fbpx

O Guia Mórmon Para Educar Crianças Sobre Sexo

1. Avalie seus próprios sentimentos

Self Evaluation

Se você ainda possui sentimentos de que sexo é algo imoral, inapropriado ou “nojento,” você realmente não está em posição para ter uma conversa saudável e eficiente com seus filhos.

Para muitos pais, então, o primeiro passo para ensinar seus filhos sobre sexo é educando a si mesmo.

2. Foque nos Pontos Positivos

Positive Elements of Sexuality

Quando pensarem sobre como conversar com seus filhos sobre sexo, focalize nas coisas positivas que você deseja para eles. Se você pretende falar com seus filhos sobre sexo, então você precisa ter em mente o objetivo que deseja alcançar.

Para a maioria dos Santos dos Últimos Dias, o que desejamos alcançar ao educar nossos filhos sobre sexo é evitar gravidez indesejada, doenças, relaçõex sexuais antes do casamento e imoralidade. Frequentemente quando pensamos em nossas metas, elas agem de maneira a evitar os efeitos negativos.

Estas são metas dignas, é claro, mas talvez você precise adicionar mais coisas a elas. O que você deseja para seus filhos? Uma imagem corporal saudável? Um casamento feliz? Uma vida sexual significativa? Quando focalizamos nesses pontos positivos, tal abordagem irá mudar todo o teor de nossa conversa.

3. Mantenha Diálogos Regulares

Teenagers Talking About Sex

Um dos maiores problemas com o “diálogo sobre sexo” é o fato de frequentemente abordarmos isto exatamente como um “diálogo sobre sexo.” Ouvi alguns Santos dos Últimos Dias sugerirem que devemos antecipar o diálogo sobre sexo cada vez mais, devido aos contínuos problemas no mundo.

Mas este tipo de abordagem ainda coloca a pressão em uma única e longa conversa. Quantos outros tópicos em nossas vidas costumamos decidir conversar com nossos filhos tudo de uma vez? Ao invés de ter o “diálogo sobre sexo,” mantenham muitos diálogos sobre sexo. Mantenham conversas regulares.

Desde o momento em que crianças começarem a falar elas terão perguntas sobre sexualidade. Através de uma constante abordagem do assunto, sempre que relevante, e em idades apropriadas, podemos evitar aquelas longas e constrangedoras conversas.

4. Utilize Vocabulário Adequado

Mother talking to toddler boy

A partir do momento em que crianças conseguem nos entender, nós devemos utilizar linguagem adequada para descrever nosso corpo. Há poucas coisas que podem fazer mulheres e homens adultos mais constrangidos do que pronunciar as palavras pênis ou vagina. Mas quando substituímos tais palavras e outros vocabulários sexuais com eufemismos, nós criamos dois problemas.

Primeiro, o eufemismo de cada pessoa é diferente. Ao evitar utilizar termos próprios estamos também evitando que nossos filhos se comuniquem de maneira eficiente.

Segundo, não há praticamente nenhum outro tópico em que “enchemos linguiça” antes de criar palavras sem sentido para descrever. Ao se negar a utilizar descrições básicas, nossos filhos irão aprender que há algo inapropriado sobre seus órgãos sexuais.

5. Discuta Emoções

Emotional Teenager

Os elementos emocionais do sexo são muito mais relevantes para adolescentes do que os elementos físicos. Quando pensamos sobre o ato de ensinar sobre sexo, normalmente pensamos sobre as funções anatômicas básicas. Mas para adolescentes, a anatomia do sexo não é uma grande preocupação.

Nossos filhos não realmente precisam saber como as partes se unem, mas precisam aprender como compreender, contextualizar e administrar seus sentimentos sexuais.

Assim como evitar qualquer discussão sobre sexualidade pode criar o sentimento de que algo é errado, conversar sobre a natureza física do sexo sem discutir os aspectos emocionais pode fazer nossos filhos sentirem-se isolados e incapazes de discutir os aspectos emocionais que estão dominando suas mentes.

6. Jamais Minta

Don't Lie to your teens

Mesmo “mentiras pequenas” podem causar problemas em longo prazo. Quando eu era criança, perguntei minha mãe por que eu e meu pai tínhamos órgãos sexuais diferentes do de minha irmã. Ela explicou que um vendedor certa vez havia batido à nossa porta, e eles eram muito caros, então eles podiam comprar apenas dois.

Eu acreditei nisso até uma idade muito elevada para acreditar em tais coisas. Crianças de fato ouvem seus pais quando conversando sobre sexo. Quando utilizamos de forma inapropriada aquela confiança por estarmos despreparados ou indispostos a responder uma questão, isto pode causar efeitos negativos de longo prazo para os relacionamentos.

Ao invés de mentir, utilize informações gerais que sejam apropriadas para cada idade. Se necessário, peça para falar sobre o assunto depois, quando tiver formulado uma resposta.

7. Fale Menos

Be quiet

Quando imaginamos a cena de dialogar com nossos filhos sobre sexo, muitos pais imaginam uma lição de um para um. Este tipo de abordagem frequentemente não realmente contribui em muito. Apesar de sempre termos que responder a questões, faça de maneira eficaz. Então adicione e acompanhem-os com novas perguntas formuladas por você mesmo.

Não sinta que sempre deve esperar que seus filhos iniciem a conversa. Faça suas próprias perguntas sobre a vida de seus filhos, algo nas notícias, ou algo de um livro, filme, ou programa de TV que estiverem assistindo ou lendo.

Como você tem falado com seus filhos sobre sexo? O que tem funcionado? O que não tem funcionado?

Artigo originalmente publicado no Mormonhub.com e traduzido por Luiz Botelho

| Para refletir
Publicado por: Luiz Botelho
Luiz Botelho serviu na Missão Santa Maria e atualmente mora em Provo-Ut. Estuda Antropologia na Utah Valley University e descobriu na Ciência, História, Filosofia e Teologia sua verdadeira paixão. Atualmente trabalha voluntariamente como Diretor Internacional da FairMormon, é autor do Interpretenefita.com e um dos Diretores da More Good Foundation no Brasil.
Como eu posso superar pensamentos suicidas?
O templo de Star Valley cumpre uma profecia de 122 anos atrás
A profecia mórmon de 122 anos que será cumprida mês que vem no...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *