fbpx

Tem algum problema em ler livros com palavrões?

literatura com palavrões

Quando eu era mais jovem, palavrões em romances eram absolutamente abomináveis. Eu levaria uma caneta preta comigo e rabiscaria os palavrões, até os que não eram tão visíveis. Entretanto, descobri que quando eu voltei a ler aqueles livros, meus olhos seriam atraídos àquelas palavras enegreadase minha mente se recordaria imediatamente da palavra que eu tinha pretendido originalmente esconder.
Então, qual era o objetivo de fazer aquilo? Em última análise, as próprias palavras que eu tinha estabelecido para esconder tinham se tornado palavras que eu era incapaz de remover da mente.

Os palavrões estão em toda parte

Quando escolhi fazer o curso de inglês na Universidade Brigham Young-Idaho, fiz certas aulas que nos exigiam ler romances ou outras obras de literatura que continham palavrões. Lembro-me de um romance em particular que continha pelo menos um ouvários xingamentos em toda página.
No entanto, descobri que eu era capaz de me concentrar mais nas lições profundas que aprendi com o romance do que nas palavras específicas que foram usadas.

O mal pode ser justificado?

Orson Scott Card, autor de “Ender’s Game – O Jogo do Exterminador” e membro de longa data de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma vez deu um discurso intitulado “O problema do mal na ficção”.

No discurso, Card aborda a realidade do mal em nosso mundo (especificamente na ficção). Ele faz a distinção entre três tipos diferentes de literatura:

1. Literatura que retrata o mal
2. Literatura que defende o mal
3. Literatura que age mal

As pessoas são livres para retratar e defender o mal como quiserem; é somente quando o mal é promulgado em nossa vida que se torna uma ameaça. Para aqueles que se opõem a todo o mal sendo retratado na literatura, Card responde:

“Conheço um livro que mostra dois irmãos que tomam o navio em que toda a família está, amarram seu irmão mais novo e ameaçam matá-lo, aterrorizam todos a bordo e fazem uma festa com bebedeira até que o navio ficou quase destruído. Nesse mesmo livro, mulheres e crianças são atiradas vivas no fogo; em uma batalha sangrenta, um dos mocinhos corta o couro cabeludo de seu inimigo e nós torcemos por ele; uma mulher desperta a luxúria de um homem com sua dança obscena e o faz matar o rei”.

Que livro é este, você pode perguntar? O Livro de Mórmon. Sem o mal no Livro de Mórmon, não compreenderíamos plenamente a alegria e a felicidade que vem quando os santos seguem a Cristo. De maneira semelhante, não conseguimos compreender plenamente a ressurreição de Cristo sem compreender Seu sofrimento e dor no Getsêmani e na Cruz.

Card menciona que muitas vezes nós ficamos presos na ideia do “e se”.
E se não houvesse palavrões em romances, meu filho não os falaria, certo? No entanto, não baseamos nossa vida em uma previsão para o futuro que pode ou não ocorrer.
Vivemos em uma época em que leremos coisas sobre o mal. Veremos o mal. Ouviremos palavras más sendo ditas. Orson Scott Card declarou no mesmo discurso: “ninguém é tão bom que é intocável pelo mal”.
A questão é se escolheremos ou não deixar esse mal entrar em nossa vida.

A escolha é sua

Existe uma resposta certa ou errada quando se trata de palavrões na literatura? Não. Eu vou dizer-lhe que se um romance contém mais de três palavrões é o mal? Não. Você tem que ser capaz de seguir o Espírito e saber o que está bem e o que não está em sua própria vida, e você tem que entender que a revelação pessoal é única e exclusivamente para você  Não julgue outras pessoas por pensarem de maneira diferente.

Qual é a sua opinião?

Fonte: ThirdHour

Relacionado:

Falar ou não Falar Palavrões! Essa Não É a Questão

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *