fbpx

Você não pode eliminar o pecado em sua vida de maneira passiva

eliminar o pecado

O pecado está em todos os lugares e talvez esteja onde menos imaginamos. Precisamos estar muito atentos a tudo que nos rodeia para que não sejamos levados para o lado do inimigo. Satanás quer que façamos coisas erradas, que abusemos do pecado e que nos afastemos da graça divina.

O significado da palavra pecado

No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam “errar”, no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu.

Segundo Agostinho, dito Santo Agostinho pelos católicos romanos, o pecado é “uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna”, causando por isso ofensa a Deus e ao seu amor. Em outras palavras, tudo que é contrário ao que Deus espera de nós pode ser considerado pecado. Conclui-se, portanto, que há inúmeras formas de pecar.

O famoso livro “O Milagre do Perdão” escrito pelo Presidente Spencer W. Kimball nos ensina muito sobre o que é o pecado e como eliminá-lo de nossa vida. No livro, há um capítulo específico que trata somente sobre como abandonar o pecado, algo que devemos fazer diariamente e repetidas vezes para não perecermos.

O Presidente Kimball escreveu:

“Apenas querer não é o suficiente. Resumindo, o arrependimento não é real enquanto o transgressor não abandona a estrada do erro e inicia um novo caminho. Alguém disse que há apenas um modo de eliminar um mau hábito – deixar de praticá-lo. O poder do Salvador não se estende àquele que meramente deseja mudar de vida. O verdadeiro arrependimento leva o homem a agir”.

Uma escritura pode ainda ser mencionada aqui. A escritura, encontra-se em Doutrina e Convênios 58:43:

“Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados – eis que ele os confessará e abandonará”.

Com a escritura, fica claro que aquele que fato se arrependeu, não volta a cometer os mesmos erros!

Nós precisamos agir e não apenas ficar no campo da tentativa! Em nossa entrevista final com o Salvador não será nos perguntado se tentamos guardar os mandamentos e sim se guardamos os mandamentos! Afastar-se do pecado não é fácil e evitá-lo não é simples, mas é possível.

Então vem a pergunta – você está eliminando o pecado de maneira passiva?

Eliminar o pecado de maneira passiva é muito comum e às vezes não nos damos conta disso.

Estamos eliminando o pecado de maneira passiva quando estamos com um pé no evangelho e outro no mundo, ou seja, quando nós até vamos a Igreja, temos um chamado, mas cumprimos os mandamentos de forma seletiva, quando deixamos o dia do arrependimento para amanhã – sabemos que determinado ponto está errado, mas acreditamos que sempre haverá tempo amanhã para melhorar. Quando conscientemente pecamos com a intenção de nos arrepender depois. Quando justificamos nossas faltas e delitos. Quando julgamos os pecados dos outros como sendo grandes e graves e os nossos, pequenos e sem importância.

Haverá um tempo que não teremos mais como nos arrepender. Agora é o tempo! Alma 34:32-33 diz:

“Pois eis que esta vida é o tempo para os homens prepararem-se para o encontro com Deus; sim, eis que o dia desta vida é o dia para os homens executarem os seus labores.

E agora, como vos disse antes, já que haveis tido tantos testemunhos, peço-vos, portanto, que não deixeis  o dia do arrependimento para o fim; porque depois deste dia de vida que nos é dado a fim de nos prepararmos para a eternidade, eis que, se não fizermos melhor uso de nosso tempo nesta vida, virá a noite tenebrosa, durante a qual nenhum labor poderá ser executado”.

Em um discurso de abril de 2005, o Presidente Nelson ensinou firmemente:

“Agora é o tempo de nos prepararmos para encontrar Deus. Amanhã pode ser tarde demais”.

Com as palavras do Presidente Nelson, aprendemos que não podemos continuar “tentando eliminar o pecado de maneira passiva”. É extremamente necessário sermos firmes, corajosos, determinados e cheios do Espírito diante de qualquer situação pecaminosa que se apresente a nós. Este é o tempo de nos prepararmos.

Relacionado:

Precisamos dos amigos para lutar contra o pecado

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Rejeitado pelos amigos, amado por Jesus
o arco-iris e a segunda vinda
O arco-íris é um sinal da segunda vinda? Gerald Lund responde

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *