fbpx

Mórmons, Eleições e Política

membros

Em época de Eleições, os Santos dos Últimos Dias frequentemente questionam até que ponto os membros da Igreja podem ou devem se envolver em assuntos políticos e seculares de seu país. Embora membros e não membros da Igreja possuam opiniões variadas e em alguns casos opostas sobre o assunto, o Senhor em diferentes ocasiões orientou seus filhos a respeito do apoio às autoridades seculares.

É importante notar porém que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias possui neutralidade política e tem como propósito a pregação do Evangelho restaurado.

O site oficial da Igreja Sala de Imprensa declara:

A Igreja de nenhuma forma:

* Promove ou se opõe a partidos políticos ou candidatos.
* Permite a utilização de seus edifícios ou outros recursos da Igreja a serem utilizados com propósitos políticos.
* Procura se dirigir a seus membros com relação a que partidos ou candidatos votar. Esta diretriz se aplica seja o candidato político membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou não.
* Procura dirigir ou direcionar líderes governamentais.

A Igreja de fato:

* Encoraja membros a possuírem um papel de cidadãos responsáveis em suas comunidades, incluindo a tarefa de manterem-se informados sobre assuntos seculares variados e o papel de votar nas eleições.
* Espera que seus membros participem no processo político de uma maneira informada a respeito de assuntos civis, respeitando o fato de que membros da Igreja provém de uma variedade de opiniões e experiências, e podem possuir diferenças de opinião com respeito a assuntos políticos.
* Requer que candidatos políticos não promovam a ideia de que sua candidatura é endossada pela Igreja.
* Reserva-se como instituição o direito de se pronunciar de maneira não partidária a assuntos que considera ser de importante consequência moral que diretamente afetam os interesses e propósito da Igreja.

As Escrituras Nos Orientam a Apoiar Líderes Governamentais

No livro de Romanos 13:1-2 lemos:

“Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus. Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação.”

Dessa maneira, compreendemos que o apoio a autoridades seculares é não apenas uma orientação mas um mandamento a todo que professa ser discípulo de Cristo.

As Escrituras Modernas Indicam a Maneira de Votar

Doutrina e Convênios 134 possui orientação detalhada do papel dos governos seculares e da importância da manutenção da Lei. Entre as orientações dadas, Santos dos Últimos Dias são encorajados a apoiar candidatos que:

* Administrem a lei com equidade e justiça
* Defendem a liberdade religiosa e de consciência
* Reprimam o crime e impunidade
* Reprimiam a corrupção

Dessa forma, é dever de todo Santo dos Últimos Dias exercer ativamente seu papel na sociedade apoiando candidatos que promovam princípios de justiça e nos casos de membros que ingressam na vida pública, espera-se que sejam regidos por esses mesmos princípios de justiça e tolerância, seguindo a orientação de Cristo de “dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

Recursos Adicionais

Leia a declaração oficial sobre a Neutralidade Politica.

| Para refletir
Publicado por: Luiz Botelho
Luiz Botelho serviu na Missão Santa Maria e atualmente mora em Provo-Ut. Estuda Antropologia na Utah Valley University e descobriu na Ciência, História, Filosofia e Teologia sua verdadeira paixão. Atualmente trabalha voluntariamente como Diretor Internacional da FairMormon, é autor do Interpretenefita.com e um dos Diretores da More Good Foundation no Brasil.
igreja mórmon
O futuro da igreja mórmon é latino
religiosos que influenciaram o mundo
5 religiosos que mais influenciaram o mundo até hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *