fbpx

Os golpes de Satanás na era da tecnologia: cai quem quer ou quem está desprevenido?

Redes sociais e influenciadores

Há alguns meses recebi uma mensagem da minha cunhada pelo WhatsApp em torno das 23h. Achei estranho porque ela sempre vai para a cama antes das 21h, pois precisa acordar super cedo para ir ao trabalho.

Acabei respondendo, porque achei que era uma emergência, mas rapidamente percebi que tinha alguém se passando pela minha cunhada. A pessoa logo começou a contar que tinha um problema e que precisava de dinheiro.

Para resumir, conseguimos avisar toda a nossa família que alguém estava tentando dar um golpe usando o número da minha cunhada, e depois de alguns minutos até conseguimos falar com ela. 

Felizmente (ou infelizmente, rs), ninguém tinha dinheiro para mandar para ela, então ninguém caiu no golpe. Mas esse evento me levou a uma reflexão: como os últimos dias estão se tornando ainda mais cheios de mentiras, golpes e injustiças.

Também pode ser interessante: O ataque de Satanás às mulheres

“O Golpe do Amor pela internet”

Um dos golpes reais mais recentes é o que chamam de “Golpe do Amor”. (Li sobre isso em um artigo do site familia.com.br)

Usando o desejo que muitas mulheres têm de encontrar um companheiro para toda a vida, esses golpistas se aproveitam, se disfarçam de homens bem-sucedidos ou de militares norte-americanos, e enganam muitas mulheres pelas redes sociais.

Esses perfis se aproximam das vítimas, falam todas as coisas que elas esperam ouvir, fazem promessas de casamento e de amor eterno, pedem fotos e vídeos comprometedores (usados para chantagear a vítima) e então pedem dinheiro ou inventam histórias para extorquir a vítima.

O padrão para enganar acaba sendo parecido em ambas situações, não só por se tratar de um golpe, mas também porque a fonte de toda mentira, enganação, artimanha e armadilhas é a mesma: Satanás.

O inimigo sempre usará uma voz tentadora e sempre tentará envolver algum sentimento (falso ou fingido) com a desculpa de fazer algo bom ou certo. É como já ouvimos: Satanás sempre distorce as coisas, até mesmo a verdade. 

E normalmente é assim que somos enganados.

Veja também: E o que Entesourar Minha Palavra não será Enganado!

Jesus disse: “Acautelai-vos”

Sabendo de todos os talentos do inimigo para enganar os filhos de Deus, o Salvador Jesus Cristo nos alertou em Mateus 24:4-5:

“Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos”.

Nem sempre os enganadores virão tentando se passar por Jesus, mas muitos são os disfarces utilizados para que consigam nos prejudicar – não só espiritualmente, mas materialmente, emocionalmente, fisicamente, etc.

No caso da minha cunhada, o golpista veio em nome dela, dizendo: “Eu sou a Susane, preciso de 1500 reais, e tentou enganar muitos”.

Os perfis falsos dizem: “Sou o amor da sua vida, quero me casar com você. Poderia me transferir 1500 reais?”

Como não ser enganados?

Podemos estar preparados e nos protegermos dessas armadilhas do inimigo de 3 maneiras.

  1. Fazendo todas as coisas necessárias para estarmos dignos de ter o Espírito Santo ao nosso lado
  2. Ouvir o Espírito Santo quando ele falar conosco
  3. Obter conhecimento – tanto sobre as artimanhas e técnicas de Satanás quanto sobre quem é Jesus Cristo – para não sermos confundidos.

A oposição sempre vai existir. A tentação e os golpes sempre estarão por aí. Mas nosso amoroso Deus nos deu recursos para nos proteger e Ele sempre estará por perto para nos ajudar.

Que possamos seguir o conselho de Cristo e sempre sermos cautelosos para não sermos enganados.

Para se prevenir contra o “Golpe do Amor” ou ajudar outras pessoas a se informarem, leia a matéria completa em família.com.br.

| Para refletir
Publicado por: Marie Sunaga
Tradutora e intérprete, mãe da Isabel e entusiasta de idiomas. Trabalhou como instrutora e supervisora no Centro de Treinamento Missionário. Fez missão em Manaus - Brasil, ama ler, tocar violão e comer sushi. É a gerente de conteúdo do time português na More Good Foundation.
Aprenda com Helamã: mesmo durante a guerra podemos transformar o medo...
A Igreja de Jesus Cristo fornece ajuda a refugiados afegãos no Catar

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *