fbpx

O anjo Gabriel é Noé, o antigo patriarca bíblico? Ele também seria Elias?

A revelação moderna, despotada pelo Profeta Joseph Smith, aponta o anjo Gabriel como sendo Noé, o antigo patriarca bíblico. Isso está registrado em “History of the Church” 3:386. Além disso, através do Profeta Joseph Smith também aprendemos que o arcanjo Miguel é Adão (D&C 128:21). Alguns especulam que o anjo Rafael seria Moisés, mas não temos como ter certeza por enquanto.

Gabriel recebe ainda outro nome ou título: o de Elias.

“Noé é o anjo Gabriel (ver History of the Church, 3:386), que apareceu a Zacarias para anunciar que ele seria pai de João Batista, e a Maria para anunciar que ela seria mãe de Jesus Cristo. Noé ainda cumpre os deveres de seu chamado como Elias (ver D&C 27:6–7), ou seja, alguém que prepara ou restaura o caminho. Nas várias vezes em que apareceu, Noé desempenhou essas duas funções.” (Manual do aluno do Instituto da Pérola de Grande Valor, pg. 26)

O Senhor revelou muitas coisas ao Profeta Joseph Smith a respeito dos antigos profetas e das chaves (ou autoridade para presidir e realizar a obra de Deus) que eles possuíam. Num discurso sobre o sacerdócio, proferido no dia 2 de julho de 1 839, ele informou aos santos o que o Senhor lhe havia revelado com relação às missões dos antigos profetas e videntes. Das observações que fez consta o seguinte:

“(…)Noé, que é Gabriel; segue a Adão em autoridade do Sacerdócio. Deus chamou esses homens para esse oficio, e cada um, em sua época, foi o pai de todo o ser vivente, e a ele foi dado todo o domínio. Eles tiveram as chaves do Sacerdócio primeiramente na terra, e depois nos céus.” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pg. 153 .)

Lucas nos revelou que o anjo Gabriel apareceu a Zacarias para informar-lhe que sua esposa teria um filho. Ele também visitou a Maria, anunciando-lhe o nascimento de nosso Senhor e Salvador. Ele foi um percursor e teve um papel revelante na vinda do Messias.

O Presidente Joseph Fielding Smith concluiu ainda:

“Gabriel, portanto, é Noé, de acordo com esta revelação.

Descobrimos então, através de revelação dada ao Profeta Joseph Smith, em agosto de 1 830, que foi Elaías (ou Elias, como esta traduzido atualmente), quem apareceu a Zacarias e anunciou-lhe o nascimento de João Batista. (D&C 27:6-7)

Este é o mesmo Elaías que possuía as chaves da dispensação de Abraão, e que apareceu ao Profeta Joseph Smith e Oliver Cowdery no dia 3 de abril de 1 836, no Templo de Kirtland, e restaurou as chaves da dispensação de Abraão. (D&C 110: 12; 128:20-21)

Através destas escrituras, aprendemos que Noé é o mesmo Gabriel, e que visitou o Profeta Joseph Smith em seu chamado de Elaías, e restaurou as chaves da dispensação em que o Senhor havia feito convênio com Abraão e sua posteridade, até às últimas gerações.

O termo Elaías significa precursor. Noé, Elias, João Batista e João, o Revelador, são chamados erroneamente de Elias nas escrituras, embora o termo correto seja Elaías, ou precursores. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith pg. 326-330)

Resumindo os fatos – Joseph Smith revelou que Gabriel era Noé; Lucas declarou que foi o anjo Gabriel que apareceu a Zacarias e Maria; e o Senhor afirmou que Elaías apareceu a Zacarias e Joseph Smith. Portanto, Elaías é Noé.” (Smith, Answcrs to Gospel Questions, Vol. 3, pp. 1 38-41 .)

Assim Noé é o anjo Gabriel – e Elaías, que “possuía as chaves da dispensação de Abraão”, sendo que, se esse não é o pai Abraão, necessariamente, pela ordem do sacerdócio, precisa ser alguém que que antecede Abraão em autoridade. E Noé se encaixa perfeitamente nesta interpretação.

Após identificar o personagem podemos prosseguir no estudo e refletir sobre a nobre missão atribuída a Noé após seu período mortal: ele foi enviado a profetas do passado (tal como Daniel – Daniel 8:16, 9:21) e do presente (D&C 128:21); mais importante: ele anunciou o nascimento de João Batista e do Senhor Jesus Cristo.

Como patriarca de toda humanidade, após Adão (ou Miguel), Noé recebeu promessas divinas de que a Terra não seria mais ferida com um dilúvio. O Senhor renovou com Noé o convênio que havia feito com Enoque, Gên. 9:1–17 (TJS, Gên. 9:15, 21–25; Mois. 7:49–52). Ele foi ordenado ao sacerdócio por Matusalém, aos dez anos de idade, D&C 107:52.

Os homens tentaram tirar-lhe a vida, mas ele foi salvo pelo poder de Deus, Mois. 8:18. Ele tornou-se um pregador da retidão e ensinou o evangelho de Jesus Cristo, Mois. 8:19, 23–24 (2 Ped. 2:5). As escrituras dizem que ele “era perfeito” ao seguir as ordens de Deus.

Agora talvez você queira aprender mais sobre os anjos no Plano de Salvação. Recomendo esse artigo:

Quem são os Anjos? – Parte 1

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
desafio negligenciado
Um desafio do Presidente Nelson que foi negligenciado
Confira fotos inéditas do interior do templo de Roma, Itália

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *