casa de fé”, mas também “uma casa de aprendizado”.  Embora no Templo não recebamos ensinamentos seculares, eles certamente contribuem para maior compreensão das coisas de Deus. E os convênios e ordenanças do Templo também nos preparar para entendermos melhor o mundo que nos cerca.

universidade mórmon

A Igreja leva tão a sério o aprendizado secular que possui escolas e uma das maiores e mais prestigiadas Universidades dos Estados Unidos: a Universidade de Brigham Young, em Provo. Também possui o Fundo Perpétuo de Educação [1] – um sistema de empréstimo financeiro para que os membros da Igreja possam estudar.

Há ainda o Pathway [2] – um programa que prepara pessoas do mundo inteiro para voltar para Universidade – inclusive dá desconto significativo para que estes alunos ingressem na Universidade de Brigham Young – Idaho. Existem os programas de aperfeiçoamento para empreendedorismo, carreira e muito mais – que são ministrados em cada capela da Igreja.

No Vigor Para Juventude – um guia para os jovens da Igreja, lemos:

“A educação é uma parte importante do plano do Pai Celestial para ajudar você a tornar-se mais semelhante a Ele. Ele quer que você eduque a mente e desenvolva seus talentos e suas aptidões, sua habilidade de agir bem em suas responsabilidades e sua capacidade de apreciar a vida. A educação que adquirir será valiosa para você na mortalidade e no mundo vindouro.”

O Presidente Gordon B. Hinckley (1910–2008), que foi Presidente da Igreja, afirmou:

“O Senhor deseja que vocês eduquem a mente e as mãos, seja qual for sua área de atuação. Quer consertando geladeiras ou realizando cirurgias delicadas, vocês precisam receber treinamento. (…) Vocês trarão honra para a Igreja e serão ricamente abençoados por causa desse empenho.”

(“Conselhos e Oração do Profeta para os Jovens”, A Liahona, abril de 2001, p. 35.)

Ele também disse:

“Vocês precisarão de toda a instrução que puderem obter. Sacrifiquem um carro ou tudo o que for necessário para qualificarem-se para o trabalho profissional”.

Gosto das citações do Presidente Brigham Young sobre a importância do aprendizado. Ele disse:

“A religião aceita pelos santos dos últimos dias, se for ao menos superficialmente entendida, incentivá-los-á a procurar diligentemente adquirir conhecimento. [Ver D&C 88:118.] Não existe no mundo outro povo mais ansioso para ver, ouvir, aprender e compreender a verdade. (DBY, p. 247)

E outra:

“Que bom seria se entendêssemos todos os princípios concernentes às ciências e às artes e nos tornássemos profundamente familiarizados com todo o complexo funcionamento da natureza e com todas as alterações que estão constantemente acontecendo ao nosso redor! Que maravilhoso isso seria e que campo ilimitado de verdade e de poder encontra-se aberto para explorarmos! Estamos apenas aproximando-nos da margem do vasto oceano de informações que dizem respeito a este mundo físico, para não mencionar as que pertencem aos céus, aos anjos e aos seres celestiais, ao local de sua habitação, à maneira como vivem e seu progresso a graus ainda mais altos de perfeição. (DBY, p. 255)

Escola Dominical

NOTAS

[1] O Fundo Perpétuo de Educação (FPE) foi criado em 2001 para ajudar os membros da Igreja a terem acesso a instrução e treinamento que lhes permitam ser autossuficientes. Os membros da Igreja que preencherem os requisitos para o programa recebem um empréstimo que os ajuda a arcar com os custos dos estudos. Eles restituem o empréstimo depois de iniciarem a vida profissional. Para poder receber um empréstimo do FPE, o candidato precisa seguir uma série de passos, entre eles:

  • Ser membro digno e ativo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Os candidatos do sexo masculino entre 19 e 26 anos de idade devem ser ex-missionários ou ter recebido uma dispensa justificada.
  • Deve ser endossado pelos líderes do sacerdócio.
  • Deve matricular-se no instituto de religião, a menos que seja casado ou tenha mais de 30 anos de idade.
  • Deve morar, trabalhar e estudar num país em que o FPE tenha sido aprovado. Os empréstimos do FPE estão disponíveis para membros de mais de 40 países.
  • Deve comprometer-se a arcar com fundos pessoais o máximo possível das despesas de estudo, bem como a concluir o curso, procurar um emprego melhor e restituir integralmente o empréstimo.

Se tiver interesse em candidatar-se a um empréstimo por meio do FPE, entre em contato com seu líder local do sacerdócio. Aprenda mais sobre o programa acessando esse site.

[2]Em inglês a palavra pathway significa caminho. Quando a igreja criou este programa a ideia era abrir um caminho para aqueles que por diversos motivos não tem ou tiveram uma oportunidade de fazer um curso superior. O Pathway é uma oportunidade educacional de baixo custo que combina o ensino on-line com encontros presenciais uma vez por semana. O curso era oferecido pela BYU Idaho, mas agora é administrado pelo Pathway Worldwide. Saiba mais aqui.

 

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Conheça a Universidade Brigham Young (Provo), a Universidade da...
20 citações de Élder Holland para afastar o desânimo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *