fbpx

O que significa evitar leviandade e riso escandaloso?

leviandade e riso escandaloso

O evangelho foi dado a Adão e Eva quando “depois de muitos dias” oferecendo sacrifício, “um anjo do Senhor apareceu a Adão” e ensinou-lhe o plano de salvação (Moisés 5:6–9). Adão e Eva, com alegria, abraçou e ensinou a seus filhos (ver Moisés 5:10–12). Mas “Satanás veio entre eles, dizendo: .”Não acredite; (…) e os homens começaram a partir desse momento para frente para ser carnais, sensuais e diabólicos” (Moisés 5:13). O evangelho implica um padrão definido ou estilo de vida melhor definido como o oposto de “carnais, sensuais e diabólicos”. Um dos encargos ou responsabilidades relacionadas com a adesão ao evangelho está reiterado na revelação “Folha de Oliveira”:

“Organizai-vos; (…) Estabelecei uma casa, mesmo uma casa de oração (…) Portanto cessai todas as vossas conversas levianas, todo riso, todas as vossas concupiscências, todo orgulho e frivolidade e todas as vossas ações iníquas.” (D&C 88:119, 121).

Quanto à leviandade, o humor não é leviano; é introspecção às fraquezas humanas. Não há nada de leviano no uso incisivo de sátira frequentemente com um tom de tristeza para a loucura dos homens e o absurdo de suas pretensões. Tal era o humor de Abinádi abordando os sacerdotes do rei Noé — não havia nada de leviano, embora ele pudesse gerar uma risada. Que é leviano é o deleite em curiosidades superficiais; e a visualização de eventos graves ou trágicos com complacência ou indiferença. Isto é leviano, conforme Brigham Young observou muitas vezes, levar a sério e dedicar o interesse de modos, estilos, modas e modos de expressão e de comportamento que estão passando e são triviais, sem valor intelectual. Há momentos em que a tolice não é leviana, mas perspicaz. Horácio é o exemplo clássico: sua sátira bem-humorada e engraçada é uma triste exposição dos males e da corrupção de sua época, tão perturbadores como a nossa.

Quanto ao riso, Joseph Smith tinha uma risada saudável que abalou todo o seu quadro; mas foi significativo rir, uma risada bem-humorada. O riso escandaloso é vazio, o riso sem sentido de trilha sonora ou do público reagindo a cartazes que são mostrados a eles e rotineiramente rindo de cada observação feita, não importa quão banal, seja uma comédia de situação. Observe que “pensamentos levianos e (…) riso escandaloso” são mencionados em D&C 88:69.

Sobre conversas levianas e calúnias, a minha política é criticar apenas quando solicitado a: de outro modo ninguém sai ganhando.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Primeira Presidência publica declaração oficial sobre os templos

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *