Três razões pelas quais os mórmons respeitam o Papa Francisco
Os mórmons respeitam o Papa Francisco
O Papa Francisco, líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana visitou alguns países na América Latina e esteve em uma visita oficial também no México.
Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou mórmons sob uma de suas Regras de Fé diz:
“Se houver alguma coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos” (13ª Regra de Fé).
Vemos o trabalho que o Papa Francisco vem fazendo não só na América Latina, mas no mundo, como uma influência positiva e unificadora nas áreas católicas de todo o mundo cristão.
Os mórmons sempre têm buscado um diálogo com outras igrejas e no caso dos irmãos católicos a relação tem uma larga história. Mesmo que nossas crenças se diferenciem acentuadamente em alguns aspectos da teologia e doutrina, nada nos impede de fazer o que o nosso Salvador nos ensinou: amar uns aos outros.
Estas são 3 razões pelas quais os mórmons respeitam o Papa Francisco:
1.Sua mensagem unificadora
Gordon B.Hinckley,(1910-2008) décimo quinto Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensinava que a mensagem restaurada de Jesus Cristo poderia unir as pessoas. Em um de seus discursos dias depois dos ataques as Torres Gêmeas, pediu aos fiéis para unirem-se e não perseguirem os que acreditam em coisas diferentes, dirigiu ajuda humanitária aos muçulmanos e lhes ofereceu todos seu amor e apoio, assim como respeito por suas crenças.
A personalidade e a mensagem do Papa Francisco é muito familiar para os mórmons, como por exemplo, o apelo pelo respeito e pela unificação com os irmãos que vivem em paz e amam uns aos outros.
2.Sua mensagem de humildade e simplicidade
Se existe alguma característica particular em a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou mórmons é a humildade e simplicidade desta religião.
Não existem mórmons pagos, todos realizam seus serviços para a Igreja de forma voluntária. Os edifícios e templos da Igreja mesmo quando eles são construções imponentes, se caracterizam por ofertar uma mensagem de simplicidade, paz e respeito ao Senhor.
Um bispo mórmon além de liderar uma congregação, tem um trabalho separado para sustentar a si e sua família. Papa Francisco muitas vezes preferiu ignorar os protocolos estabelecidos por anos, para estar mais perto de seus paroquianos.
Ele tem preferido manter e seguir uma vida humilde fora dos luxos que poderia desfrutar pelo cargo que tem. Nos templos mórmons todos se vestem de branco simbolizando a pureza e igualdade perante o Senhor, assim, por exemplo, alguém de algum alto cargo da Igreja estará vestido de forma igual a um membro comum.
3.Jesus Cristo é o centro de tudo
Enquanto o Papa Francisco tem uma grande influência na política internacional, economia e temas sociais, ele sempre tem dado ênfase e convidou- nos a não nos esquecermos que a sua mensagem é proclamar Jesus como o Salvador do mundo.
Mórmons sempre têm testificado de Jesus como o Cristo, o unigênito de nosso Pai. Toda a doutrina da Igreja se centraliza Nele e por isso o nome da Igreja define de forma clara a quem proclama a Igreja de Jesus Cristo.
Bibliografia
Esse artigo foi escrito originalmente em espanhol, por Isaac Ângulo. Você pode acessá-lo em sua versão em espanhol por (aqui) . Traduzido para o português por Inaê Leandro.