fbpx

O que uma esposa de bispo gostaria que todos da ala soubessem

tratar o cônjuge como quer ser tratado

Este artigo foi escrito pela esposa de um bispo. Ela pediu que seu nome fosse mantido em sigilo.

Já faz muito tempo que fui testemunha de como funciona o trabalho de liderança na Igreja. Vi o meu pai servindo como conselheiro do bispado, bispo, conselheiro na presidência da Estaca e presidente de Estaca. Depois de anos de serviço na liderança, ele agora é o líder da missão da ala. Em contrapartida, o “descanso” do meu pai nos chamados de liderança culminaram com o chamado do meu marido como bispo.

Como jovem casal, não imaginávamos quão desafiador esse chamado seria para nós dois. O chamado veio num momento de grandes decisões em nossa vida. Acho que todo casal jovem precisa passar por certos desafios em algum momento da vida. Apenas confiamos no Senhor e decidimos aceitar e servir da melhor maneira possível.

É uma bênção servir na Igreja. É uma bênção ver meu marido servindo. Sou testemunha do poder de Deus em minha vida e na vida de meu marido, como bispo.

Porém algumas coisas que ouvimos e vemos alguns de certos membros da ala, tornaram nosso fardo um pouquinho mais pesado. Ao refletir sobre nossa experiência, pensei em escrever e fazer algumas sugestões. Elas advém da minha própria experiência ao ser filha de um líder na Igreja e, agora, mais recentemente, de tornar-me esposa do bispo.

1- Entrevistas

O bispo precisa entrevistar os membros. Por muitos motivos. Seja para ajudá-los no processo de arrependimento, renovar a recomendação do templo, fazer chamados e muito mais. Mas os membros da ala podem apoiar o bispo marcando com antecedência as entrevistas com o secretário da ala.

Se for possível que as entrevistas ocorram em um dia que não seja o domingo, melhor para o bispo e sua família.

Além disso, tem muita coisa que os conselheiros podem resolver em entrevistas. Eles são chamados para apoiar e ajudar o bispo, e são homens sábios e inspirados. É verdade que há coisas que só o bispo pode resolver, mas muito pode ser feito pelos conselheiros. A insistência dos membros da ala de apenas falar com o bispo, em coisas que os conselheiros podem ajudar, é uma demonstração de falta de apoio e compreensão sobre o sacerdócio.

As últimas orientações e mudanças da Igreja sugerem que os membros e lideres façam menos reuniões aos domingos e preenchem esse tempo no lar com suas famílias. Existem situações que as entrevistas realmente precisam ser feitas com urgência. Mas há outras situações que podem ser feitas outro dia. Da mesma forma que o domingo é importante pra sua família, para a família do seu bispo também é. 

2- Palpites de como o Bispo deve agir

O seu bispo foi chamado pelo Senhor. E o Senhor irá guia-lo em suas decisões. E seu bispo já tem os seus conselheiros para orientá-lo no tocante as decisões importantes para ala. Muitos irmãos não fazem por mal ao dar alguns palpites. Alguns irmãos palpitam por já terem sido bispos e terem experiência com o chamado. É importante que os irmãos entendam que o tempo deles já passou. Embora dicas e conselhos sejam bons, o bispo atual tem as chaves, e ele decide.

O Senhor precisa daquele novo bispo, ainda que falho e inexperiente, para cuidar de Sua Vinha.

Os membros devem ser cuidadosos ao fazerem suas sugestões; os membros de uma ala precisam saber que quem lidera é o bispo e não irmão experiente que gosta de dar palpites.

‘A esposa do Bispo não o apoia suficiente.’

Jamais façam comentários dessa natureza. A esposa é a que tem menos tempo com o bispo!

Ele não é apenas o bispo dela – é seu marido!

Ela que faz o serviço dobrado para poder apoiá-lo e para que ele consiga servir da melhor forma os membros da ala. É triste pra ela ver seu marido ocupado com um membro da ala e ele não poder desabafar sobre isso com ela, para manter em sigilo uma situação ou outra. Sem contar os afazeres domésticos que antes ele tinha tempo para contribuir e agora não têm. Jamais a critique ou censure no olhar se ela interromper de vez em quando sua conversa com bispo ao pegar as chaves do carro para ajeitar o almoço dele e das crianças. Ela se sente sozinha às vezes; se sente cobrada e sobrecarregada. Tenham paciência e empatia por ela. 

‘Os filhos do Bispo são mal exemplo.’

Assim como você tem defeitos e falhas, os filhos do bispo não são diferentes de vocês. E também não significa que por serem “crianças energéticas” (os filhos do bispo) o evangelho não seja ensinado e vivido no lar. Todos nós estamos em constante aperfeiçoamento e aprendizado. No caso das crianças: qualquer pequenino tem desafios. Não é fácil educar. Não é fácil para a esposa do bispo ficar sozinha na sacramental cuidando das crianças e controlando a reverência sem que o marido esteja ao seu lado.

‘O bispo e a esposa são um casal jovem. O Bispo não terá muito o que contribuir.’

Mais uma vez! O bispo foi chamado pelo Senhor. Não houve nenhum processo seletivo para a ocupação do cargo; pelo contrário. Essa escolha foi feita na pré-existência. Ele talvez seja jovem, talvez seja velho; mas a maneira que o Espírito Santo conduz é a mesma para qualquer filho de Deus digno. A experiência terrena nesse caso não é um pré-requisito. Vejamos o caso de Davi; ele foi escolhido pra ser o Rei de Israel ainda muito jovem. Nunca haviam lutado numa guerra, era um simples pastor de ovelhas. Mas o Senhor atentou para o seu coração. E ele foi um excelente guerreiro, rei e governante. 

Não leve assuntos de bispado para esposa do Bispo.

Por exemplo; já aconteceu de uma irmã vir até mim e perguntar se o Bispo iria ajudá-la com o aluguel naquele mês. E eu fiquei sem ação e apenas disse: ‘Irmãzinha você precisa conversar com sua presidente da sociedade de socorro ou seu presidente do quórum; não posso te ajudar com isso’. 

Sejam discretos também.  Se o bispo que é bispo não fala sobre esses assuntos com a esposa. Por que você precisa falar? Se preserve! E preserve o bispo; esse tipo coisa pode até virar fofoca e pôr em jogo discrição do bispo quanto aos assuntos de bem estar.

Conselheiros e delegação.

Muitas vezes eu vi o meu marido servir sozinho. Passar o dia inteiro na capela para fazer as coisas darem certo. Algumas vezes os conselheiros não chegam no horário da reunião, outras vezes não vão ainda chegam atrasados na sacramental. Se ele não estiver na capela nenhum dos dois estará. Claro que eu não vou entrar em um atrito por isso.  Mas é necessário que os conselheiros entendem que são os braços, mãos e pernas do Bispo. Ele não pode fazer tudo sozinho. Quanto mais tempo ele passa na capela, menos tempo ele passa com sua família e menos tempo ele tem pra descansar.

Moisés só conseguiu ajudar Israel a venceu Amalec quando Aarão e Hur seguraram os braços dele. E assim Israel foi triunfante; porque seu Líder teve o apoio necessário em sua fraqueza física.

 

Por fim; poderia ficar dando muitos exemplos de como podemos apoiar o Bispo e sua família; esses são apenas alguns dos mais pontuais. Sou tão grata pelos membros da ala. A grande maioria apoia meu esposo e serve o Senhor com devoção.

O evangelho de Jesus Cristo é maravilhoso; e ele deve ser vivido com amor, alegria e dedicação em servir a Deus. Quanto mais unidos somos, mais Sião nos tornamos. Assim nosso lar e nossa ala se tornam uma única unidade. Apoiem seu Bispo! Apoiem a esposa e filhos dele. O espirito da sua ala será melhor e seu lar será uma extensão da Igreja.

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
os anjos
As chaves de ministração de anjos usadas durante o Sacramento
Élder Ulisses Soares e sua esposa
O Élder Ulisses Soares fez um pedido especial aos jovens adultos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *