fbpx

O belo e mais profundo significado da frase “tornar-se como criancinhas”

Uma manhã, acordei e perguntei à minha esposa: “que dia é hoje?”

Antes que ela pudesse responder, eu disse, “É sábado, e os netos estão vindo nos ver!”

O engraçado é que não temos netos – ainda. Temos 12 filhos, mas aguardamos ansiosamente o glorioso dia em que tivermos netos. Eu fico animado quando as criancinhas vêm nos visitar para carinhosamente (e como uma brincadeira) chamá-los de netos. Nesta ocasião, uma sobrinha e três sobrinhos estavam vindo nos visitar. São em momentos como estes que me lembro da declaração de Mórmon no capítulo 8 de Morôni, “amo as criancinhas com um perfeito amor;” (Morôni 8:17) porque sinto o mesmo que ele.

No dia seguinte a visita dos “netos”, eu estava estudando Morôni 8. Mórmon usa a frase “criancinhas” 16 vezes neste capítulo. Enquanto lia, a minha animação começou a aumentar. Uma resposta a uma pergunta que tive durante muitos anos tornou-se muito mais clara: Qual é o significado mais profundo da frase ” tornar-se como as criancinhas?”

“Tornar-se como criancinhas”

Estamos todos familiarizados com os ensinamentos do Salvador no evangelho de Mateus, “se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” (18:3) e “Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.” (19:14). O que o Salvador quer dizer com ” tornar-se como crianças?”

O rei Benjamin é uma autoridade neste assunto. Semelhante às palavras do Salvador, ele declara que seu povo deve

se humilhar e se tornar como criancinhas, e crer que a salvação veio, vem, e deve vir por meio do sangue expiatório de Cristo, o Senhor Onipotente. Porque o homem natural é inimigo de Deus e tem-no sido desde a queda de Adão e sê-lo-á para sempre; a não ser que ceda ao influxo do Santo Espírito e despoje-se do homem natural e torne-se santo pela expiação de Cristo, o Senhor; e torne-se como uma criança, submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai. (Mosias 3:19)

A lista de qualidades do rei Benjamin é provavelmente a compreensão mais comum do que significa tornar-se como crianças. Devemos ser submissos, mansos, humildes, pacientes, cheios de amor, e assim por diante. Enquanto todos nós podemos atribuir essas qualidades às crianças, provavelmente não é a primeira coisa em que pensamos quando pedimos para descrevê-las. Submissas? Às vezes, mas nem sempre. Mansas e humildes? Talvez, mas é um exagero. Pacientes? Raramente. Cheias de amor? Ok, isso é verdade.

Então é isso que devemos aprender com a declaração do Salvador para nos tornarmos como crianças? Outra lista de atributos que precisamos desenvolver?  Como em muitas escrituras, há mais de um significado. O significado mais profundo aqui é um que normalmente não percebemos. É a doutrina de que as crianças são completamente protegidas pela Expiação de Jesus Cristo.

Mórmon ensina: “Porque eis que todas as criancinhas estão vivas em Cristo,” (Morôni 8: 22) e Abinádi diz: “E as criancinhas também têm vida eterna.” (Mosias 15: 25). Nas revelações modernas, o Senhor afirma: “Mas as criancinhas são santas, sendo santificadas por meio da expiação de Jesus Cristo” (Doutrina e Convênios 74: 7).

Protegidas pela Expiação de Cristo

Muitas vezes pensamos em criancinhas como puras, inocentes e sem culpa—e elas são, mas nem sempre por conta própria. Elas estão completamente protegidas pela Expiação do Salvador! Como o Salvador revelou a Mórmon, “a maldição de Adão é delas removida por minha causa, de modo que sobre elas não tem poder” (Morôni 8:8). Tornar-se como crianças é ser completamente protegido pela Expiação de Jesus Cristo. Não é isso exatamente o que o Senhor está nos pedindo—para aplicar plenamente Sua Expiação? Vamos olhar novamente para o que o Rei Benjamin escreveu em Mosias 3:18-19.

“… a não ser que se humilhem e tornem-se como criancinhas; e acreditem que a salvação veio e vem e virá no sangue e pelo sangue expiatório de Cristo, o Senhor Onipotente. Porque o homem natural é inimigo de Deus e tem-no sido desde a queda de Adão e sê-lo-á para sempre; a não ser que ceda ao influxo do Santo Espírito e despoje-se do homem natural e torne-se santo pela expiação de Cristo, o Senhor; e torne-se como uma criança, submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai.” (Mosias 3:18-19, ênfase adicionada)

A ênfase destes dois versículos não é sobre as qualidades das crianças, é sobre aceitar a Expiação de Jesus Cristo. A única maneira para nos tornarmos puros e inocentes como as criancinhas é ter um Salvador – alguém que não só tira a punição por nossos pecados, mas que na verdade tira os pecados de nós. À medida que exercemos nossa fé em Cristo, nos arrependemos de nossos pecados e nos esforçamos para guardar os convênios que fizemos com ele—nós também podemos ser puros, santos e santificados através da Expiação—assim como as crianças.

falar do evangelho com os filhos

Como prova adicional deste significado, é interessante que o Salvador se dirigiu aos Seus Apóstolos como se eles fossem criancinhas. A medida que a última ceia estava terminando e Judas havia partido, Jesus disse: “Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco.” (João 13:33). Sim, pode-se argumentar que Ele lhes estava dizendo que tinham muito a aprender. Mas não é mais provável que ele estivesse enfatizando aos seus 11 apóstolos que eles estavam sob o convênio e protegidos por Sua Expiação que estava prestes a acontecer—assim como as criancinhas são?

Talvez a maior evidência desta idéia vem do Apóstolo João, que também se dirige aos santos como crianças: Eu vos escrevo, filhinhos, porque vos são perdoados os pecados pelo seu nome. (1 João 2:12, ênfase adicionada). Paulo também usa esta frase ao dirigir-se aos santos (Gálatas 4: 19), e em Doutrina e Convênios, o Salvador chamou Seus líderes de filhinhos: “Não temais, filhinhos, porque sois meus e eu venci o mundo; e fazeis parte daqueles que meu Pai me deu” (50:41)

Tornemo-nos como criancinhas, aplicando plenamente a Expiação de Cristo em nossas vidas e confiando em nosso Salvador que nos purifica, nos limpa e nos torna inocentes. Da próxima vez que você tiver a oportunidade celestial de interagir com uma criancinha, pense sobre como a Expiação do Salvador as cobre completamente—como ela nos protege — desde que continuemos a exercer a nossa fé, nos arrependermos de nossos pecados, e mantivermos nossos convênios com Ele.

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *