Halloween nas capelas

A festa de Halloween, ou dia das bruxas, não parece uma festa que combina muito com a doutrina do evangelho de Jesus Cristo e com as capelas. Veja uma pergunta enviada a Clay Gorton, o Gramps, do site askgramps.com e sua resposta sobre o assunto

Pergunta

Oi Gramps.

Gostaria de saber sua opinião sobre o uso de nossas capelas SUD para fazer comemorações de Halloween. A festa de Halloween tem uma origem pagã, e embora seja tudo toda comemorada com doces, etc. hoje em dia, ainda acho estranho que, como membros da Igreja todo ano comemoramos esse evento em nossas capelas.

Anna

Resposta

Querida Anna,

Como muitos feriados, as origens do Halloween são complicadas e difíceis de definir. O termo remonta ao século XVIII e ironicamente, é de origem cristã. É uma versão do termo, “holy evening”, livremente traduzido como “noite sagrada”.  Halloween é a noite antes do Dia de Todos os Santos, outro feriado cristão. Nos primórdios do cristianismo, não era raro ter uma celebração na noite anterior dos principais feriados, como Natal, Páscoa e Pentecostes. Como muitos outros feriados, algumas culturas têm mudado e adotado seus costumes para seus próprios fins, e a história “pagã” do Halloween pode ser um desses casos.

A Igreja SUD não adotou nenhuma posição oficial sobre o feriado, e o fato de nossas alas geralmente organizarem essas festas mostra que a Igreja não tem problema com isso. Não é incomum para alas, principalmente aquelas com muitas famílias, ter atividades de dia das bruxas onde crianças e adultos usam fantasias. Ainda há, naturalmente, regras que devemos seguir. Não podemos vestir fantasias e máscaras vulgares ou assustadoras pois são desaprovadas, principalmente para adultos. Como você mencionou, o feriado gira em torno de doces e do sentimento de união com as pessoas do bairro e da ala.

Conclusão sobre o Halloween

O Halloween depende da perspectiva. Algumas pessoas usam o feriado para razões que nós, como membros ativos da Igreja podemos não gostar? Com certeza. A esmagadora maioria das pessoas usa o feriado como desculpa para vestir fantasias divertidas e espalhar alegria para os seus amigos, vizinhos e outros membros? Acho que a resposta seria sim.

Escrito por Clay Gorton (Gramps) traduzido por Luciana Fiallo Alves

Fonte: askgramps.org

Saiba mais:

Os Mórmons Podem Comemorar o Halloween?