fbpx

Crenças Mórmons: Aluno da BYU Reflete sobre Exemplos de Caráter

Como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tenho estudado o Livro de Mórmon e percebi algo. Na literatura, frequentemente lemos sobre o caráter com atributos admiráveis e podemos aprender com eles.  Não é diferente com as escrituras! O Livro de Mórmon, a tradução de escrituras antigas comparáveis à Bíblia, é absolutamente cheio de exemplos estelares.

Missionário mórmonEstava estudando a primeira seção, ou livro, dentro do Livro de Mórmon, que se chama 1 Néfi.  Ele contém um registro dos desafios e da época de (você saberia isso) um profeta chamado Néfi.  Ele é um exemplo clássico de coisas ruins acontecendo a uma pessoa boa.  Apesar de seus muitos desafios, no entanto, ele quase sempre demonstrava uma atitude positiva.

Ao ler sobre Néfi, observei o seguinte padrão: Ele enfrenta o problema de frente e escolhe agir.  Sua escolha de ser proativo e de fazer o que tinha que fazer para consertar a situação, ao invés de meramente reagir às consequências daquela situação, é verdadeiramente inspiradora.  E mais, essa atitude vinha de sua fé em Deus.  Várias vezes ele escolheu um curso de fé cheio de ação ao invés de uma reação cheia de temor. Tenho pensado muito sobre essa qualidade ultimamente.  Sou um calou aqui na BYU; toda esta coisa universitária é totalmente nova para mim.  Tenho estado na escola por pouco mais de duas semanas e já estou sentindo-me sobrecarregado.  Tem sido útil pra mim de várias maneiras estudar o exemplo de Néfi.  Primeiramente, quando penso como ele vagou no Deserto Árabe por oito anos e que seus próprios irmãos tentaram matá-lo, meus problemas de excesso de lição de casa e um colega de quarto que ronca muito parecem ser muito mais insignificantes, sem mencionar o quão fáceis são de ser sobrepujados.

Em segundo lugar, e mais importante, seu exemplo é algo que posso aplicar à minhas próprias dificuldades, por mais simples que pareçam.  Ao invés de esperar até a noite antes da data de entrega do trabalho, posso ser proativo e começar a fazê-lo antes do prazo.  Ao invés de jogar minhas mãos para cima com frustração quando tenho algo a imprimir e a internet não está funcionando, posso conseguir outro meio de fazer o trabalho. O exemplo de Néfi é talvez ainda mais aplicável quando se trata dos mandamentos do Senhor.  Assim como Néfi confiou no Senhor, eu também posso confiar.  Mesmo quando não tenho todas as respostas, e não compreendo o como e o por quê das coisas que Ele espera que eu faça, sei que Ele me ama e me ajudará, por isso tenho agir com fé e fazer o meu melhor.

Apesar de ter sido uma pessoa incrível, ele jamais falou isto de si mesmos.  Todas as vezes que ele teve sucesso, todos os problemas que vencia, ele sempre atribuía seu sucesso a Deus.  Ele é semelhante a um jogador de basquete que, quando perguntado porque jogou tão bem, ele disse: “Eu joguei bem, mas que merece todo o crédito é meu time.  Eu só fiz o meu melhor”.  Néfi, assim como muitos outros exemplos maravilhosos no Livro de Mórmon, insta o leitor a ver o que há de bom nele como um reflexo da perfeita bondade de Deus.  É minha meta ser mais semelhante a ele: deixar um bom exemplo e mostrar a outras pessoas o amor que nosso Pai Celestial tem por eles e o tamanho da felicidade que vem através de segui-Lo.

Este artigo foi escrito por Matt K., aluno na Universidade Brigham Young e membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Recursos Adicionais:

Jesus Cristo no Mormonismo

Crenças Básicas Mórmons

O Livro de Mórmon

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *