fbpx

Como voltar a confiar nos líderes da Igreja quando suas palavras nos ferem?

Recentemente, participei de uma conferência de estaca onde uma Autoridade de Área comentou sobre um assunto delicado. Os comentários me incomodaram por vários motivos, incluindo a falta de sensibilidade e a leveza com que o assunto foi discutido.

Sem perceber, eu estava apenas esperando o discurso terminar. Além disso, eu poderia dizer que os outros se sentiam tão desconfortáveis ​​quanto eu. De repente, houve uma pausa e a voz do orador embargou. Olhei para cima e vi que ele estava chorando enquanto tentava abordar o assunto.

Meu coração se enterneceu. Em minha mente, ouvi as palavras repetidas vezes: “Ele está tentando, ele está fazendo o melhor que pode.”

Embora eu não concordasse com tudo o que o orador disse ou como ele apresentou o assunto, o Espírito me convidou a estender a graça a ele. Pude sentir paz e manter minha conexão com o Espírito pelo resto da reunião.

Esta semana, o irmão Bradley Wilcox fez comentários controversos sobre raça, mulheres e outras igrejas, e emitiu um pedido público de desculpas. Alguns de seus comentários me entristeceram e me trouxeram à mente o que a graça implica.

Como estendemos a graça aos líderes da Igreja que cometem erros, seja na esfera pública ou em nossa vida privada? Como estendemos graça a eles quando estamos com raiva?

Eu sei que muitos que estão lendo isso também estarão se perguntando se devemos nos dar ao trabalho de estender a graça.

 Escrevi este artigo com base em minha crença pessoal de que Jesus Cristo chamou cada um de nós para estender a graça aos outros, e talvez especialmente àqueles que não a merecem.

Da mesma forma, acredito que a graça é mais poderosa em mudar corações e nos afastar de ideias prejudiciais e ideologias incorretas do que qualquer outro curso que possamos tomar.

O que Cristo faria?

Arte: Our Hope por Dan Wilson

Estender a graça não significa que permitimos que pensamentos ou ensinamentos tóxicos, prejudiciais, racistas ou mesmo insensíveis continuem inabaláveis. Em vez disso, significa que nos concentramos em educar nossas almas e não criticar as pessoas.

Depois daquela conferência de estaca, teria sido fácil criticar o orador. No entanto, após uma longa discussão com meus entes queridos, percebemos que a crítica não seria produtiva.

Então, nos perguntamos o que Cristo teria feito em nosso lugar e buscamos uma forma de nos conectarmos mais com Ele.

Percebemos que podemos ajudar a educar os outros com zelo e coragem enquanto continuamos a estender a graça de Cristo. Reflita sobre as palavras do Reverendo Andrew Teal em um fórum da Universidade Brigham Young:

“É necessário que uma comunidade amada tenha limites, normas e expectativas. Ninguém deve ser ferido ou agredido no monte santo do Senhor. Não pode haver exploração. Não podemos tentar explorar os vulneráveis ​​ou ser coniventes com a opressão ou crueldade. Devemos proteger especialmente os mais vulneráveis, aqueles que mais precisam de nossa ajuda”.

O Senhor é sempre o Advogado

O Rev. Teal continuou descrevendo uma das armadilhas em que muitas vezes caímos ao tentar construir uma “comunidade amada” cheia de pessoas imperfeitas.

“Estamos sendo defensores de nossos irmãos e irmãs, bem como da verdade, ou caímos no papel e na natureza do acusador?

Lembre-se que o nosso Senhor é sempre o Advogado, nosso inimigo é sempre nosso acusador”.

Tornamo-nos o Advogado quando estendemos a graça. Nós estendemos a graça quando compartilhamos recursos para ajudar os outros a entender o problema, evitando ataques pessoais e estendemos a graça quando procuramos ter conversas sem contendas.

Nós estendemos a graça quando amamos nossos inimigos e “[fazemos] bem aos que [nos] odeiam, e [oramos] pelos que [nos] maltratam e [nos] perseguem” (Mateus 5:44).

Pode ser interessante: Como a graça de Cristo ajuda a sobrepujar a fraqueza?

Ajude o ferido em vez de ferir o outro

Quando acreditamos que um membro de nossa fé fez algo errado, nossa primeira reação deve ser conversar com aqueles que podem ter sido afetados.

Descobriremos que Cristo já está diante de nós, esperando que nos juntemos a ele.

Podemos entrar em contato diretamente com amigos ou oferecer um convite aberto nas mídias sociais para que as pessoas nos enviem mensagens se estiverem se sentindo magoadas.

Em vez de comentar sobre tudo o que um orador pode ter feito de errado, como no caso do irmão Wilcox, poderíamos postar um comentário diretamente aos afetados por suas palavras, dizendo-lhes que estamos com eles e os amamos.

A verdade é que há pessoas que sofrem por causa das coisas que os líderes e membros fizeram na Igreja. Devemos ser corajosos o suficiente para não nos afastarmos deles.

No entanto, também não podemos ficar tão distraídos a ponto de priorizarmos compartilhar nossas opiniões em vez de elevar o nosso próximo.

Em minha experiência, nos envolvemos mais em brigas do que nos unimos para fazer o bem. Nos sentimos preparado espiritualmente para apoiar os quebrantados de coração? Estamos atentos a essas oportunidades?

Em última análise, perguntamos o que Cristo faria em uma determinada situação?

Aprenda a reconhecer que todos cometem erros

No final das contas, todos cometemos erros e muitas vezes parecerá que não somos dignos da graça de Deus.

Isso não é para justificar a transgressão, mas para nos ajudar nos concentrarmos no que está em nosso poder e como devemos ver nossos irmãos e irmãs.

O Élder Jeffrey R. Holland disse certa vez:

“Pensem o melhor um do outro… assumam o bem e duvidem do mal.”

É possível que na maioria dos casos as pessoas que julgamos não estejam cheias de ódio e desejo de fazer o mal, mas sejam simplesmente humanas?

Que seu desejo é fazer o bem e testemunhar de Cristo, mas são influenciadas, como todos nós, por uma série de fatores que só Deus pode compreender verdadeiramente?

O que fazemos então, quando queremos mudança e progresso, mas nos deparamos com a fraqueza e imperfeição da humanidade?

Ser pacientes com as fraquezas humanas

Durante a Conferência Geral de abril de 2013, o Élder Holland disse o seguinte:

“Por isso, sejam pacientes com as fraquezas humanas — as suas próprias, bem como as daqueles que servem com vocês em uma Igreja que é liderada por homens e mulheres voluntários e mortais. Com exceção de Seu perfeito Filho Unigênito, as pessoas imperfeitas sempre foram tudo o que Deus teve para usar em Sua obra. Isso deve ser terrivelmente frustrante para Ele, mas Ele sabe lidar com isso. E devemos fazer o mesmo”.

Recentemente, um amigo compartilhou uma citação do autor e ministro escocês George MacDonald que me impressionou:

“Acho que quando Judas fugiu de seu corpo enforcado e caído, foi em busca da terna ajuda de Jesus e o encontrou, não sei como. Acredito que Jesus amava Judas mesmo quando ele lhe deu o beijo da traição, e acredito que ele ainda era seu Salvador.”

Jesus Cristo ainda é o Salvador do irmão Wilcox. Ele ainda é o Salvador daquela Autoridade de Área. Ele ainda é meu Salvador, embora eu tenha sido fraca, tola e prejudicial.

Estender a graça, para mim, é um testemunho constante e vivo desse fato.

Fonte: LDS Daily

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *