fbpx

O conhecimento existe porque Deus existe

Algumas pessoas erroneamente acreditam que conhecimento e Deus são dois tópicos conflitantes entre si, mas essa não é a verdade.

Estudiosos e teóricos têm em vão tentado provar suas teorias sobre Deus, afirmando que sua existência é ilógica e irracional. Diversas são as teorias a respeito do assunto. Todavia, a verdade é bem simples: o conhecimento existe porque Deus existe.

Por outro lado, temos opiniões e posicionamentos de pessoas notáveis a respeito de como o conhecimento e Deus, são tópicos que não só podem como devem, andar juntos.

Em 1 Samuel 2:3 lemos: “O Senhor é o Deus da sabedoria” e em concordância com essa escritura, aprendemos em Jó 37:16 que “o Senhor é perfeito em conhecimento.” Para nós, fica a admoestação de Doutrina e Convênios 88:118: “Procurai conhecimento”, afinal, “é impossível ao homem ser salvo em ignorância” (D&C 131:6)

Consegue imaginar uma consulta ao dermatologista, devido a um caso grave de acne, em que o tratamento prescrito seja a drenagem de um grande volume de sangue? Isso pode soar-lhe absurdo, mas não teria sido tão improvável há alguns séculos. Naquela época, a retirada de um volume considerável de sangue era considerado o tratamento-padrão para quase todas as enfermidades, inclusive indigestão, insanidade e até acne. Ninguém questionava isso. Por que deveriam? Afinal, as sangrias vinham sendo utilizadas há milhares de anos por diferentes culturas.

Foi somente quando a medicina passou a ser abordada de um ponto de vista científico que essa prática começou a ser questionada. Quando as sangrias foram finalmente analisadas mais minuciosamente, os médicos deixaram totalmente de usá-las, exceto para algumas enfermidades específicas.

Com esse exemplo histórico, vemos que o simples fato de uma crença ser ou ter sido amplamente aceita por muito tempo não significa necessariamente que seja verdadeira. E vemos que a ciência pode ser uma excelente ferramenta para descobrir a verdade real.

Para os santos dos últimos dias, isso é de grande relevância. O conhecimento da verdade não apenas nos proporciona uma base melhor para tomarmos decisões práticas (“Não, não quero tirar sangue hoje, obrigado!”), mas também aumenta nosso entendimento do evangelho.

Conforme ensinou o Presidente Brigham Young (1801–1877):

“Não existe verdade que não pertença ao evangelho. (…) Se puderem encontrar uma verdade nos céus [ou] na Terra (…), ela pertence a nossa doutrina”. (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, pp. 16–17.)

Evidentemente, quando falamos sobre a contribuição da ciência para as verdades que conhecemos, convém entender quais tipos de verdade a ciência pode descobrir — e quais não pode. Um modo de verificar isso é procurar saber quais tipos de perguntas a ciência pode ou não responder.

A irmã Ellen Mangrum, que estudou Engenharia Química no Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, EUA, explica desta forma:

“A ciência explica o como, mas não é capaz de explicar o porquê”.

Ela acrescenta que é a religião que explica o porquê das coisas, tais como por que a Terra foi criada e por que fomos colocados aqui.

O famoso físico Albert Einstein também acreditava que a religião e a ciência têm propósitos diferentes e complementares.

“A ciência só pode determinar o que é, mas não o que deve ser”, escreveu ele. “Fora do domínio da ciência, todos os tipos de juízo de valores continuam sendo necessários.” [1]

O que isso significa para os santos dos últimos dias? Em primeiro lugar, sabemos que o conhecimento científico vai continuar mudando. Afinal, a ciência tem a ver com a busca de melhores maneiras de entender os “comos” do mundo a nosso redor. Sabendo disso, não precisamos ver os estudos mais recentes para entender os “porquês” ou os “devem ser” da vida. Podemos confiar no evangelho imutável de Jesus Cristo para ajudar-nos a tomar decisões em relação ao certo e ao errado.

Religião e Ciência

O Presidente Russell M. Nelson, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos e renomado cirurgião cardíaco, falou sobre como a religião e a ciência se encaixam.

“Não existe conflito entre ciência e religião”, garantiu ele. “O conflito decorre de um conhecimento incompleto, quer da ciência, quer da religião, ou de ambos. (…) Quer a verdade provenha de um laboratório científico ou por revelação de Deus, ela é compatível.” [2]

Segundo o teólogo luterano Michael Meyer-Blanck, da Universidade de Bonn, o texto bíblico que relata a criação do mundo (Gênesis na Bíblia) e as teorias de Darwin não devem ser entendidos como opostos. Ambos podem – e devem – ser encarados como perspectivas distintas do mesmo fenômeno.

“A Bíblia descreve a Criação como uma espécie de representação artístico-poética, interpretando a vida, enquanto Darwin tentou descrever a vida e a Criação como um observador.” Enquanto as ciências naturais existem para explicar, a religião, a cultura e a arte servem à compreensão da vida. “Deste modo, ciência e religião não são concorrentes, mas sim formas distintas de descrever a vida, que não são mutuamente redutíveis.”

Mas a opinião dos assim chamados criacionistas é bem diferente. Eles tomam o Antigo Testamento ao pé da letra, ou seja: Deus concebeu o mundo, fez crescer a grama e voar os pássaros, coroando tudo com a criação do homem à sua imagem e semelhança. Uma versão em que todos acreditavam, pelo menos até o início da Era Moderna. [3]

Papa Francisco, líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana, afirmou durante discurso na Pontifícia Academia de Ciências, que a Teoria da Evolução e o Big Bang são reais e criticou a interpretação das pessoas que leem o Gênesis, livro da Bíblia, achando que Deus “tenha agido como um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas”.  [4]

Segundo ele, a criação do mundo “não é obra do caos, mas deriva de um princípio supremo que cria por amor”. “O Big Bang não contradiz a intervenção criadora, mas a exige”, disse o pontífice. O Big Bang é, segundo aceita a maior parte da comunidade científica, a explosão ocorrida há cerca de 13,8 bilhões de anos que deu origem à expansão do Universo. Já a Teoria da Evolução, iniciada pelo britânico Charles Darwin (1809-1882), que prega que os seres vivos não são imutáveis e se transformam de acordo com sua melhor adaptação ao meio ambiente, pela seleção natural.

O Papa acrescentou dizendo que a “evolução da natureza não é incompatível com a noção de criação, pois exige a criação de seres que evoluem”.

Ele criticou que quando as pessoas leem o livro do Gênesis, sobre como foi a origem do mundo, pensam que Deus tenha agido como um mago. “Mas não é assim”, explica. “Ao cientista, portanto, sobretudo ao cientista cristão, corresponde a atitude de interrogar-se sobre o futuro da humanidade e da Terra; de construir um mundo humano para todas as pessoas e não para um grupo ou uma classe de privilegiados”, concluiu o pontífice.

Antje Jackelén é a primeira mulher a chegar no cargo mais alto da Igreja luterana da Suécia. A arcebispa Antje Jackelén, nascida na Alemanha em 1955, foi a candidata mais votada ao posto há cinco anos. Jackelén sabe muito da complicada relação entre a religião e as ciências naturais. Dedicou boa parte de seus estudos acadêmicos a isso, que a fizeram passar uma temporada em Chicago (Estados Unidos). Ela apoia a teoria da evolução e está convencida de que é completamente compatível com a fé. “As pessoas costumam dizer que Darwin irritou a Igreja. Mas não é exatamente assim. Existiram teólogos que disseram: ‘Tudo bem, essa é maneira como Deus nos criou’. Essa forma de pensar amplia nossa imagem de Deus, e isso é bom”, afirma. [5]

E nossas dúvidas?

Portanto, se você já teve dúvidas em relação a como a idade da Terra, os dinossauros, a evolução ou qualquer outra coisa que aprendeu na escola se encaixa no evangelho, isso é ótimo! Tudo se encaixa, mas ainda existe um monte de dúvidas porque ainda há muito que estamos aprendendo. O irmão Brian Down, cientista farmacêutico de Quebec, Canadá, disse ansiar pelo dia em que tudo nos será revelado (ver D&C 101: 32-34).

Enquanto isso, “estamos limitados em nossa capacidade de compreender todos os mistérios do mundo a nosso redor por meio do empenho científico”, ressalta o presidente Nelson. “Da mesma forma, estamos limitados em nosso entendimento dos mistérios de Deus e de Seu grande desígnio para Seus filhos.”

Não é preciso preocupar-nos, portanto, caso pareça haver um conflito entre nosso entendimento do evangelho e o que aprendemos por meio da ciência. Na verdade, nada que a ciência venha a revelar pode contestar sua fé.

Por isso, se você gosta de ciências, aprenda tudo o que puder sobre sua área de interesse. Sua fé pode até lhe dar uma vantagem. O irmão Richard Gardner, professor adjunto de Biologia na Universidade do Sul da Virgínia, disse que sua fé no evangelho de Jesus Cristo lhe foi de grande ajuda. “Às vezes, quando a pesquisa fica difícil e nada parece funcionar — as pesquisas muitas vezes são assim —, o fato de ter uma perspectiva das bênçãos do evangelho me ajudou a superar o problema”, afirma ele.

O irmão Down também sente que sua fé o auxiliou em seu trabalho na ciência.

“Sempre trabalhei com fé que havia lógica e ordem em tudo, e que, se eu pesquisasse uma questão por tempo suficiente e com bastante empenho, o Pai Celestial acabaria abrindo minha mente para a resposta”, conta ele.

Nossa fé em Cristo e Seu evangelho também pode nos ajudar a manter-nos humildes e receptivos à verdade que estamos buscando, seja ela científica ou espiritual.

“Há muita coisa que não sabemos na ciência e muitas coisas que Deus ainda não revelou”, destaca o professor Gardner. “Por isso é importante manter a mente aberta à medida que chegam mais informações, e não ficarmos preocupados nesse meio tempo.”

Por exemplo: algumas pessoas acreditam em Deus simplesmente por não verem outra explicação para o que observam no mundo. Isso se chama crer em um “Deus das lacunas” e pode fazer com que as pessoas se sintam nervosas em relação às descobertas científicas. O professor Gardner dá um exemplo:

“Algumas pessoas acreditavam em Deus porque havia lacunas no registro fóssil (o que significava, para elas, que a evolução não podia explicar como chegamos aqui). Mas o que acontece com nossa fé quando essas lacunas são preenchidas por descobertas de novos fósseis? Em vez disso, precisamos obter evidências positivas de Deus, por meio do Espírito Santo, e então poderemos regozijar-nos com qualquer descoberta científica, em vez de nos preocupar com elas”.

Quando adotamos essa abordagem, lembramos que tanto a ciência quanto a religião podem ajudar-nos ao longo de nossa busca da verdade e que, no final, toda a verdade vem da mesma fonte, que é Deus.

“Deus poderia revelar qualquer coisa que quisesse, inclusive todos os fatos científicos”, ressalta o professor Gardner. “E Ele sem dúvida alguma inspirou cientistas, inventores e engenheiros — mas Ele não lhes dá simplesmente todas as respostas. Ele quer que eles, e nós, usemos nosso cérebro, por isso permite que nos empenhemos na ciência, e Suas revelações para a Igreja são mais relacionadas a como organizar a Igreja e especialmente a como podemos nos achegar a Cristo e ser salvos.

Suas revelações pessoais para nós podem ser sobre qualquer assunto, mas, sobretudo, para fazer-nos saber que Ele vive e nos ama, que Cristo levou a efeito o Plano de Salvação, que temos um profeta vivo hoje, que podemos seguir o plano de Deus e que vale totalmente a pena fazê-lo.” [6]

Busquemos a verdade, afinal, se conhecermos a verdade, ela nos libertará (João 8:32).

Referências

[1] Albert Einstein, em “Science and Religion”, em Ken Wilber, Quantum Questions: Mystical Writings of the World’s Greatest Physicists, 1984.

[2] Russell M. Nelson, em Marianne Holman Prescott, “Church Leaders Gather at BYU’s Life Sciences Building for Dedication”, Church News, 17 de abril de 2015, LDS.org.

[3] Como a religião convive com a Teoria da Evolução de Darwin

[4] Big Bang e Teoria da Evolução não contradizem cristianismo, diz Papa

[5] El País 

[6] A Ciência e a Nossa Busca da Verdade

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Por que estabelecer metas na metade do ano
Portais de notícias falam sobre a dedicação do templo de Fortaleza...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *