fbpx

Sua bênção patriarcal é uma porta, não um caminho

Deus deixou bem claro que sabe mais do que nós. “Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos,” Ele explicou, “assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:8-9).

Jacó acrescentou que as “profundezas de seus mistérios” são “insondáveis” e “é impossível ao homem descobrir todos os seus caminhos” (Jacó 4:8). Nós não “[compreendemos] todas as coisas que o Senhor pode compreender” (Mosias 4:9).

Deus, no entanto, nos encorajou dando dicas de que Ele conhece “todos os mistérios ocultos” e “as maravilhas da eternidade” (Doutrina e Convênios 76:7-8).

Estes mistérios e maravilhas são as “coisas encobertas” que “são para o Senhor nosso Deus” (Deuteronômio 29:29). E, no entanto, Deus também quer revelar e revelar seus mistérios para nós (Daniel 2:28; 40:3).

Não um destino, mas uma porta

Tratar a sua bênção [patriarcal] como um mistério de Deus significa considerá-la como uma porta para mais revelação. Sua bênção não é para ser a única comunicação que você recebe de Deus.

Receber uma bênção patriarcal não é um destino para o qual você trabalha e, em seguida, verifica sua lista. O texto em si não se destina a responder a todas as perguntas que alguma vez terá. Pelo contrário, é um convite a pedir-lhe mais luz e compreensão…

. . . Sua bênção vem de Deus, e “o que é de Deus é luz.” Deus nos promete que, com a sua luz, podemos receber mais luz, “e essa luz se torna mais e mais brilhante, até o dia perfeito” (Doutrina e Convênios 50:24).

Se você assumir que sua bênção patriarcal é o fim da conversa, então você pode incorretamente esperar que ela forneça respostas para todos os problemas que encontrar.

No entanto, se você tratar sua bênção como o início de uma conversa ao longo da vida, como a porta para um maior entendimento, você se voltará para ela em busca de orientação e direção que se estenda além das palavras específicas na página.

O que você vai encontrar

Como um mistério de Deus, a sua bênção patriarcal tem espaço para ser ambígua e aberta. Cada indivíduo se depara com uma vasta gama de experiências, preocupações, confusões, frustrações e esperanças.

Uma vez que uma bênção patriarcal não aborda todas as situações, algumas pessoas acabam por sentir uma dor considerável quando as suas vidas diferem das suas expectativas e das normas culturais dos santos dos últimos dias.

Tal ambiguidade pode levá-lo a acreditar que sua bênção não oferece interpretação honesta que corresponda à sua experiência vivida. Você pode sentir que sua vida deu terrivelmente errado ou que sua bênção representa um caso de quando as profecias falham (ver 1 Coríntios 13:8)

Porém, na sua raiz a sua bênção patriarcal é um convite para você se aproximar do Senhor. Ele ensinou que se  “pedires, receberás revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento, para que conheças os mistérios e as coisas pacíficas” (Doutrina e Convênios 42:61).

A busca diligente é um processo contínuo que pode produzir apenas “um pouco aqui e um pouco ali” (2 Néfi 28:30).

Contudo, o Senhor parece não estender nenhum outro convite com mais frequência do que alguma versão de Sua súplica conosco para pedir, buscar, bater e achegar-se a Ele – cada um em conjunto com a promessa que receberemos.

Implicações para a compreensão

Abordar a sua bênção como um mistério de Deus suscita três implicações específicas para a forma como compreende as suas promessas.

Primeiro, porque a sua bênção é um convite à revelação adicional, a duração da sua bênção não é relevante para o seu significado ou importância.

Falando de sua própria bênção patriarcal, o Presidente da Igreja Heber J. Grant observou que o patriarca “colocou as mãos sobre minha cabeça e me concedeu uma pequena bênção que talvez fosse cerca de um terço de uma página datilografada. Essa bênção predisse a minha vida até ao momento presente.”

O Presidente James E. Faust observou que sua “própria bênção é curta e está limitada a talvez três quartos de uma página de um lado.”

“No entanto”, observou ele, “tem sido completamente adequado e perfeito para mim.” Não importa se a sua bênção é longa ou curta, desde que você atenda ao seu convite para recorrer a Deus para obter orientação adicional ao longo de sua vida.

Segundo, tratar a sua bênção como um mistério de Deus significa compreender que a sua interpretação pertence ao Senhor.

“Assim como a bênção foi dada por inspiração do Senhor”, explicou o Élder John A. Widtsoe, “assim seu significado será esclarecido pelo mesmo poder; e seu cumprimento estará em suas mãos.” “É o Espírito que transmite o verdadeiro significado”, ecoou o Presidente Monson.

“A sua bênção patriarcal é sua e só sua.” E o Presidente Boyd K. Packer ensinou que” exceto para os membros da família imediata, não devemos permitir que outros leiam nossa bênção nem devemos pedir a outros que a interpretem. Nem o patriarca nem o bispo podem ou devem interpretá-la.”

A interpretação pertence unicamente ao Senhor, e a bênção é um convite a aproximar-se Dele e uma oferta para vos dar luz e verdade adicionais.

Terceiro, porque Deus é quem revela sua vontade para você, o conteúdo das bênçãos de outras pessoas não é útil para você.

Às vezes circulam rumores de que a bênção de alguém sugere algum evento de importância global, como um conflito mundial iminente ou o retorno das tribos perdidas ou um cronograma para a Segunda Vinda.

O conselho contido nas bênçãos patriarcais, no entanto, é dirigido a indivíduos específicos e não a toda a Igreja. O Senhor não enviará uma mensagem à Sua Igreja ou um aviso ao mundo através de uma bênção patriarcal.

O Presidente Harold B. Lee ensinou que “uma bênção patriarcal é um documento sagrado para a pessoa que a recebeu e nunca é dado para publicação e, como todas as bênçãos patriarcais, deve ser mantida como uma posse privada para quem a recebeu.”

Esclarecendo que um boato sobre sua própria bênção era “incorreto e sem fundamento de fato”, o Presidente Lee continuou:

“Eu aprendi, em alguns casos, que aqueles que ouviram falar desses rumores ficam desapontados quando eu lhes digo que não são assim. Eles parecem ter gostado de acreditar num rumor sem substância de fato. Exorto veementemente a que não se espalhem tais mexericos sem que se tenha a certeza de que são ou não verdadeiros.”

Você não deve perder um único minuto de sua vida se preocupando com os rumores do conteúdo da bênção de outra pessoa.

Lições de outras pessoas

Você não é o primeiro filho de Deus a lutar com a vontade do Senhor em uma bênção patriarcal. Para entender os pensamentos Dele, você quase certamente precisará mudar os seus.

Uma promessa em sua bênção pode contradizer seu conhecimento pessoal ou o conselho de conselheiros de confiança. Você pode simplesmente ser incapaz de envolver sua cabeça em torno de promessas que só farão sentido em um momento ou ambiente diferente.

Mudando a forma como você pensa

Makenna Myler - Bênção Patriarcal

Makenna Myler esperava que sua bênção patriarcal dissesse algo sobre correr. Adorava correr e imaginava-se um dia competindo na seleção para as Olimpíadas.

Enquanto se preparava para receber sua bênção, ela lembrou: “pensei com certeza que diria algo grande sobre o meu destino, como se eu pudesse mudar o mundo correndo.”

Em vez disso, a bênção foi totalmente silenciosa sobre o assunto. Não havia qualquer conselho sobre correr. Ela estava “realmente confusa” e “não entendia muito bem por que Deus não falava sobre correr nos planos para [ela].”

Enquanto Makenna continuava treinando-milhares de horas e quilômetros, ela continuou a lutar com a falta de orientação de sua bênção sobre a corrida. Ela sentia necessidade de correr; queria ser um exemplo; queria influenciar as pessoas.

Makenna conheceu outros atletas santos dos últimos dias que mencionaram que o tema da corrida estava em suas bênçãos, e ela começou a se perguntar: “talvez eu não deva estar correndo.”

Ela teve um sucesso moderado, mas as provas olímpicas pareciam um tiro no escuro e ela sentiu que não era rápida o suficiente. “Em minha mente, quanto mais rápido você fosse, mais as pessoas ouviriam você”, afirmou ela.

“Se você é confiável, mais você pode ajudar as pessoas. E eu pensei que a única maneira de fazer isso [era] ir às Olimpíadas e estar em nível nacional e mundial.” Seu treinamento físico e luta espiritual persistiram por mais de uma década.

Makenna competiu no ensino médio e na faculdade, mas então seu caminho para a corrida profissional parecia terminar. Ela casou-se e continuou a correr.

Enquanto estava grávida de nove meses, ela correu uma milha em cinco minutos e vinte e cinco segundos, e um vídeo de sua realização se tornou viral!

Recebeu mais de um milhão de visualizações e uma cobertura significativa nos meios de comunicação social e tradicional.

Pensamentos superiores

A corrida de Makenna e a sua maternidade influenciaram milhões. “Quando aquela milha aconteceu e aquele vídeo viralizou, e as pessoas queriam falar comigo”, ela entendeu que “o plano de Deus é diferente do que você pensa que vai ser.”

Ela desejava ser um exemplo e uma influência entre os corredores, mas ela “acabou sendo capaz de se conectar com ainda mais pessoas do que [ela] jamais teria em [seu] pequeno círculo.”

No ano seguinte, ela competiu nas provas para as Olimpíadas de Tóquio e conseguiu um contrato como corredora profissional.

Isaías descreveu os caminhos e pensamentos de Deus como sendo “superiores” aos nossos (Isaías 55:9). Ou, como Makenna disse, ” ele apenas conecta os pontos de maneira diferente do que você faria.”

Ela também descobriu como pensar de forma diferente sobre seu papel em fazer as coisas acontecerem. “Eu aprendi que você começa a agir em suas próprias mãos”, observou ela. “Ele não vai lhe dizer, e isso foi uma grande mudança para mim.”

Refletindo mais, ela observou que, através de sua luta, ela “se aproximou e confiou mais em Deus” do que jamais teve em sua vida. Ela aprendeu que Ele quer que “nos empenhemos em um trabalho árduo e bom que nos aproxime Dele.”

Como Makenna, você pode precisar mudar a forma como pensa sobre as promessas em sua bênção. Você pode descobrir que algo que deseja acontecerá de uma maneira totalmente inesperada.

Você aprenderá que suas próprias ações são importantes para cumprir as condições das promessas de Deus e abrir a porta para uma visão adicional. Você pode ser levado a se maravilhar, como ela fez: “quem teria pensado que o plano de Deus é tão diferente do que você pensa que será?”

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *