fbpx

O que realmente alivia a dor de perder alguém que amamos?

Uma amiga recentemente compartilhou comigo que dois passarinhos tinham construído um ninho na guirlanda de sua porta. Assim que os ovos eclodiram, um gato os atacou, sem deixar nenhum sobrando. Todos nós podemos entender o que minha amiga sentiu. Mas, depois de alguns segundos, aquela varanda se encheu do que parecia ser uma centena de outros pássaros que piavam e cantavam ao se reunirem com os pais dos filhotes. “Era como se eles estivessem oferecendo ajuda”, disse ela. Foi então que a tristeza se transformou em gratidão de que, mesmo na natureza, encontramos empatia e amor.

É uma grande lição para todos nós que precisamos consolar uns aos outros. E, tal como a comunidade dos pássaros, nunca devemos assumir que pessoas demais já estão oferecendo ajuda. Recuar, mesmo que a razão seja constrangimento ou não saber o que dizer, é a pior escolha. Estar presente importa. Apenas expressar que também estamos tristes importa.

É diferente para cada pessoa que sofre com a perda, mas o que todos nós precisamos quando a vida nos tira aqueles que amamos, é saber que temos amigos que se importam, que nos ouvirão, que nos abraçarão quando sentirmos que estamos em crise.

Andei por este caminho durante toda minha vida, perdendo entes queridos precocemente e, aparentemente, continuamente. E foi isto que aprendi:

Tempo

Primeiro, quando precisar demonstrar compaixão, reserve tempo

Fique disponível. Expresse amor e carinho. Não seja intrometido, não conte uma experiência pessoal semelhante, se concentre na pessoa que precisa ser confortada. Não faça a pessoa sentir que agora deve confortar você. Se concentre na pessoa. E, se você for a pessoa que estiver de luto, você pode escolher quando e quantas pessoas consegue lidar. Não coloque seus sentimentos num holofote se você quer ficar sozinho.

Benção do Sacerdócio

Segundo, se foi você que perdeu alguém, receba uma bênção do sacerdócio.

Isso pode lhe trazer um conforto surpreendente, compreensão, direção e paz. Muitas vezes é bom para os não-membros também. “Não faz mal e pode ajudar”, uma pessoa me disse.

Sentimentos

Terceiro, deixe que a pessoa de luto expresse seus sentimentos – quaisquer sentimentos. Perda, sonhos destruídos, raiva, autocomiseração, culpa, medo, depressão, dúvidas, confusão, culpa. Sentimentos escondidos são sentimentos que podem nos machucar. Deixe-a desabafar sem julgar ou tentar resolver tudo agora. Não a corrija ou a faça sentir que está errada; apenas ouça e ame.

Esta capacidade de ouvir sem se intrometer é um dos maiores presentes que você pode oferecer. Isso faz com que a pessoa saiba que pode confiar em você. Que encontrou alguém que realmente se importa. E ela pode então começar o processo de cura. Meses depois, ela pode ter sentido algumas dessas emoções. Mas quão agradecida será por ter sido livre para expressá-los naquela época, e saber que seu amor era constante.

Luto

Em seguida, dê tempo para a dor. Eu não acho que realmente “superamos” uma perda tão grande, mas aprendemos a viver com ela, a encontrarmos propósito e alegria novamente. Entretanto, isso leva uma quantidade de tempo diferente para cada situação. Não podemos marcar um horário e esperar nos sentirmos melhor em exatamente seis meses ou em um ano.

Não fale coisas como “você já deveria estar namorando de novo” ou “você está chorando muito ultimamente”. Precisamos nos permitir lidar com esses sentimentos. Algumas pessoas mergulham de cabeça em um milhão de atividades, outras precisam diminuir a velocidade para que possam processar a informação. Não existe um jeito certo ou errado, e a solução será única para cada pessoa.

Tanto aqueles que perderam alguém e os amigos que estão tentando ajudar precisam entender que estar de luto não significa que perdemos nosso testemunho ou que temos dúvidas sobre a vida eterna. Ficar triste e chorar são maneiras de expressar que sentimos falta de alguém. É normal. Ninguém precisa se desculpar por se sentir desolado. Jesus Cristo chorou quando viu aqueles que Ele amava chorando por causa da morte de Lázaro. Sim, saber que viveremos novamente é um grande conforto. Mas isso não significa que não podemos ou não devemos ficar tristes.

Entenda que haverá momentos de calma e de repente, momentos extremamente dolorosos que nos pegam de surpresa. Seus olhos podem se encher de lágrimas quando estiver nos lugares mais aleatórios. Tudo bem. É natural. Eventos, músicas, até mesmo cheiros podem nos trazer memórias.

Não tome decisões importantes imediatamente. Às vezes, perder alguém é mais do que podemos dar conta e ainda pensar com clareza. Mesmo que pensamos que estamos bem, não estamos. Portanto, sejamos pacientes e não tomemos grandes decisões.

Se você perdeu alguém que ama, pensar – quando você conseguir – em maneiras de honrar esta pessoa pode lhe ajudar. Isso pode significar servir em alguma causa ou fazer caridade, falar com outras pessoas sobre aquela que se foi ou simplesmente se lembrar dela com carinho.

Sempre que trabalho em meu jardim, sinto que é um tipo de tributo ao meu pai, que faleceu quando eu tinha uns 20 anos. É uma maneira que encontrei para sorrir, e sei que ele ficaria orgulhoso de meus esforços. Tinha uma irmã mais velha que se foi quando eu tinha 12 anos. Eu sempre penso nela quando escuto Clair de Lune porque ela era uma pianista muito talentosa. Conheço pais que se envolveram com instituições médicas e sociais que os ajudam a encontrar propósito em suas vidas depois de perder um filho.

Ajuda

Como alguém que tenta oferecer ajuda, não tenha medo de dizer que sente falta da pessoa que se foi, mesmo meses ou anos depois. Muitos de nós nos afastamos, com medo de fazê-los lembrar e abrir feridas. Mas para aqueles que perdem um ente querido, isso deixa um vazio e um sentimento que ninguém se importa ou se lembra da pessoa. Em vez disso, é maravilhoso saber que os nossos entes queridos também eram importantes na vida de outras pessoas. Queremos saber se eles não foram esquecidos.

Se você perdeu alguém que ama, procure ajuda. Se você precisa de terapia, um grupo de apoio, remédios, por favor, busque ajuda. Isso não significa que você é fraco. Significa que você é proativo. Que está lidando com isso de maneira inteligente.

Esteja ciente de que há outras perdas que podem devastar alguém. Aborto espontâneo, divórcio, perda de um emprego ou de um lar, uma doença, um problema financeiro, perder um animal de estimação, ser traído por um amigo, aposentar-se, sentir-se inseguro – tudo isso pode levar uma pessoa para a tristeza. Temos de nos unir em cada caso e oferecer apoio específico também àqueles que enfrentam estes desafios.

Deus

Por último, se aproxime de Deus. Ele, mais do que ninguém, pode nos confortar exatamente como precisamos. Deixe-O ajudar. Procure-O em suas orações. Permita que Seu amor lhe complete, enxugue suas lágrimas, lhe traga esperança novamente. Ouça quando fizer suas orações. Pare para escutar quando estudar as escrituras. Expresse gratidão pelo plano. Ou, se você não tem um testemunho do Plano de Salvação, diga a Ele. Peça ajuda. Peça mais fé. Você não precisa passar por isso sozinho. Peça para que Ele traga animação para sua vida, que lhe abrace. Ele vai fazer essas coisas. Ele ama você e quer ajudá-lo com todas as provações da mortalidade, sendo essa uma das mais difíceis.

E, se Ele pode cuidar dos passarinhos, assim como observou minha amiga, com certeza recebemos de Deus um amor ainda maior em nossos corações. Vamos usá-lo para nos ajudarmos uns aos outros.

Fonte: Meridian Magazine

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *