fbpx

Pare de Se Esconder Atrás de Deus Quando Estiver Namorando

“Eu não acho que devemos continuar namorando, porque eu orei a respeito e você não é a pessoa certa para mim.”

Essa é uma frase utilizada inúmeras vezes por membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ao redor do mundo e em minha opinião é uma que precisa ser utilizada menos frequentemente. Não me entenda errado, eu absolutamente acredito que é correto e de fato é algo que todos precisamos fazer quando estamos em um relacionamento sério procurando confirmação sobre se devemos ou não nos casar com um indivíduo.

Os Danos de Justificativas Enquanto Está Namorando

Entretanto, algo que não devemos fazer é utilizar Deus como uma justificativa sobre o porquê não queremos sair com alguém ou quando simplesmente não estamos mais interessados em alguém. Aqui está o problema. Imagine uma moça, chamaremos ela de “Moça A.” Moça A começa a sair com um rapaz e após alguns encontros ouve do rapaz, “desculpe, eu orei a respeito e você não é a pessoa certa para mim.” Então ela segue à diante e após alguns meses começa a sair com outro rapaz, que responde a ela com a mesma resposta antes mesmo de começarem a namorar. Finalmente, ela novamente segue à diante e após sair com um rapaz algumas vezes ele proativamente diz a ela, “eu sei que você provavelmente tem sentimentos por mim, mas eu quero que saiba que eu já orei a respeito e você não é a pessoa certa para mim” apesar de ela nem mesmo estar interessada em namorar com ele e apenas tratá-lo com um amigo.

Quer tentar adivinhar o que tudo isso faz com que a moça sinta neste ponto? (Aliás, essa é uma história verídica). Quando cada rapaz que ela conhece ou sai afirma que Deus disse a eles que ela simplesmente não é a pessoa certa, ela irá naturalmente começar a sentir que Deus é quem a está rejeitando, e não os indivíduos, e aí está o problema. Eu sou incapaz de dizer quantas variações (o inverso aconteceu muitas vezes comigo antes de eu me casar) desta história eu já ouvi no decorrer dos anos e por causa da frequência, acredito que é algo que precisamos parar de fazer.

Assumir a Responsabilidade Pela Decisão

Mesmo que você de fato ore sobre alguma pessoa e tenha um mau sentimento, assuma a responsabilidade da decisão. Não use Deus como a escapatória para uma decisão que você já tomou antes mesmo de orar. A única ocasião em que você deve utilizar “eu orei a respeito e Deus me disse que esse não é o caminho certo para mim” é quando você realmente quer permanecer com a pessoa mas continua a ter um mau sentimento a respeito. Se VOCÊ não deseja namorar uma pessoa ou não quer sair com ele (a), apenas diga que VOCÊ não deseja. Não se esconda atrás de Deus e não O utilize como escudo como se você não tivesse controle da situação dizendo, “eu orei a respeito e não há nada que eu possa fazer sobre isso.”

Namoro já é difícil o suficiente. Rejeição, por si mesmas, é algo muito difícil de lidar sem nem mesmo adicionar Deus à equação. Os resultados de muitas pessoas na busca por um companheiro (a) são negativos. Eu literalmente tive centenas de encontros antes de encontrar a pessoa certa para mim (o qual sou eternamente grato, a propósito). Isso resulta em menos de 1% na taxa de sucesso, o que significa muitas rejeições.

Eu já estive no outro lado, onde tive que dizer a alguém que eu não queria namorar, mas de fato eu disse. Não foi fácil ou divertido, mas era a verdade. A verdade não era que Deus não queria que eu namorasse com elas. Eu não queria namorar com elas.

Então, se você estiver namorando com alguém ou alguém estiver interessado em você ao passo que não é mútuo, SEJA HOMEM (ou SEJA MULHER)! Não use uma desculpa porque você não deseja lidar com a difícil decisão de dizer a eles que não está interessado. Apenas fale a verdade.

Artigo originalmente publicado no LDSSMILE.COM e traduzido por Luiz Botelho

 

| Para refletir
Publicado por: Luiz Botelho
Luiz Botelho serviu na Missão Santa Maria e atualmente mora em Provo-Ut. Estuda Antropologia na Utah Valley University e descobriu na Ciência, História, Filosofia e Teologia sua verdadeira paixão. Atualmente trabalha voluntariamente como Diretor Internacional da FairMormon, é autor do Interpretenefita.com e um dos Diretores da More Good Foundation no Brasil.
Como um Pastor Presbiteriano Se Converteu à Igreja Mórmon Após...
Tecnologia no Dia do Senhor: 20 sugestões para melhorar sua...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *