O evangelho foi dado a Adão e Eva quando “depois de muitos dias” oferecendo sacrifício, “um anjo do Senhor apareceu a Adão” e ensinou-lhe o plano de salvação (Moisés 5:6–9). Adão e Eva, com alegria, abraçou e ensinou a seus filhos (ver Moisés 5:10–12). Mas “Satanás veio entre eles, dizendo: .”Não acredite; (…) e os homens começaram a partir desse momento para frente para ser carnais, sensuais e diabólicos” (Moisés 5:13). O evangelho implica um padrão definido ou estilo de vida melhor definido como o oposto de “carnais, sensuais e diabólicos”. Um dos encargos ou responsabilidades relacionadas com a adesão ao evangelho está reiterado na revelação “Folha de Oliveira”:
“Organizai-vos; (…) Estabelecei uma casa, mesmo uma casa de oração (…) Portanto cessai todas as vossas conversas levianas, todo riso, todas as vossas concupiscências, todo orgulho e frivolidade e todas as vossas ações iníquas.” (D&C 88:119, 121).
Leviandade
Quanto à leviandade, o humor não é leviano; é introspecção às fraquezas humanas. A sátira, mesmo sendo irônica, não é algo superficial. Muitas vezes, os autores usam a sátira de forma incisiva e inteligente, com um tom de tristeza, para revelar a loucura das atitudes humanas e o absurdo de suas ambições. Tal era o humor de Abinádi abordando os sacerdotes do rei Noé — não havia nada de leviano, embora ele pudesse gerar uma risada.
O que é realmente leviano é se divertir com curiosidades superficiais e tratar assuntos sérios ou trágicos com indiferença ou descaso. Como Brigham Young observou muitas vezes, é leviano dar importância excessiva a modos, estilos, modas e formas de comportamento passageiras e sem valor intelectual. Há momentos em que a tolice não é leviana, mas perspicaz. Horácio é o exemplo clássico: sua sátira bem-humorada e engraçada é uma triste exposição dos males e da corrupção de sua época, tão perturbadores como a nossa.
Riso
Quanto ao riso, Joseph Smith tinha uma risada saudável que abalou todo o seu quadro; mas foi significativo rir, uma risada bem-humorada. O público solta risadas escandalosas e vazias ao reagir a cartazes ou trilhas sonoras, rindo automaticamente de cada comentário, por mais banal que seja, como costuma acontecer em comédias de situação. Observe que “pensamentos levianos e (…) riso escandaloso” são mencionados em D&C 88:69.
Em geral, sobre conversas levianas e calúnias, a minha política é criticar apenas quando solicitado: de outro modo ninguém sai ganhando.
Fonte: LDSLiving
Relacionado:
- A jornada de uma mãe atípica: descobrir, ensinar, amar
- Por que duas pessoas podem receber revelações diferentes?
- 4 razões pelas quais não podemos escolher os mandamentos que iremos cumprir
Primeira Presidência publica declaração oficial sobre os templos
Materia confusa, não esclarece absolutamente nada.