Esta manhã foi publicado na EXAME.com que o maior site de pirataria da internet foi tirado do ar, em uma ação policial cooperativa entre os Estados Unidos, a polícia polonesa e a Apple. Estima-se que o site era responsável pela distribuição de mais de 1 bilhão de dólares em conteúdo ilegal. No Brasil, é culturalmente comum assistir filmes gratuitamente pela internet, craquear softwares ou jogar jogos piratas. Mas, o que as escrituras ensinam sobre isso?

CREMOS NA OBEDIÊNCIA AS LEIS DO PAÍS

Jesus Cristo Expiando no Jardim do Getsemani

Não podemos ignorar o exemplo Sagrado do Salvador, que honrou e obedeceu todas as leis, mesmo quando elas eram injustas.

Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecidos como mórmons, descreve sua fé em 13 tópicos que envolvem desde nossa crença sobre a natureza de Deus e Jesus Cristo, até nossa crença sobre o Evangelho e as escrituras. Estas crenças são conhecidas como “Regras de Fé“. A décima segunda regra de fé, ensina que: “Cremos na submissão a reis, presidentes, governantes e magistrados; na obediência, honra e manutenção da lei.”

Sendo as regras de fé, nortes para nossa crença e comprometimento  com o Senhor, aprendemos de forma claraque devemos honrar e respeitar as leis e nossos governantes, presidentes e magistrados. Vivemos em um momento com clima político extremamente delicado, porém, isso não deve influenciar nossa obediência ao que foi ensinado pelo Senhor. Uma pergunta simples que você pode se fazer quando se sentir tentado a desrespeitar alguma lei é:

” Jesus Cristo faria isso? “

Caso Jesus Cristo precisasse usar o Photoshop, ou algum outro software, será que Ele trabalharia honestamente e compraria a licença legal para utilizar ou será que desrespeitaria a lei e faria o que é mais barato, mais fácil, porém ilegal? O mesmo vale para filmes. Hoje há recursos como o Netflix e o NET Now que fornecem filmes muito bons por um valor bem pequeno. Mas, fico triste ao ver membros da Igreja infligindo a lei e assistindo gratuitamente pela internet, seguindo o caminho contrário do que é ensinado nas escrituras e do exemplo sagrado do Nosso Salvador.

OUTRAS ESCRITURAS E EXEMPLOS

No livro de Doutrina e Convênios há outros registros sobre a vontade do Senhor com respeito a obediência as leis. Na seção 134 aprendemos: “Que todos os homens devem respeito e deferência às leis visto que, sem elas, a paz e a harmonia seriam suplantadas pela anarquia e pelo terror”. E se você ainda tem dúvidas, pondere sobre o versículo 21 da seção 58: “Que ninguém quebre as leis do país, porque o que guarda as leis de Deus não tem necessidade de quebrar as leis do país.

Assassinato de joseph

Joseph, assim como o Salvador, obedeceram as leis, mesmo sabendo que elas eram injustas e que os levariam a morte.

Além da clareza das escrituras, temos o exemplo dos nossos líderes. Começando por Jesus Cristo, que foi acusado injustamente, e mesmo tendo todos os motivos do mundo para se rebelar contra as leis que na ocasião estavam sendo distorcidas contra Ele, ele foi sujeito a elas. De igual forma Joseph Smith, que se entregou a prisão de Carthage por submissão as leis, sabendo que lá ele seria morto. Não apenas os líderes do passado, mas também nossos líderes atuais são exemplos na obediência as leis. Nesta semana entrou em vigor uma lei Russa que praticamente proibiu o trabalho missionário, e a Primeira Presidência publicou a seguinte declaração: 

“A igreja vai honrar, sustentar e obedecer a lei. Missionários permanecerão na Rússia e trabalharão dentro das exigências dessas mudanças. A igreja continuará a estudar e analisar a lei e seu impacto, uma vez que ela entre em vigor.”

Estamos repletos de exemplos sobre a obediência as leis mesmo quando a situação estava muito difícil, porém, voltando a situação da pirataria, muitas pessoas agem de forma contrária aos ensinamentos do Senhor apenas para economizar dinheiro. Lembremos da sábia advertência do Mestre: 

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

O QUE FAZER COM O CONTEÚDO QUE JÁ BAIXEI OU COMPREI?

O Salvador ensinou que: “Se nosso olho nos escandalizar, devemos arrancá-lo e atirá-lo para longe, pois é melhor que se perca um membro do corpo do que ser lançado no inferno.” Ele obviamente não estava ensinando a automutilação, mas através de um símbolo que: “Se algo em sua vida está contrário aos mandamentos do Senhor, arranca aquilo da sua vida.” Aplicando a pirataria, é melhor desinstalar o software, tirar o megafilmesHD dos favoritos, jogar os DVDs da feira no lixo, do que ser lançado no inferno.

A obediência a lei é liberdade, e seguir o exemplo sagrado do Salvador trará o Espírito. Sou grato por ter aprendido essa lição quando tinha 14 anos, e então ter jogado pilhas de jogos piratas de playstation 2 no lixo, sou grato por esperar os lançamentos saírem no Netflix e por comprar minha licença do Photoshop. Estou longe de ser perfeito, mas sou feliz e abençoado por conhecer o caminho correto e me esforçar para segui-lo.