fbpx

Joseph Smith casou com 40 mulheres? Algumas delas já eram casadas?

autor

Joseph Smith é o Profeta Mórmon – o homem que restaurou a Igreja de Jesus Cristo neste últimos dias. Ele e outros homens de sua época tiveram mais de uma esposa, vivendo um”Casamento Plural” – que significa um homem casar com mais e uma mulher.

Muitos aspectos dos casamentos plurais – especialmente os dos primeiros membros da Igreja são desconhecidos. Entretanto, temos algumas informações e com elas podemos tirar algumas conclusões, ainda que não terminativas. Antes de fazê-lo, porém, é preciso considerar certos pontos: quem foi Joseph Smith, e como aprender sobre ele.

Hoje a Igreja não pratica o casamento plural. Na verdade, isso foi interrompido a muito tempo (Declaração Oficial 1).

Quem foi Joseph Smith?

O Profeta Joseph Smith foi o homem escolhido por Deus para restaurar – trazer de volta – verdades preciosas do evangelho – que haviam sido perdidas após o ministério de Jesus Cristo e seus os apóstolos originais. Joseph Smith viu Deus, o Pai, e Jesus Cristo quando tinha 14 anos de idade. Este evento glorioso, chamado de “A Primeira Visão” deu inicio a Restauração do Evangelho.

Após essa visão outros eventos gloriosos se sucederam – como a miraculosa tradução do Livro de Mórmon, a restauração da autoridade divina de Deus – o sacerdócio – pelas mãos de João Batista, Pedro, Tiago e João – seres divinos; e a manifestação de outros profetas do passado. Tudo isso para se cumprirem as escrituras que diziam que antes da Segunda Vinda de Cristo chegaria os “tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio” (Atos 3:21).

O fato é que essa obra tão grandiosa não passaria desapercebida pelo Inimigo. Satanás e seus seguidores odeiam Joseph Smith e a obra por ele realizada. Eles se esforçam para maldizer o Profeta. Isso não é novidade, ainda muito jovem, um anjo disse a Joseph que seu nome seria conhecido entre bem e mal entre todas as nações (Joseph Smith—História 1:29–46).

autenticidade

“Joseph Smith Translating the Book of Mórmon”, Gospel Art Pictures, lds.org

Como posso saber sobre o caráter de Joseph Smith?

Existe muita especulação em volta do Profeta Joseph Smith. Joseph se esforçou para deixar registros, mas nunca foi muito bom nisso. Embora o grande projeto “Joseph Smith Papers” tenha trazido a luz muitos documentos e informações – ainda existe muita coisa que não sabemos sobre este homem que nasceu a mais de 200 anos atrás.

O Élder Neil L. Andersen, dos Doze Apóstolos, disse:

“Para as perguntas sobre o caráter de Joseph, devemos mostrar as palavras de milhares que o conheceram pessoalmente e que deram a vida pela obra que ele ajudou a estabelecer. John Taylor, que foi atingido quatro vezes pela turba que assassinou Joseph, declarou: “Testifico diante de Deus, dos anjos e dos homens que [Joseph] era bom, honrado e virtuoso (…); que tanto na vida privada quanto na pública seu caráter era imaculado e que viveu e morreu como homem de Deus” (“Joseph Smith“, Conferência Geral, outubro de 2014)

Separamos outros testemunhos de pessoas que conheceram e conviveram com o Profeta aqui.

unico membro

O que é verdade e o que não é sobre o Profeta?

Joseph Smith disse:

“Eu nunca disse que era perfeito, mas não há erro nas revelações que ensinei” (History of the Church, volume 6, p. 366)

Sim, Joseph não era perfeito. Contudo, era um homem santo, um verdadeiro profeta de Deus. Ao estudar sua história, suas palavras e suas obras – podemos ponderar e orar a Deus para saber se ele não foi um Profeta. O Espírito Santo – que não mente – pode nos contar a verdade de todas as coisas (Morôni 10:5).

O Élder Andersen disse:

“Os comentários negativos sobre o Profeta Joseph Smith aumentarão à medida que se aproxima a Segunda Vinda do Salvador. As meias-verdades e os enganos sutis não diminuirão. Haverá familiares e amigos que precisarão da sua ajuda.”

Cada pessoa precisa descobrir por is mesma se Joseph foi ou não um Profeta. As pesquisas e as opiniões podem nos convidar a ponderar e refletir – mas apenas Deus pode nos dar uma certeza inabalável da verdade.

A verdade fora do contexto pode transmitir uma mensagem falsa

O Elder Andersen disse que algumas informações sobre Joseph Smith, embora verdadeiras, podem ser apresentadas completamente fora do contexto de sua época e sua situação.

Ele disse que o Presidente Russell M. Nelson, muitos anos atrás contou o seguinte:

“Eu era consultor do governo dos Estados Unidos em seu Centro Nacional de Controle de Doenças em Atlanta, Geórgia. Certa vez, enquanto esperava o táxi que me levaria ao aeroporto depois das reuniões, estiquei-me no gramado a fim de desfrutar um pouco do calor do sol antes de retornar ao inverno de Utah. Mais tarde, recebi pelo correio uma fotografia, tirada com a ajuda de uma lente de longo alcance, que capturou aquele momento de descanso no gramado. A legenda da foto era: ‘Consultor Governamental no Centro Nacional’. A imagem era verdadeira, a legenda era verdadeira, mas a verdade fora usada para promover uma impressão falsa”.

Não descartamos algo que sabemos ser verdade em troca de algo que ainda não entendemos.”

Dito isso, vamos a centro da questão.

vida de Joseph Smith

Vida de Joseph Smith em família (imagem via: mormon hub)

Joseph casou ou não com muitas mulheres?

Sim, casou. Assim como amados profetas e justos do passado: Abraão, Jacó, Moisés, Davi, etc.

“Os santos dos últimos dias acreditam que o casamento entre um homem e uma mulher é a lei de casamento permanente estabelecida pelo Senhor. Nos tempos bíblicos, o Senhor ordenou que alguns praticassem o casamento plural — o casamento entre um homem e mais de uma mulher. Por revelação, o Senhor ordenou que Joseph Smith instituísse a prática do casamento plural entre os membros da Igreja no começo da década de 1840. Por mais de meio século, o casamento plural foi praticado por alguns santos dos últimos dias sob a direção do presidente da Igreja.” (“O Casamento Plural em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias“, Tópicos do Evangelho, lds.org)

Um artigo sobre o tema, no site da Igreja declara:

“Após receber uma revelação com o mandamento para praticar o casamento plural, Joseph Smith casou-se com várias esposas e iniciou a prática entre pessoas próximas. Esse princípio foi um dos aspectos mais desafiadores da Restauração — pessoalmente para Joseph e para outros membros da Igreja. O casamento plural testou a fé e provocou controvérsia e oposição. Poucos santos dos últimos dias aceitaram de início a restauração de uma prática bíblica completamente contrária ao que acreditavam ser correto. Mas, muitos testificaram mais tarde das poderosas experiências espirituais que os ajudaram a sobrepujar sua hesitação e deu-lhes coragem para aceitar essa prática.” (“O Casamento Plural em Kirtland e Nauvoo“, Tópicos do Evangelho, lds.org)

De fato, Joseph amava sua esposa Emma, havia sido criado numa tradição de monogamia. Casar-se com outra mulher era algo impensável para ele. Entretanto um anjo apareceu a ele três vezes entre 1834 e 1842 e ordenou-lhe que desse continuidade ao casamento plural, nos momentos em que ele hesitou em seguir em frente.

Joseph e Emma - aniversário da Sociedade de Socorro

Com quantas mulheres Joseph Smith casou?

Evidências indicam que Joseph Smith participou de dois tipos de “casamento”:

“Durante o período no qual o casamento plural foi praticado, os santos dos últimos dias diferenciavam o selamento para esta vida e para toda a eternidade dos selamentos apenas para a eternidade. Selamentos para esta vida e para toda a eternidade incluíam compromissos e relacionamentos durante essa vida, incluindo a possibilidade de relações sexuais. Selamentos apenas para a eternidade indicavam relacionamentos apenas na próxima vida.” (“O Casamento Plural em Kirtland e Nauvoo“, Tópicos do Evangelho, lds.org)

O número exato de mulheres a quem Joseph Smith foi selado durante sua vida é desconhecido porque existem poucas evidências. Números estimados ficam entre 30 e 40 (ver Hales, Joseph Smith’s Polygamy, vol. 2, pp. 272–273). Algumas das mulheres que foram seladas a Joseph Smith testificaram mais tarde que seus casamentos foram para esta vida e para toda a eternidade, enquanto outras indicaram que seus relacionamentos foram apenas para a eternidade.

Apesar de alegações de que Joseph Smith tivesse tido filhos dentro do casamento plural, testes genéticos feitos até o momento deram resultados negativos, embora seja possível que ele tenha tido dois ou três filhos com esposas plurais. (Ver Ugo A. Perego, “Joseph Smith, the Question of Polygamous Offspring, and DNA Analysis”, Newell G. Bringhurst and Craig L. Foster)

Joseph Smith se casou com mulheres que estavam casadas com outros homens?

Joseph Smith foi selado a várias mulheres que já eram casadas (o número varia entre 12-14). Esses casamentos eram selamentos apenas para a eternidade. Joseph não adulterou, não roubou nenhuma mulher de um homem casado!

“Há muitas possíveis explicações para essa prática. Esses selamentos talvez tenham criado o caminho para se formar um vínculo ou ligação eternos entre a família de Joseph e outras famílias da Igreja. Esses laços se estendiam tanto verticalmente, de pais para filhos, quanto horizontalmente, de uma família para outra. Hoje, esses laços eternos são realizados no templo por meio dos casamentos de indivíduos que também são selados à própria família, desta maneira ligando famílias eternamente. Os selamentos de Joseph Smith com mulheres que já eram casadas pode ter sido uma versão antiga de unir famílias umas às outras. Em Nauvoo, muitos, se não todos, os primeiros maridos parecem ter continuado a morar na mesma casa com sua esposa enquanto Joseph estava vivo, e não existem registros documentados de reclamações sobre esses selamentos.

Esses selamentos podem também ser explicados pela relutância de Joseph em participar do casamento plural devido à tristeza que causaria em sua esposa Emma. Ele pode ter acreditado que os selamentos com mulheres casadas cumpriria o mandamento do Senhor sem exigir dele relações matrimoniais normais. Isso poderia explicar porque, de acordo com Lorenzo Snow, o anjo tenha repreendido Joseph por ter “hesitado” em relação ao casamento plural mesmo após ter participado da prática. Após essa repreensão, de acordo com essa interpretação, Joseph retomou essencialmente selamentos com mulheres solteiras.

Outra possibilidade é que, em uma época em que a expectativa de vida era menor do que hoje, mulheres fiéis sentiam urgência em serem seladas pela autoridade do sacerdócio. Muitas dessas mulheres eram casadas com não membros ou ex-mórmons, e mais de uma das mulheres expressou mais tarde infelicidade em seus casamentos. Vivendo em um tempo em que era difícil conseguir o divórcio, essas mulheres podem ter acreditado que o selamento a Joseph Smith lhes daria bênçãos que, de outra maneira, elas não teriam na próxima vida.”

As mulheres que se uniram a Joseph Smith no casamento plural arriscaram a reputação e o respeito próprio ao serem associadas com um princípio tão contrário a sua cultura e tão facilmente mal-entendido pelas pessoas. Após a morte de Joseph, a maioria das mulheres seladas a ele mudaram-se para Utah com os santos, permaneceram fiéis membros da Igreja e defenderam tanto o casamento plural quanto Joseph.

Conclusão

Não é um tema simples o Casamento Plural. O fato é que Joseph recebeu um mandamento – e como Profeta deveria segui-lo. Ele relutou muito em fazê-lo, mas foi advertido e seguiu em frente. Vários dos casamento dele não foram casamentos terrenos (envolvendo relações sexuais) – eram “selamentos eternos”. Ao que tudo indica as mulheres que já eram casadas participaram apenas dos “selamentos para eternidade”.

Não conhecemos todas as razões pelas quais Deus ordenou o Casamento Plural. O Livro de Mórmon identifica uma razão para Deus ordenar essa prática: aumentar o número de filhos nascidos no convênio do evangelho a fim de “suscitar posteridade para [o Senhor]” (Jacó 2:30). Também sabemos que vivemos na “dispensação da plenitude dos tempos” (Doutrina e Convênios 112:30; 124:41; 128:18) – e que princípios antigos — como profetas, sacerdócio e templos — seriam restaurados na Terra. O casamento plural, praticado por antigos patriarcas como Abraão, Isaque, Jacó e Moisés, era um desses princípios antigos.

Entretanto, conforme o Presidente Dallin H. Oaks disse certa vez:

“Se você ler as escrituras [ou estudar a História da Igreja] com esta questão em mente, “Por que o Senhor ordenou isto ou por que ele ordenou aquilo,” você descobrirá que em menos de um mandamento a cada cem, não há qualquer razão para ter sido dado. Não é típico do Senhor dar razões. Podemos racionalizar as revelações. Podemos racionalizar os mandamentos. Quando fizermos isto, estaremos por conta própria. Algumas pessoas racionalizam nesta questão sobre a qual estamos discutindo aqui, e acontece que eles acabam estando extremamente errados. Há uma lição nisso. A lição que tirei disto [é que] decidi há muito tempo atrás que eu tinha fé no mandamento e eu não tinha fé nas razões que me foram sugeridas a respeito dele.” (citado em “Qual é nossa doutrina?“, Robert L. Millet, BYU Religious Studies Center)

 

Você pode ler mais sobre esse tema nos artigos referenciados durante o texto, e também aqui:

https://mormonsud.net/para-refletir/casamento-plural-resposta-oficial/

https://mormonsud.net/para-refletir/3-fatos-sobre-joseph-smith/

https://mormonsud.net/vida-mormon/40-esposas-e-noivas-adolescentes/

 

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
viajar
Casal dá dicas de como viajar com filhos pequenos e se divertir muito
na turquia
Voluntários mórmons na Turquia são temporariamente redesignados

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *