fbpx

E Se Jesus Não Houvesse Realizado a Expiação?

religiosos que influenciaram o mundo

Certa vez em uma manhã de Domingo, um jovem portador do Sacerdócio se preparava para administrar o sacramento como em muitas outras ocasiões. Ao retirar a toalha branca, para sua surpresa e infelicidade, não havia pão na bandeja. Um dos rapazes, visivelmente afoito, correu para a cozinha na esperança de encontrar pão para a ordenança, mas não havia nenhum. Finalmente, o rapaz se dirigiu ao Bispo e o informou da situação.

O sábio Bispo então se levantou, explicou o problema para a congregação e perguntou: “O que seria de nós se a bandeja do sacramento estivesse vazia hoje porque não houve a Expiação?”

Essa talvez seja uma das mais importantes questões do Evangelho a serem refletidas por todos que se denominam discípulos de Cristo. A resposta para a pergunta revela nossa completa dependência ao Salvador e sua graça transformadora.

Quais seriam então as consequências? E se não houvesse pão porque não houve crucificação nem água porque não houve o sangue do Sacrifício do Salvador?

Não Haveria Ressurreição

O domínio completo da morte sobre o homem seria questão de tempo. A esperança de viver novamente seria um vago desejo e eternidade seria abstrata e irreal. Jacó ensinou este princípio no Livro de Mórmon declarando:expiação de cristo

“Portanto é necessário que haja uma expiação infinita—porque se a expiação não fosse infinita, esta corrupção não poderia revestir-se de incorrupção. Portanto o primeiro julgamento que recaiu sobre o homem deveria ter durado eternamente. E se assim fosse, esta carne teria que apodrecer e desfazer-se em sua terra mãe, para não mais se levantar”[1]

Paulo, também sobre isso afirmou:

“Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.”[2]

Nossos Espíritos Estariam Sujeitos ao Domínio de Satanás

Sem o poder proveniente da Expiação, a luta contra o pecado e tentação contaria apenas com nossa própria força de vontade. Sem o apoio divino, não haveria perspectiva ou visão eterna do que buscamos nos tornar. Sem perspectiva eterna, pecado assumiria o controle, tornando-nos escravos de nossa natureza decaída.

Jacó declarou:

“(…)nossos espíritos estariam à mercê daquele anjo que caiu da presença do Eterno Deus e tornou-se o diabo, para não mais se levantar(…)”[3]

Continua lendo o restante desse artigo no Intérprete Nefita.

| Para refletir
Publicado por: Luiz Botelho
Luiz Botelho serviu na Missão Santa Maria e atualmente mora em Provo-Ut. Estuda Antropologia na Utah Valley University e descobriu na Ciência, História, Filosofia e Teologia sua verdadeira paixão. Atualmente trabalha voluntariamente como Diretor Internacional da FairMormon, é autor do Interpretenefita.com e um dos Diretores da More Good Foundation no Brasil.
Manuscrito Spaulding - Resposta Oficial da Igreja
Missionário Ferido em Ataque Terrorista Entra em Coma Induzido

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *