fbpx

Como entender melhor as promessas na sua bênção patriarcal

Keith A. Erekson é o diretor de pesquisa histórica e divulgação da Igreja e autor “Making Sense of Your Patriarchal Blessing” (Entendendo a sua bênção patriarcal). Ele respondeu algumas perguntas sobre o assunto.

Como você explicaria uma bênção patriarcal?

Eu diria que uma bênção patriarcal não é um destino, mas é uma porta de entrada. Não vamos até nossa bênção patriarcal como um destino para encontrar tudo o que Deus quer que saibamos. É a porta que abre um relacionamento que temos ao longo de nossas vidas para aprender e seguir a vontade de Deus.

O que há de errado em ver uma bênção patriarcal como algo que prediz o futuro?

Uma das metáforas que ouvimos com frequência é que uma bênção patriarcal é como um mapa. E em um mapa você pode ver cada estrada, cada curva, tudo o que você deveria fazer.

Mas uma bênção patriarcal não funciona dessa maneira. Não prediz tudo. Ela oferece delimitações e direções. E, principalmente, ela oferece um convite para se aproximar do Senhor e aprender com Ele sobre essas instruções iniciais que recebemos em nossa bênção.

bênção patriarcal

 

Por que é importante que os Santos dos Últimos Dias entendam melhor suas bênçãos patriarcais?

Neste momento, na nossa sociedade, há uma maneira comum das pessoas falarem sobre religião. Elas dizem coisas como: “não gosto de religião organizada, mas gosto muito de espiritualidade.”

E eu acho que uma bênção patriarcal está bem no centro dessa afirmação binária e torna essa ideia irrelevante.

Porque, por um lado, a sua bênção é intensamente pessoal, única e espiritual—é só para você. E, por outro lado, a única maneira de obtê-la é por meio da Igreja organizada com autoridade do sacerdócio e um patriarca que pode impor as mãos sobre sua cabeça e dar a você.

Há algum equívoco comum que você tenha notado quando se trata de bênçãos patriarcais?

Acredito que são muitos. Algumas pessoas pensam que é suposto prever tudo, e então, se não há algo que eles esperavam, eles ficam preocupados.

Ou outras pessoas vão pensar que não diz o suficiente, ou é muito curta, ou não é descritiva o suficiente. Algumas pessoas dizem que não gostam do que foi dito, e não tentam entender. Então, acredito que há uma gama de percepções errôneas em todo o espectro.

O que você diria às pessoas que sentem que perderam as bênçãos prometidas?

Eu diria que não é o fim até que seja o fim. Enquanto ainda estivermos nesta vida, enquanto ainda estivermos nos movendo em direção ao julgamento final, tudo em nossa doutrina diz que podemos nos arrepender.

Então, se você passou algum tempo não fazendo as coisas que você acha que o Senhor quer que você faça, Seu convite é que sempre Seu braço de misericórdia estará estendido. Ele está chamando você; Ele está esperando por você. Então responda e achegue-se a Ele.

Qual é o risco de discutir nossas bênçãos abertamente com outras pessoas?

O risco mais significativo é vir a ser tratada como leviandade. Acho que outra metáfora para as bênçãos patriarcais é a Liahona no Livro de Mórmon.

Uma das condições para o funcionamento da Liahona era que eles tinham de falar sobre ela e tratá-la de forma sagrada e cuidadosa. E quando eles ficaram muito destemidos ou paravam de acreditar que era tão especial quanto era, então a Liahona parava de funcionar.

E eu acredito que esse é o maior risco; nós não damos o devido valor. Mas é realmente uma mensagem do céu.

Como os pais podem ajudar seus filhos a compreender as bênçãos patriarcais?

Em uma idade muito jovem, podemos fazer coisas como apenas falar sobre Deus e seu amor por nós e revelação. Podemos explicar sobre patriarcas e bênçãos.

Podemos falar sobre a Liahona e como ela funcionou, de acordo com a diligência e a responsabilidade que as pessoas lhe deram. Eu acho que contar essas histórias para crianças pequenas é muito útil.

À medida que as pessoas entram na adolescência, acho importante falar sobre o assunto e incentivá-las. Às vezes temos medo e pensamos: ‘Ah, as bênçãos patriarcais são realmente sagradas e não devo falar sobre isso’.

Contudo, acredito que, como pais, podemos compartilhar um pouco sobre como algo em nossa bênção nos ajudou. Permita que seus filhos vejam que você aprecia sua bênção.

Então, acredito que se torna algo natural à medida que as pessoas chegam à idade em que tomaram sua própria decisão de receber uma bênção patriarcal.

O que significa para você reforçar o seu alicerce espiritual?

Muitas vezes falamos de alicerces em palavras inflexíveis. Falamos sobre eles serem firmes ou fortes ou construídos sobre uma rocha.

Mas, meu escritório na Biblioteca de História da Igreja tem vista para a Praça do Templo, então eu tenho um assento na primeira fileira para assistir a renovação do Templo de Salt Lake.

E um dos meus amigos realmente inteligentes apontou que eles não estão tentando tornar o templo firme ou rígido ou inflexível. Eles estão tentando torná-lo flexível, de modo que quando todo o mundo ao redor do templo tremer, o templo moverá um pouco, mas permanecerá no lugar.

Então, isso realmente me fez pensar que meu fundamento espiritual não é rígido e dogmático, mas flexível e pode mudar de direção quando o Senhor assim ordena.

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *