fbpx

Como viver em retidão em um mundo iníquo

O profeta Mórmon era um homem justo entre um povo iníquo. Eles eram iníquos, e na verdade, Deus não ordenou que Mórmon pregasse entre eles.

“Minha boca foi fechada e fui proibido de pregar-lhes” Mórmon escreveu.

“Mas permaneci no meio deles, embora proibido de pregar-lhes por causa da dureza de seu coração; e em virtude da dureza de seu coração, a terra foi amaldiçoada por causa deles”.

Apesar de suas circunstâncias, Mórmon continuou a viver uma vida reta e inspirou seu filho Morôni a fazer o mesmo. Ao ler a história deles e ver a tragédia que aconteceu com aquele povo, é fácil fazer um paralelo com os nossos dias.

A boa notícia é que temos mais ajuda e recursos do que nunca para permanecer no caminho do convênio.

Se você se sentir sobrecarregado com a iniquidade do mundo e se perguntar como pode seguir em frente, pense em como pode aplicar os seguintes princípios em sua vida.

Faça da sua casa um refúgio

Não importa quais sejam as circunstâncias da sua família, você precisa criar um refúgio. Veja duas citações que podem ajudar você a entender a importância do seu lar.

“Cada um de nós tem dentro de si a necessidade de um lugar de refúgio em que a paz e a serenidade prevaleçam, um lugar onde possamos reiniciar, reagrupar e revitalizar-nos, em preparação para pressões futuras. O lugar ideal para essa paz é no interior de nosso próprio lar, no qual tenhamos feito tudo a nosso alcance para tornar o Senhor Jesus Cristo seu ponto central”. – Elder Richard G. Scott.

“Nosso lar deve ser mais do que um santuário; deve ser também um local onde o Espírito de Deus possa habitar, onde encontremos refúgio contra a tempestade e onde reinem o amor e a paz”. – Presidente Thomas S. Monson

Então, o que podemos fazer para tornar nosso lar um refúgio centralizado em Cristo? Experimente algumas destas ideias:

Certifique-se de que haja uma gravura de Cristo nos cômodos de sua casa.

Realize conselhos de família onde metas inspiradas são estabelecidas e as dificuldades são discutidas honestamente.

Tenha cuidado com a mídia que é exibida ou ouvida em sua casa.

Reserve um lugar em sua casa para orar, estudar e manter um diário.

Convide outras pessoas para ir sua casa para que você possa servi-las e nutri-las.

Concentre-se na verdade de Deus

Muitas pessoas afirmam saber ou ter acesso à verdade. Como seguidores de Jesus Cristo, acreditamos que recebemos a verdade do céu.

Essa pode ser a verdade das escrituras, a verdade dos profetas modernos e, talvez o mais importante, a verdade da revelação pessoal.

Quando somos bombardeados com conselhos, opiniões e supostos fatos, devemos reservar um tempo para estudá-los. Está de acordo com os ensinamentos de Deus? Nos inspira a servir ao próximo e a fazer o bem? Quais líderes e amigos de confiança pensam sobre o assunto?

Devemos buscar continuamente a verdade para as nossas perguntas e reservar um tempo para absorver o máximo de informações que pudermos de fontes inspiradoras e equilibradas.

Encontre equilíbrio em seus relacionamentos

Enquanto Mórmon continuou a viver e lutar entre um povo iníquo, seu filho Morôni foi forçado a fugir.

Nós também passaremos por diferentes circunstâncias dentro de nossos relacionamentos. Há momentos que as escolhas dos outros criarão uma necessidade de separação e distanciamento.

Também há momentos em que podemos ser caridosos e viver em harmonia com aqueles que são diferentes de nós. Quando estiver nessas circunstâncias, aconselhe-se em espírito de oração com Deus e pessoas de confiança.

Decida o que é espiritualmente melhor para você ou sua família. Em todas as circunstâncias, lembre-se da admoestação de Cristo para amar nossos inimigos e ser como luzes para o mundo.

Evite o pânico e o medo por meio da preparação

Jesus Cristo prometeu que se estivermos preparados, não temeremos. Podemos nos preparar física e espiritualmente para tempos difíceis, o que nos ajudará a controlar o pânico e a ansiedade.

Hábitos bons e consistentes são ótimos para começar. Também podemos aprender mais sobre nossa saúde mental e emocional, e o que nos leva a reagir de maneira contrária aos ensinamentos de Deus.

Quando estamos calmos e seguros, podemos usar o nosso arbítrio com mais clareza.

Tenha esperança!

Arte de Yongsung Kim

O mundo continuará cheio de iniquidades, mas a luz de Jesus Cristo continuará a crescer e se espalhar até que Ele retorne.

Apesar de ainda sentirmos dor, podemos ter esperança. Como você fortalece o seu testemunho quando o mundo parece desabar a sua volta?

Fonte: LDS Daily

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *