fbpx

Os dons do autismo

Quando eu era criança, tinha dificuldade para ler. Eu não tinha problemas com o começo ou com o fim de uma palavra, mas as letras no meio pareciam muito confusas. O mesmo acontece com os números e por isso preciso fazer minhas contas várias vezes.

Mas, um grande dom acompanha o meu desafio: posso visualizar um projeto do início ao fim. Posso ver os passos que precisam ser seguidos. E consigo ver o produto final antes de começar.

Nunca pensei que fosse um dom até me casar com um homem que tem de ver o produto final para perceber o que eu imagino.

Quando o Senhor nos dá grandes provações, Ele sempre inclui uma bênção.

Assim como a minha dificuldade em ler e com números, o autismo do meu filho vem com presentes. Já falei sobre os seus super poderes em outro artigo, mas este é um tipo diferente de presente/dom.

Os dons escondidos do autismo

Há alguns meses, eu estava sobrecarregada com os enormes testes que muitas pessoas no espectro do autismo enfrentam.

Eles muitas vezes têm ansiedade, TDAH, e distúrbios sensoriais, juntamente com seu autismo. A vida não é fácil para eles ou para as suas famílias.

Num momento de sofrimento extremo, clamei ao Senhor e perguntei-lhe por que tantas destas crianças sofrem.

Ele disse-me que lhes tinham sido dados estes desafios porque eles são necessários para o que está por vir.

Eles têm uma missão importante para cumprir nesta terra, e há dons escondidos em seu autismo que tornará suas missões um pouco mais fáceis.

Uma amiga e eu ponderamos sobre esta revelação, e selecionamos alguns dos dons do autismo que vão ajudar essas almas a sobreviver em um mundo cada vez mais obscuro.

O dom da proteção

Agora, isto é apenas algo que eu acredito, mas pensei muito nisto. Na minha opinião, crianças com autismo grave são muito parecidas com crianças com Síndrome de Down.

Até há um rapaz querido na escola do meu filho que tem autismo e Síndrome de Down. Acredito firmemente que essas pessoas eram almas extremamente justas no mundo pré-mortal.

Sei que os desafios deles são grandes. Alguns deles nunca falarão, a comunicação é muito difícil e às vezes, eles não vivem de forma independente.

Suas almas são tão justas que estão sendo testadas de uma forma diferente da maioria de nós nesta jornada mortal.

Muitas vezes eles estão aqui para nos ensinar em vez de aprender.

O Senhor está protegendo-os do adversário com os seus desafios extremos. O meu coração se enternece por eles e pelas suas famílias.

Gentle Touch, por Karen Sharp Foster

Porém, saber que um gigante espiritual está vivendo dentro desse corpo me dá conforto, e saber que estão protegidos é um presente de consolo para a minha alma.

Crianças com autismo altamente funcional são muito menos conscientes da pressão das pressões que muitos de nós temiam como adolescentes.

Lembro-me de me meter em tantos problemas por causa da pressão de colegas. Mas vi os meus membros autistas da minha família enfrentarem admiravelmente a pressão dos colegas.

Eles me dizem que não se importam com o que os outros pensam sobre eles, que não vão fazer coisas estúpidas para serem aceitos.

Muitas vezes, eu gostaria de ter esse tipo de força quando os meus amigos queriam fazer coisas perigosas.

Tenho certeza que não importa o quão severo seja o seu autismo, você sempre terá o dom da proteção.

O dom para ver em preto e branco

Crianças autistas de alta funcionalidade, veem o mundo em preto e branco. Há o certo e o errado, e não há meio termo. Se você observar o nosso mundo, verá que ele está se tornando cada vez mais cinza.

Esse é o trabalho do adversário, nos enganar tornando cada vez mais difícil distinguir o certo do errado. Porém, a estas almas é dada uma habilidade inerente de ver através do nevoeiro, e é lindo.

Elas têm o dom de ver a verdade muito mais facilmente, mesmo quando não podemos.

O dom para respeitar as regras

Crianças com autismo entendem as regras e normalmente seguem-nas muito mais facilmente do que a maioria das crianças.

Novamente, com o nosso mundo agora, qualquer vantagem que os mantenha perto do Senhor é valiosa.

Seguir as regras os mantém seguros, e estas crianças têm uma capacidade natural de ver e compreender a necessidade delas.

O dom de reconhecer e seguir as regras será uma grande bênção para toda a sua vida.

O dom do foco

criança usando tablet

Eu não sei se você viu uma pessoa com autismo altamente funcional se concentrar em algo que eles amam, mas é extraordinário.

Eles absorvem informação como uma esponja. O meu filho se torna perito em tudo o que o fascina.

Ele pode dizer tudo o que você quiser saber sobre aspiradores robôs. Na verdade, ele pode facilmente ser o melhor vendedor de aspiradores robôs.

Mesmo com quatro anos de idade, ele trazia seu robô quando visitávamos amigos. Enquanto conversávamos, ele aspirava.

Acho que há pelo menos três pessoas que adquiriam um robô aspirador após as nossas visitas. Ele fez coisas semelhantes com motores de automóveis e sistemas de detecção de fumaça.

Às vezes é difícil acompanhá-lo! Esta capacidade de foco é um dom real em um mundo com muito mais informação do que podemos absorver em uma vida.

 O dom da compaixão

Quando estávamos no parque há uns meses, uma menina caiu de um brinquedo. O meu filho correu para ver se ela estava bem.

Seu choro rapidamente diminuiu quando ela sabia que estava sendo vigiada e que alguém se importava com o que ela sentia.

Tenho um testemunho da força da compaixão e do grande coração de pessoas com autismo enquanto observo o meu irmão a ajudar a mulher com doenças crónicas. Vejo-o no meu sobrinho adolescente quando perdoa as pessoas após sofrer bullying.

Neste mundo de corações endurecidos, este tipo de compaixão é necessário mais do que nunca. Os exemplos deles são um presente para mim.

Adoro ver o meu filho com bebês e crianças porque vejo sua alegria. Ele tem um dom para ajudá-los, e quer estar perto deles.

Ele os ama e é tão gentil com eles. À medida que se realiza a profecia de que o amor dos homens esfriará, estou confiante de que muitos dos nossos irmãos e irmãs autistas serão abençoados por estarem isentos dessa maldição. Seus exemplos ajudarão a moldar o mundo.

O dom com animais

Ontem à noite, o nosso cachorro foi abençoado por um dos dons do meu filho. Ela estava muito agitada. Ela latiu durante quase uma hora até que meu filho entrou no meu quarto com uma ideia.

Ele me disse que tinha a certeza que a cachorra estava latindo porque ela estava sozinha. Ela estava preocupada no escuro e não sabia se era seguro onde ela estava.

Sei que nossa cachorra tem ansiedade e ela toma um medicamento, mas nem sempre é suficiente.

O meu filho sugeriu que levássemos a casinha ela para o quarto dele para que ela soubesse que não estava sozinha.

Fiquei tão impressionada com a sua capacidade de ver e compreender as necessidades da cachorra.

Mudamos a casinha dela e ela parou de latir imediatamente. Esta não é a primeira vez que ele sabe intuitivamente o que um animal está pensando ou sentindo.

Quando ele era pequeno, seus colegas de turma dele chocavam ovos e criavam os pintinhos. Ele era o único que segurava o pintinho tão pacificamente que o bichinho adormecia.

A maioria dos pintinhos ficavam em pânico quando eram segurados por aquelas crianças agitadas, mas ele ficava tão quieto que o pintinho não se preocupou.

Aprender com o exemplo deles

Adoro a forma como o Senhor nos dá compreensão quando precisamos dela. Minha oração de preocupação com a comunidade autista foi respondida tão completamente que minha preocupação foi substituída por um sentimento de inspiração e paz.

Quero estar rodeada de bons exemplos e agora sei mais do que nunca que é a comunidade autista que irá nos ajudar enquanto o mundo esse torna cada vez mais obscuro.

Sou tão grata ao Senhor e ao Seu amor por nós, pela Sua perfeita preparação.

As pessoas se perguntam por que há mais e mais pessoas diagnosticadas com autismo.

Posso responder que, juntamente com as outras razões, nosso Pai Celestial as enviou agora porque elas são necessárias.

O mundo precisa de sua marca especial de consciência. Eles podem ignorar as pressões sociais e se concentrar em Deus de uma forma única e bela. Sou tão grata por Deus ter me mostrado essa verdade.

Fonte: LDS Blogs

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *