Podemos especular sobre o chamado de um novo apóstolo?
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é guiada por Deus e chama apóstolos e profetas vivos para ensinar, advertir e abençoar as pessoas na Terra hoje. Esses homens compõem o Quórum dos Doze Apóstolos e a Primeira Presidência da Igreja.
Por sermos guiados por apóstolos e profetas vivos, de tempos em tempos nos despedimos deles devido às suas mortes, e novos homens são chamados para servir nesses ofícios.
Normalmente, os novos apóstolos são chamados apenas algumas horas antes da Conferência Geral (que ocorre duas vezes por ano, em abril e outubro), pelo próprio Presidente da Igreja. Esses chamados são precedidos por revelações de Jesus Cristo ao Seu profeta e Presidente da Igreja.
Algumas pessoas gostam de especular sobre quem será chamado, mas essa não é uma boa ideia. Veja por quê:
6 razões para não especular
Primeira
A escolha de um novo apóstolo é uma responsabilidade exclusiva do Presidente da Igreja. Cabe a ele buscar revelação para saber quem o Senhor preordenou para esse ofício sagrado. Se por acaso alguém, inclusive a própria pessoa que será chamada, receber essa revelação, deve-se manter em sigilo até que o chamado seja anunciado oficialmente no local correto e em seu devido tempo.
Segunda
Muitos dos apóstolos serviram por anos em outras responsabilidades, como Presidentes dos Setenta ou membros do Bispado Presidente, antes de serem chamados. No entanto, essa não é uma regra. Por exemplo, os élderes David A. Bednar e Dallin H. Oaks nunca serviram como Setentas Autoridades Gerais antes de serem chamados para servir no Quórum dos Doze.
Terceira
Um apóstolo não representa uma nação ou continente. Sempre que um novo apóstolo vai ser chamado, há quem pense que o próximo apóstolo será africano, latino ou oriental, mas etnia, cultura ou formação não são critérios. O que realmente conta é o testemunho e a preordenação. O Senhor já escolheu os novos apóstolos, e essa revelação será dada ao Presidente da Igreja no tempo certo.
Quarta
Especular sobre o chamado de um apóstolo pode levar a erros e até ao pecado. Embora brincadeiras leves, como “apostar” para onde um amigo será chamado como missionário ou sugerir que alguém será o próximo bispo, possam parecer inofensivas, quando exageradas, podem se tornar algo irreverente. Os chamados e designações de Deus são sagrados, e devemos tratá-los com seriedade e reverência.
Quinta
Os pensamentos do Senhor não são os nossos (Isaías 55:8). Podemos imaginar que o “novo apóstolo” será um homem digno do Sacerdócio de Melquisedeque, casado e com recomendação do templo, mas não podemos prever sua idade, nacionalidade ou experiência. Às vezes, o Senhor nos surpreende ao chamar alguém que nem cogitávamos.
Sexta
Um apóstolo é uma testemunha especial de Jesus Cristo. Ele influencia a Igreja, seus membros e até o mundo. A ansiedade em torno do chamado pode causar desentendimentos ou decepções, por isso é importante confiar que o Senhor está no controle.
Em vez de especular, é melhor nos alegrarmos em saber que o Senhor conduz sua obra e que tudo está sob Seu controle. Podemos orar pelo Presidente da Igreja, para que ele seja inspirado ao fazer o chamado, e confiar que os novos apóstolos deixarão suas redes e seguirão Jesus Cristo (Marcos 1:18) de maneira mais próxima e dedicada.
Veja também: 5 curiosidades sobre o chamado de apóstolo