fbpx

Deus quer trabalhar COM você, e não no seu lugar

Deus quer trabalhar conosco, e não em nosso lugar. Lá no fundo, todos nós sabemos que isso é verdade. Mas mesmo assim, às vezes esperamos que dessa vez, Deus vai nos dar um folguinha e fazer nossa oração ser cumprida do zero. Mas não é assim que as orações funcionam.

O discurso fantástico do Élder Scott

Lá em 1991, Élder Richard G. Scott deu um discurso chamado “Obter Ajuda do Senhor”. Nesse discurso, ele falou:

“Verdadeiramente, o Senhor disse: “Pedi, e recebereis” (D&C 4:7), mas ele também declarou: “Eis que não compreendeste; tu supuseste que eu to daria, quando não fizeste outra coisa senão pedir” (D&C 9:7).

É evidente que ele espera que façamos nossa parte, mas o que, especificamente, temos de fazer? Ninguém esperaria receber resultados de uma lei física sem obedecer a ela. O mesmo vale para a lei espiritual. Com a mesma intensidade com que desejamos obter ajuda, devemos procurar cumprir a lei espiritual que controla a ajuda. A lei espiritual não é um mistério. É algo que podemos compreender. As escrituras a definem em detalhes significativos. Citarei escrituras-chave que ensinam como pedir ajuda, resumindo depois a lei espiritual que elas esclarecem.”

Então ele nos fornece um guia tirado das escrituras no que constitui “fazer nossa parte.” Ele comenta que é nossa responsabilidade:

Se nós alcançarmos esses requerimentos espirituais, o resultado virá.

É importante lembrar que pedir com fé é incompleto sem agir na fé.

Conselho de Ano Novo

Exemplos nas escrituras quando o Senhor trabalhou com as pessoas

Exemplo 1: No livro de Alma há uma história incrível sobre uma batalha entre os Nefitas, liderados pelo Capitão Morôni, e os Lamanitas, liderados por um dissidente nefita, Zeraemna.

As Nefitas vencem e dão crédito a Deus. Os Lamanitas, por outra vez, disseram que os Nefitas venceram por causa de suas armaduras.

Na verdade, os Nefitas venceram porque eles fizeram a parte deles, agindo em fé ao se preparar para a batalha com suas armaduras.

O Senhor estava trabalhando com os Nefitas, e não no lugar dos Nefitas.

Exemplo 2: Um dos maiores milagres do Novo Testamento é a multiplicação dos pães.

Quando consideramos esse milagre, pode parecer que Deus fez tudo. Certamente foi o poder de Deus que multiplicou os pães e peixes, mas antes disso acontecer, isso aconteceu:

“Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.

E ele disse: Trazei-mos aqui.” – Mateus 14:17-16

Antes de Cristo multiplicar o alimento, os discípulos reuniram todo o alimento disponível. Isso foi a parte deles (e um ato de fé). Depois de terem agido em fé, Deus fez a parte Dele.

Exemplo 3: Talvez o evento mais famoso do Velho Testamento foi quando Moisés abriu o Mar Vermelho. Quando paramos pra pensar, parece que Deus fez tudo sozinho novamente, certo? Leia Êxodo 14:16:

“E tu, levanta a tua avara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em terra seca.”

Então sambemos de pelo menos duas coisas: Moisés e os Israelitas tiveram que viajar até a costa do Mar Vermelho e ele teve que levantar seu cajado e estender a mão para o mar. Esta foi a sua parte.

Não é uma tarefa muito grande comparada ao que o Senhor fez por eles. Mas isso é o que geralmente o Senhor faz, ele nos dá bençãos muitos maiores que nossos esforços.

Homem segura bússola em montanhas, metas em 2019

Por que precisamos fazer a nossa parte?

Temos que fazer a nossa parte porque Deus quer que nos tornemos como Ele é um dia. Para alcançar isso, precisamos ser capazes de fazer decisões e agir de acordo.

Se quisermos alcançar nosso potencial divino, precisamos seguir os passos do Salvados com nossos próprios pés.

Deus não é uma babá esperando nós chorarmos para nos atender. Ele é um treinador que nos ajuda a atingir nosso potencial máximo. Ele espera que um dia nós sejamos treinadores também.

Tome cuidado ao orar

Quando orarmos, que possamos evitar pedir por bênçãos que não estamos dispostos a trabalhar para obtê-las. As orações não são listas de presentes.

Se oramos por proteção, então devemos usar o cinto de segurança do carro.

Se oramos por uma boa noite de sono, então não devemos ir dormir tarde por ficar olhando no celular.

Se oramos por nosso alimento, então que possamos comer algo saudável.

Mas e as coisas que estão fora de nosso controle?

“A bênção soluciona problemas que estão além da nossa própria capacidade de controlar a situação, seja pessoalmente, seja com a ajuda de outros. Precisamos, contudo, fazer nossa parte para que a bênção se realize.” – Élder Scott

Por exemplo, se usarmos o cinto de segurança, o Senhor vai manter motoristas perigosos longe de nós. (algo que é totalmente fora de nosso controle).

A benção é o que não conseguimos controlar por nós mesmos. Se pedirmos para o Senhor fazer as coisas que somos capazes de fazer nós mesmos estaremos errando o algo, embora seja totalmente apropriado pedir ao Senhor que Ele consagre nossos esforços para nosso beneficio.

Se fizermos a nossa parte Deus fará a Dele. Élder Scott finaliza:

“Testifico-vos solenemente que o Senhor vos ajudará, quando obedecerdes com zelo à lei espiritual a que esse auxílio está sujeito. Ele é vosso Pai. Vós sois seus filhos. Ele vos ama e nunca vos abandonará. Sei que ele vos abençoará.”

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

7 maneiras de tornar suas orações mais significativas

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *