fbpx

O que posso fazer para dar mais significado à minha vida?

Nunca tive o desejo de ter um rusky siberiano como animal de estimação. Se fosse para ter um animal de estimação, eu preferiria ter um gato que dormisse no sofá o dia inteiro.

Mas ao invés de termos um felino preguiçoso, a vida nos trouxe um outro bichinho com muita energia.

Para que pudéssemos gastar um pouco da energia dele, reorganizei minha agenda para caminhar todos os dias em um parque perto de nossa casa.

Caminhávamos todos os dias, literalmente. Se estivesse chovendo, eu usava um guarda-chuva. Quando nevava eu me agasalhava mais.

Eu não esperava gostar de levar um cachorro para passear, mas de alguma maneira aqueles passeios se tornaram uma agradável parte do meu dia, meu cachorro e eu corríamos atrás de gafanhotos, seguíamos patos e pisávamos em folhas secas.

Apesar de já ter feito todos aqueles tipos de atividades antes, vê-las através de uma nova perspectiva (mesmo que aqueles olhos pertencessem a um cachorro), fez com que elas se tornassem novas para mim.

Então um dia, depois de anos passeando todas as manhãs pela mesma trilha na natureza, notei que não observava mais a paisagem ao meu redor ao caminhar.

Eu passava correndo pelos patos, os gafanhotos haviam desaparecido com o frio e não havia mais graça em pisar nas folhas. Eu puxava a coleira impaciente, ansiosa para voltar para casa.

O que um dia foi fonte de alegria, havia se tornado somente outra tarefa a ser riscada da minha lista.

Comecei a refletir sobre o que mais na minha vida uma vez havia sido prazeroso, mas agora era só parte da rotina.

Como eu me sentia sobre o meu estudo diário das escrituras? Minhas orações? Meu serviço ao próximo?

O Élder Dieter F. Uchtdorf, um apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, criou uma parábola intitulada “Um verão com a tia-avó Rose”.

Nesta parábola, a tia Rose encontra a felicidade ao preencher a sua vida com coisas significativas.

Preencher as nossas vidas com coisas e atividades geralmente não é um problema, mas quão significativas elas são?

O que fazemos repetidamente acaba se tornando rotina – até mesmo o que é essencial como orações familiares e pessoais, ir à igreja e passar um tempo com nossos entes queridos.

Como podemos fazer com que elas não se tornem somente um novo item a ser encaixado em nossas agendas apertadas?

Às vezes, pensamos que a resposta é fazer mais. Servir mais, orar mais, se esforçar mais. Há momentos em que fazer mais é o certo, e às vezes fazer mais é esmagador e cansativo.

Provavelmente, só precisamos de um toque ao que já estamos fazendo, para que continue a ser significativo.

Eu não precisava andar mais a cada dia. Eu só precisava encontrar uma maneira para aproveitar aquela caminhada que eu já estava fazendo.

Parar para observar o rato almiscarado nadando sob a água e a garça azul escondida nos juncos, foi o necessário para trazer alegria de volta à minha jornada diária pelo parque.

De modo similar, em nossos esforços espirituais, a resposta pode não ser adicionar alguns minutos a mais ao nosso estudo das escrituras.

Em vez disso, talvez precisemos ponderar sobre o que lemos e abrir os nossos corações para que o Espírito possa nos ensinar.

Talvez precisamos praticar ouvir as respostas quando oramos, ou colocar os nossos celulares de lado, enquanto estamos na Igreja.

Mudanças pequenas e simples muitas vezes são tudo o que precisamos para vermos a vida de uma nova perspectiva.

O Espírito Santo nos dirá quais são as pequenas e simples mudanças que devemos fazer em nossas vidas.

O Élder Larry R. Lawrence uma Autoridade Geral da Igreja, disse:

“O Espírito Santo realmente nos aconselha de modo personalizado. Ele é um companheiro absolutamente honesto e dirá a nós coisas que ninguém mais conhece ou tem a coragem de dizer.

O Espírito Santo não vai nos dizer que devemos aprimorar tudo de uma só vez. Se Ele o fizesse, ficaríamos desanimados e desistiríamos. O Espírito trabalha conosco a nosso próprio tempo, um passo de cada vez…” (Larry R. Lawrence, “Que Me Falta Ainda?”, outubro de 2015)

Um passo de cada vez.

Um pequeno e simples passo.

Uma pequena mudança aqui, um pequeno ajuste ali pode manter as nossas vidas cheias de significado e nos ajudar a sempre encontrar alegria, ao seguirmos o caminho do Senhor.

Fonte: LDS Blogs

Relacionado:

Vencendo o desânimo: Como encontrar a paz e o consolo hoje em dia

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *