A Revelação e o Chamado um Novo Presidente de Estaca

Uma Estaca é um conjunto de alas e ramos – e é presidida por um Presidente de Estaca. Esse Presidente é desobrigado após vários anos de serviço – e a Estaca é reorganizada.

Um apóstolo acompanhado de um Setenta ou dois Setentas são designados pelo Presidente do Quorum dos Doze Apóstolos para reorganizarem uma Estaca. Essas são ocasiões muito especiais e de grande efusão espiritual.

Elder Robert D. Hales

O Élder Robert D. Hales, do Quorum dos Doze Apóstolos, contou algumas de suas experiências pessoais sobre reorganizações de Estacas, na quais participou. Suas histórias nos ensinam como a revelação acontece nestes momentos sagrados.

“Quando eu era um jovem representante regional, fui incumbido de ajudar o élder Marion G. Romney a reorganizar uma presidência de estaca. Durante a longa e tranquila viagem até a conferência, nossa conversa voltou-se para as dimensões espirituais da nossa tarefa. O élder Romney ensinou-me como o Senhor nos abençoa com revelação. “Robert”, disse ele, “aprendi que, quando estamos a serviço do Senhor, temos Sua bênção para realizar qualquer coisa que nos for pedida”. O élder Romney explicou ainda que chegaríamos àquela cidade distante, ajoelharíamos em oração, entrevistaríamos os portadores do sacerdócio, ajoelharíamos de novo, e o Espírito Santo nos revelaria quem o Senhor escolhera para ser o novo presidente de estaca. Prometeu-me que seria uma das grandes experiências espirituais da minha vida, e de fato foi.

 

Revelação durante a reorganização de uma Estaca

O Elder Hales contou que aprendeu que a oração precisa ser acompanhada da meditação para gerar a revelação pessoal:

“Quando ainda era representante regional, tive a oportunidade de aprender com outro apóstolo, o élder Boyd K. Packer. Fomos encarregados de reorganizar uma estaca e começamos por ajoelhar-nos juntos em oração. Depois de entrevistarmos os líderes do sacerdócio e orarmos, o élder Packer sugeriu que caminhássemos em volta da capela. Ao caminharmos, ele demonstrou um princípio vital na busca de revelação pessoal — o princípio ensinado pelo Senhor a Oliver Cowdery: “Mas eis que (…) deves estudá-lo bem em tua mente”. Ponderamos sobre nossa designação, conversamos e ficamos atentos à voz do Espírito. Ao voltarmos, oramos e continuamos a estudar. Então estávamos preparados para receber revelação.”

Os servos de Deus, designados para reorganziar uma Estaca tem direito de receber revelação. O Élder Hales relembrou uma experiência interessante:

“No início do meu serviço na Igreja aprendi uma lição quando o élder Harold B. Lee foi organizar uma nova estaca no distrito em que eu morava. Como eu acabara de ser apoiado como bispo, o Élder Lee convidou-me para acompanhá-lo a uma entrevista coletiva à imprensa. Nessa ocasião, um jovem repórter audacioso desafiou o élder Lee: “O senhor se declara profeta”, começou ele. “Então qual foi a última vez que recebeu revelação e do que ela tratava?” O élder Lee fez uma pausa, olhou diretamente para ele, e respondeu suavemente: “Foi ontem à tarde por volta das três horas. Estávamos orando para saber quem deveria ser chamado para presidente da nova estaca, e foi-nos dado a saber quem era a pessoa”. A atitude do repórter mudou. Nunca me esquecerei do Espírito que reinou naquele recinto quando o élder Lee prestou seu poderoso testemunho da revelação que podem receber os que buscam fielmente a vontade do Senhor.”

Podemos ter certeza que uma reorganização da Estaca – e o chamado de novos líderes – acontece segundo a vontade do Senhor. Podemos buscar o mesmo espírito de revelação que os servos designados para escolherem uma nova presidência de Estaca buscam.

“Nós nos preparamos para receber revelação pessoal da mesma maneira que os profetas: estudando as escrituras, jejuando, orando e fortalecendo a nossa fé. A fé é a chave. Recordem a preparação de Joseph para a Primeira Visão:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus (…).

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando”

Você já testemunhou uma reorganização de Estaca? Conte, nos comentários, como foi!

_______________

As citações deste artigo foram extraídas do discurso “Revelação Pessoal: Os Ensinamentos e Exemplos dos Profetas“, do Elder Robert D. Hales, na Conferência Geral de outubro de 2007.

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Rapaz Mórmon Faz Shopping Eldorado Parar Com Pedido de Casamento
Marriot School - Escola de Negócios da BYU
3 dos 10 melhores pesquisadores de Sistemas de Informação são da...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *