Pergunta
Enquanto estávamos estudando a lição do “Vem, e Segue-Me” do livro de Mosias sobre videntes, começamos a nos perguntar se há uma diferença entre um profeta e um vidente. Eu não consigo realmente encontrar uma distinção em suas responsabilidades (habilidades) apesar de serem títulos distintos. Poderia me ajudar?
Resposta
De certa forma, você tem razão.
Atualmente na Igreja, o título de profeta é geralmente reservado para o Presidente da Igreja, que hoje é o Presidente Russell M. Nelson. Mas o termo “profeta”, como usado nas escrituras, é uma palavra muito mais genérica. É essa palavra genérica que o Rei Limi (Mosias 8:15) estava usando. Ele não estava falando sobre o líder terreno do Reino do Senhor. Ele estava falando sobre um homem que profetizava.
Além disso, a palavra “profeta” foi utilizada outras vezes nas escrituras.
“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te pus por deus sobre Faraó, e Aarão, teu irmão, será o teu profeta.” (Êxodo 7: 1)
Neste contexto, profeta se entende por “porta-voz”. Moisés era “pesado de boca” (Êxodo 4:10). Então, foi-lhe dado um assistente para realmente expressar as palavras do Senhor. E isso é o que a maioria dos profetas deveria ser: um homem que transmite as palavras de Deus ao público.
“Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá.” (Deuteronômio 18:20)

Seu papel em transmitir a palavra de Deus
Podemos ver muitas vezes que os profetas das escrituras não previram eventos futuros. Eles simplesmente repetiram a vontade e os comandos de Deus.
Abinádi é uma das figuras mais famosas do Livro de Mórmon. Ele era um profeta, mas certamente não era o líder da Igreja na terra.
“E aconteceu que depois de Abinádi dizer estas coisas, perguntou-lhes: Haveis ensinado a este povo que deve procurar fazer todas estas coisas, a fim de guardar estes mandamentos? Digo-vos que não, pois, se o houvésseis feito, o Senhor não me haveria enviado para profetizar infortúnios concernentes a este povo. (Mosias 13: 25-26)”
Este profeta aparentemente tinha uma vida “normal”, até ser necessário que o Senhor o chamasse para ensinar o evangelho e pregar arrependimento ao povo. A maior parte de suas palavras em suas pregações foi repetição dos mandamentos de Deus.

E sobre Videntes?
Há também provas de que se trata simplesmente de uma questão de escolha de palavras, ou melhor dizendo, sinônimos.
“(Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje antigamente se chamava vidente.)” (1 Samuel 9: 9)
No entanto, os Santos dos Últimos Dias usam o termo “vidente” de uma forma muito específica. Um profeta é aquele que profetiza e um vidente é aquele que “vê” de uma maneira muito especial.

Um grande missionário das escrituras chamado Amon ensinou: “Um vidente é também revelador e profeta; e que não há dom maior que um homem possa ter, a não ser que possuísse o poder de Deus, que ninguém pode possuir; contudo, o homem pode receber grande poder de Deus.”
“Um vidente, porém, pode saber tanto de coisas passadas como de coisas futuras; e por meio deles todas as coisas serão reveladas, ou seja, coisas secretas serão manifestadas e coisas ocultas virão à luz; e darão a conhecer coisas que não são conhecidas; e também manifestarão coisas que, de outra maneira, não poderiam ser conhecidas.” (Mosias 8:16-17)
Então, parece que há “profetas menores”, e há “profetas maiores” conhecidos como “videntes”. Não temos muita revelação sobre esse assunto.
Mas a principal coisa que faz de um vidente um vidente de verdade, é que eles podem olhar através de pedras de vidente e ganhar conhecimento do passado, presente e futuro. Claro, isso também significa que para cumprir o papel de um vidente, é preciso ter uma pedra de vidente. E só alguns na história que conhecemos tiveram um. Então, alguns que podem muito bem ser videntes, têm essa capacidade inativa até que lhes seja dada uma pedra de vidente.
Fonte: Ask Gramps
Veja também:
- Seguir o profeta é uma decisão individual
- Seguir o conselho dos profetas mudou a vida do Presidente Nelson
- Por que os profetas atuais não revelam novos sinais?



