fbpx

O que as Escrituras Nos Ensinam Sobre o Estudo Secular?

graduação

Você já se perguntou o que o Senhor diz a respeito do estudo secular? Você sabe o que quer dizer “estudo secular”?

Bem, vamos a uma definição rápida. Secular é um termo que deriva do vocábulo latino seculāris. A primeira acepção do conceito está relacionada com o estado ou os hábitos do século ou que carece de ordens clericais. Cabe destacar que a ideia de século pode associar-se à vida civil, em oposição ao contexto religioso. Costuma falar-se de secularização para designar o não domínio de uma instituição religiosa em relação a algum assunto.

Secular seria então aquilo que não é religioso e/ou espiritual.

Porém, aprendemos que todas as coisas são espirituais para o Senhor e em tempo algum Ele nos deu uma lei que fosse terrena.  (Doutrina e Convênios 29:34).

Nas Escrituras lemos:

“Qualquer princípio de inteligência que alcançarmos nesta vida surgirá conosco na ressurreição.  E se nesta vida uma pessoa, por sua diligência e obediência, adquirir mais conhecimento e inteligência do que outra, ela terá tanto mais vantagem no mundo futuro.” (Doutrina e Convênios 130:19)

Conhecimento

Essa escritura por si só responde a nossa pergunta inicial. Fica claro o quanto o Senhor quer que estudemos e aumentemos nosso conhecimento.  Afinal, “é impossível ao homem ser algo em ignorância.” (Doutrina e Convênios 130:6).  

Aprendemos também por meio das Escrituras, que tudo o que é bom vem de Deus. Lemos em Morôni capítulo 7, versículo 12: “Portanto, todas as coisas boas vêm de Deus” .

O conhecimento que advém do estudo secular, sem dúvida alguma é inspirado por Deus. “Eis, porém, que aquilo que é de Deus convida e impele a fazer o bem continuamente; portanto, tudo o que convida e impele a fazer o bem e a amar a Deus e a servi-lo, é inspirado por Deus.” (Morôni 7:13).

Com o conhecimento secular adquirido, é possível construir templos e capelas, administrar financeiramente a Igreja, escrever e traduzir manuais, produzir as revistas no mundo todo,por exemplo. Coisas que as vezes não observamos por esse ângulo, mas que sem o estudo secular, não seriam possíveis.

Desde a época de Joseph Smith até os nossos dias, é possível ver a evidência de que a conversão ao evangelho de Jesus Cristo traz um desejo de aprender.

livro santos

Os Santos dos Últimos Dias

Joseph Smith, ainda jovem, traduziu o Livro de Mórmon das placas cujo idioma ninguém na Terra entendia. Ele fez isso pelo dom divino da revelação. Mas, mais tarde ele contratou um professor particular para ensinar idiomas antigos a ele e aos líderes da Igreja. Joseph Smith não tinha basicamente nenhuma formação acadêmica. Ainda assim o efeito do evangelho fez com que ele quisesse aprender mais para que pudesse ser mais útil para Deus e para os filhos Dele.

Quando os santos dos últimos dias foram expulsos do Missouri pelas turbas, eles construíram uma cidade às margens do Rio Mississipi chamada Nauvoo. Mesmo em meio à pobreza e morando bem na fronteira, ainda assim eles estabeleceram uma universidade, “para o ensino das artes, ciências e profissões cultas” [citado em H.S. Salisbury, “History of Education in The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints,” Journal of History, julho de 1922, p. 269].

“O primeiro ano acadêmico em Nauvoo foi de 1841–1842. A universidade era provavelmente uma das primeiras universidades municipais dos Estados Unidos [ver Wendell O. Rich, Distinctive Teachings of the Restoration, 1962, p. 10]. (…) O currículo incluía os idiomas (alemão, francês, latim, grego e hebreu) e as matérias matemática, química, geologia, literatura e história.(…)

(…) A permissão para a criação da Universidade da Cidade de Nauvoo serviu como base para a fundação da Universidade Deseret (atualmente a Universidade de Utah), fundada por Brigham Young, em Salt Lake City, em 1850. Certa vez ele disse aos diretores de ensino dessa escola que “o conhecimento é o poder de pensar claramente, o poder para agir de maneira correta no mundo profissional e o poder para apreciar a vida” [ver Miton Lynn Bennion, Mormonism and Education, 1939, p. 115]” (em Daniel H. Ludlow, ed., Encyclopedia of Mormonism, 5 vols., 1992, vol. 2, pp. 442–443).

Quando os santos em Utah ainda estavam lutando para produzir alimento suficiente, eles fundaram escolas. Eles sentiram-se motivados a estimular seus filhos em direção à luz e maior utilidade devido à instrução. Esse impulso é mais do que uma tradição cultural. É o fruto natural de se viver o evangelho de Jesus Cristo. Podemos ver isso em todo o mundo à medida que os missionários voltam para casa depois da missão. Aqueles que plantaram a semente da boa palavra de Deus e serviram de modo fiel, invariavelmente, despertaram neles um grande desejo de auto aperfeiçoamento. E, juntamente com isso, eles têm um desejo de aprender cada vez mais e obter aptidões cada vez melhores.

O propósito das criações de Deus, e isso inclui a vida que Ele nos concedeu, é o de permitir que tenhamos as experiências de aprendizado necessárias para voltar a viver com Ele na eternidade. Isso só será possível caso consigamos mudar nossa natureza por meio da fé no Senhor, Jesus Cristo, no verdadeiro arrependimento e ao fazermos e cumprirmos os convênios que Ele preparou para todos os filhos do Pai Celestial por intermédio de Sua Igreja. O verdadeiro aprendizado é composto de uma poderosa força espiritual. Esse elemento espiritual, quando eficaz, refina e enaltece os objetivos de nossa instrução total.

Procurar Aprender para Servir a Deus

Dependendo do que nos motiva a buscar conhecimento, o estudo torna-se uma bênção ou uma condenação. Se procurarmos conhecimento a fim de servir melhor a Deus e Seus Filhos, será uma bênção de grande valor. Se buscarmos conhecimento a fim de nos exaltarmos, nos tornaremos orgulhosos e egoístas.

É por isso que sempre devemos colocar a busca pelo conhecimento espiritual em primeiro lugar. Por isso a Igreja possui os institutos de religião em todo o mundo onde há um número suficiente de jovens. A instrução espiritual adquirida no instituto irá auxiliá-los a planejar e a acelerar o estudo acadêmico.

O Senhor disse:

“Também vos dou um mandamento de que continueis em oração e jejum a partir de agora.

E dou-vos um mandamento de que vos ensineis a doutrina do reino uns aos outros.

Ensinai diligentemente e minha graça acompanhar-vos-á, para que sejais instruídos mais perfeitamente em teoria, em princípio, em doutrina, na lei do evangelho, em todas as coisas pertinentes ao reino de Deus, que vos convém compreender;

Tanto as coisas do céu como da Terra e de debaixo da Terra; coisas que foram, coisas que são, coisas que logo hão de suceder; coisas que estão em casa, coisas que estão no estrangeiro; as guerras e complexidades das nações e os julgamentos que estão sobre a terra; e também um conhecimento de países e reinos —

Para que estejais preparados em todas as coisas, quando eu vos enviar outra vez para magnificardes o chamado com o qual vos chamei e a missão com a qual vos comissionei” (Doutrina e Convênios 88:76-80)

O Senhor e Sua Igreja sempre incentivaram a educação para aumentarmos nossa capacidade de servir a Ele e aos filhos do Pai Celestial. Sejam quais forem nossos talentos, há serviço para todos. E para que isso seja bem feito o aprendizado é sempre necessário, não uma vez ou por um tempo limitado, mas continuamente.

Na escritura mencionada, o Mestre explica o processo claramente. Por meio de oração, jejum, trabalho árduo e com o objetivo de servi-Lo, Sua graça estará conosco. Por experiência própria, posso garantir que isso não significa que sempre seremos os melhores. Significa que aprenderemos com mais rapidez e desenvolveremos nossas aptidões além do que desenvolveríamos, caso contássemos apenas com nossas habilidades inatas.

Encontramos, assim, algumas respostas bem visíveis a respeito do que tudo isso significa para nós e, portanto, o que devemos fazer.

O Estudo Espiritual Nos Dá Propósito para o Estudo Secular

Nossa prioridade deve sempre ser a instrução espiritual. Para nós, a leitura das escrituras deve ser feita antes da leitura dos livros de história. A oração deve ser feita antes de decorar os verbos do espanhol. Uma recomendação para o templo deve ser mais importante do que ser o primeiro da classe. Entretanto, é preciso ficar claro que o estudo espiritual não deve substituir o estudo secular.

Com certeza o Senhor dá valor aos ensinamentos do livro de história. Ele valoriza não somente os verbos do espanhol, mas também a geografia. Ele nos ensina nas escrituras que devemos ter “um conhecimento de países e reinos” (Doutrina e Convênios 88:79). Também nos incentiva a estudar questões científicas. Fica claro para nós que, priorizar o estudo espiritual não nos desobriga do estudo acadêmico. Muito pelo contrário, o estudo espiritual nos dá um propósito para aprender e nos motiva a termos mais empenho em obter o conhecimento secular.

Para que o estudo espiritual esteja sempre em primeiro lugar, teremos algumas decisões difíceis com relação ao uso do tempo. Contudo, nunca devemos deixar o estudo espiritual ficar em segundo plano. Nunca. Será uma tragédia. Lembre-se, seu interesse é instruir-se não apenas para a vida mortal, mas para a vida eterna. Quando você enxergar claramente com a visão espiritual, colocará o aprendizado espiritual em primeiro lugar, mas sem negligenciar o aprendizado secular. De fato, você trabalhará mais arduamente em seu aprendizado secular do que faria sem a visão espiritual.

Nunca Devemos Parar de Aprender

Um grande professor está sempre aprendendo. O ambiente de trabalho de todas as profissões está mudando tão rápido que o que sabemos hoje não será suficiente amanhã.

Nunca devemos parar de estudar. Se nosso estudo acaba na porta da sala de aula no dia da formatura, vamos fracassar. E precisaremos da ajuda do céu para saber quais coisas, dentre as infinitas que podemos estudar, seria mais sábio aprender. Isso também significa que não podemos desperdiçar nosso tempo nos entretendo, quando temos a chance de ler ou ouvir algo que vai nos ajudar a aprender uma coisa verdadeira e útil. A curiosidade insaciável será nossa marca registrada.

Às vezes podemos sentir que temos que escolher entre o aprendizado espiritual e o secular. Esse é um falso conflito para a maioria de nós, principalmente para os jovens. Antes de formarmos uma família, temos tempo livre até mesmo nos dias mais ocupados. Muitas vezes usamos muito tempo para nos divertir, alegando que “preciso recarregar as baterias”. Esse tempo poderia ser gasto lendo e estudando para obter mais conhecimento, habilidades e cultura.

Não precisamos de tecnologia moderna nem de muito dinheiro a fim de aproveitar para aprender durante esse tempo que agora desperdiçamos. Podemos apenas ter um livro, papel e lápis. Já é o suficiente. Mas, precisamos de determinação para não deixar esse tempo escapar.

Deus Pode Multiplicar a Eficiência de Nosso Tempo

Alguns de vocês talvez se sintam sobrecarregados por falta de tempo. Mas há uma outra forma de olhar para esse problema. Olhem-no como uma oportunidade para testar sua fé. O Senhor os ama e cuida de vocês. Ele é onipotente e prometeu: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Essa promessa é verdadeira. Quando colocamos as coisas de Deus em primeiro lugar, Ele opera milagres. Se orarmos para saber o que Ele deseja que façamos, Ele multiplicará nossa capacidade de tal maneira que o tempo parecerá maior. Ele provavelmente agirá de forma diferente com cada pessoa, mas sei por meio de várias experiências que Ele é fiel a Sua palavra.

Não posso prometer sucesso em seus estudos e nem posso dizer como Ele irá honrar Sua promessa de derramar bênçãos sobre vocês. Mas posso prometer que se achegarem-se a Ele em oração, perguntarem o que Ele deseja que façam e prometerem que colocarão o Seu reino em primeiro lugar, Ele responderá suas orações e cumprirá Sua promessa de derramar bênçãos sobre sua cabeça, bastante e de sobra. As aparentes paredes da prisão da “falta de tempo” começarão a ruir, mesmo quando tivermos mais responsabilidades.

Pessoas que participaram da Semana de Educação da BYU escutam e fazem anotações enquanto Elder Gary E. Stevenson discursa, terça-feira, 20 de agosto de 2019. Crédito: Rebekah Baker

A Verdadeira Vida é A Vida Eterna

A verdadeira vida para a qual estamos nos preparando é a vida eterna. O conhecimento secular tem significado eterno para nós. Nossa convicção é de que Deus, nosso Pai Celestial, quer que tenhamos a vida que Ele tem. Toda verdade que pudermos aprender nesta vida ressurgirá conosco na Ressurreição. E tudo o que pudermos aprender aumentará nossa capacidade de servir. Esse destino não está reservado apenas para os que são brilhantes, que aprendem rápido ou que possuem as mais respeitadas profissões. Será concedido àqueles que são humildemente bons, que amam a Deus, que O servem com toda sua capacidade, não importando quão limitada ela seja — já que toda nossa capacidade, quando comparada à de Deus, é limitada.

“A maior parte dos indivíduos limita seu aprendizado primariamente ao que ouvem ou lêem. Sejam sábios. Desenvolvam a habilidade de aprender pelo que veem e, particularmente, pelo que o Espírito Santo os inspira a sentir. (…) Anotem as coisas importantes que aprenderem com o Espírito, em um lugar seguro. (…) Expressem gratidão pela ajuda recebida e obedeçam-na. Esta prática reforçará sua capacidade de aprender pelo Espírito. Permitirá que o Senhor guie sua vida e dê maior significado ao uso de todas as suas habilidades latentes” (Élder Richard G. Scott).

Que sempre façamos do estudo secular uma parte importante de nossas vidas.  Lembre-nos do que disse  Bertrand Russell, matemático e filósofo do século XX:

“Uma vida boa é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento”.

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Alex Boyé Fez Extraordinária Apresentação com o Coro do...
Mãos Que Ajudam: Projeto em Arujá-SP é Destaque no G1

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *