Pergunta

Pensei na seguinte questão: duas pessoas estão comprometidas a se casar no templo e uma pessoa diz que recebeu a revelação de que elas deveriam ser seladas para o tempo e toda a eternidade, e uma delas diz ter a revelação de que elas deveriam terminar e cada um seguir seu próprio caminho. Como ambos podem ter obtido uma revelação oposta?

Assinado, Kim

Resposta

Kim,

Nos meus anos de faculdade eu tinha um amigo que estava noivo com uma moça muito especial. Ambos haviam orado, e ambos sentiram inicialmente que esta era a coisa certa a fazer. No dia do casamento no templo a jovem começou a ficar muito nervosa. Depois de conversar sobre o que estava sentindo com um dos oficiantes, ela sentiu em seu coração e mente que aquilo não era a coisa certa para ela fazer.

Neste cenário, eu consigo pensar em duas possibilidades:

1) Ela ficou insegura e por causa dessa insegurança o Senhor então revelou que ela não seguisse en frente (embora fosse certo).

2) A primeira resposta do Senhor foi uma confirmação que ele era um homem bom para se casar e como ela queria estar com um homem bom ela suprimiu o seu desconforto de não querer casar com ele 100%, até que esse desconforto se tornou maior no templo.

O Élder Jeffrey R. Holland falou o seguinte em seu discurso: “Cast Not Away Therefore Your Confidence”, que clarifica melhor a suposição número 1:

“No processo de revelação e tomada de decisões importantes, o medo desempenha um papel destrutivo, às vezes paralisante. Para Oliver Cowdery, que perdeu a oportunidade única porque não a aproveitou durante sua vida, o Senhor disse: “foi por não teres continuado como no princípio.”.

Às vezes, mesmo quando o Senhor confirma algo importante, podemos temer, e nosso medo resulta na perda de algo bom.

sofrimento, duvidar

Acho importante notar também que duas revelações podem ser recebidas por causa da pergunta que estamos fazendo.

Nossos desejos e metas pessoais podem afetar o resultado de nossas orações.

Por exemplo, se uma pessoa está orando “qual seria o ex-militar mais qualificado para essa posição de trabalho?” e a outra pessoa está orando “qual seria a melhor pessoa para essa posição de trabalho?” a resposta do Senhor pode ser diferente. E se o primeiro estiver orando para saber se a pessoa será capaz de cumprir metas? E se o segundo estiver orando simplesmente para escolher a pessoa certa?

As respostas podem ser diferentes para ambas as perguntas. Uma pessoa pode se qualificar para todos os requisitos que o primeiro deseja, enquanto outro candidato, embora não muito qualificado, possa ser a pessoa certa para o segundo recrutador.

Nos meus primeiros anos na faculdade li o seguinte conselho dado por um homem que queria ser professor. Quando ele determinou que queria ser professor, decidiu que era importante saber se sua noiva seria capaz de viver um estilo de vida econômico, antes mesmo de ir perguntar ao Senhor se ela era a pessoa certa. Mas eu já ouvi o seguinte de algumas mulheres: “Você pode amar um homem rico tão facilmente quanto um homem pobre. Case-se com o homem rico.”

Então, se este meu amigo estivesse com uma noiva que foi ensinada pela mãe que ela deveria casar com um homem rico, essa moça receberia uma resposta diferente ao perguntar o Senhor se ele era a pessoa “certa” para ela. Este é um exemplo que ilustra como as pessoas podem receber uma revelação diferente de acordo com seus desejos e objetivos pessoais nesta vida.

Nossas metas pessoais, nossos desejos pessoais, nossos medos e confianças pessoais afetarão amplamente o resultado de nossas respostas.

O que podemos fazer é viver o evangelho de forma plena, sempre nos arrependendo. Ao nos esforçar para permanecermos dignos, podemos seguir em frente com confiança de que o Senhor responderá nossas orações, ou avisará que o caminho que estamos tomando é errado. O medo é o oposto da fé, e aumentamos nossa fé através de nossa retidão.

Esta é uma tradução do artigo publicado originalmente no site askgramps.org com o título “How can two people get opposite revelation?”.

Relacionado:

Um exercício simples para sentir o amor de Deus e receber revelação