fbpx

Como o Livro de Mórmon ajudou um homem a voltar para a Igreja

Uma igreja que, evidentemente, perdeu alguns de seus membros para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se esforçou para contra-atacar colocando em seu letreiro a seguinte mensagem: “Não leia o livro de Mórmon — é como eles te pegam.” E, de fato, é assim que o Espírito “pega as pessoas”: prestando testemunho da veracidade desse livro sagrado.

Não tenho dúvidas de que muitos críticos da Igreja e do Livro de Mórmon são pessoas inteligentes. Entretanto, reconhecer e receber verdades espirituais não têm a ver com o QI de uma pessoa; na verdade, acontece em função da fé, humildade e vontade de viver os mandamentos de Deus. É somente assim que a verdade espiritual nos é revelada.

O testemunho vem pelo Espírito

De todas os testemunhos sobre o Livro de Mórmon, não existe nenhum mais certo ou preciso do que o do Espírito. É a testemunha de todas as testemunhas — a prova de todas as provas. Morôni confirmou esta verdade. Ele deixou claro que a maneira de saber com certeza se o Livro de Mórmon é a palavra de Deus, é aplicar o teste espiritual que Deus deu para este livro espiritual, conforme estabelecido em Morôni 10:4:

“E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo”.

Espero que nunca subestimemos o poder desta promessa.

Este teste espiritual, no entanto, não é para os fracos de coração; não é uma oração casual ou uma leitura ocasional das escrituras; não foi projetado para aqueles que desejam apenas satisfazer a sua curiosidade. É muito mais do que virar as páginas de um livro.

Requer um estudo diligente, uma reflexão sincera, uma petição intensa a Deus, uma atitude de nunca desistir e, em muitos casos, jejuar. Requer uma humildade e integridade espiritual que faz com que sigamos a resposta recebida de qualquer jeito.  Requer uma vontade de resistir à rejeição de amigos e entes queridos, de desistir da riqueza, da fama ou do poder para alcançar o reino de Deus, de nos livrar de todos os nossos pecados para conhecer a verdade (ver Alma 22:18).

Em resumo, requer uma vontade de submeter nossa vontade à vontade de Deus, não importa o quão inconveniente ou difícil essa tarefa possa ser. Isto é pedir “com um coração sincero, com real intenção.” Então nossos corações e mentes serão receptivos aos sussurros do Espírito, como Morôni prometeu.

Amuleque pagou esse preço por sua conversão. As escrituras nos dizem que ele desistiu de “todo o seu ouro e prata e coisas preciosas pela palavra de Deus, e tendo sido repudiado por aqueles que haviam sido seus amigos e também por seu pai e sua parentes” (Alma 15:16).

Os olhos do entendimento espiritual

Eu tenho um amigo que se filiou à igreja, enquanto eu estava no Canadá, servindo uma missão. Ele é extremamente brilhante. Recentemente recebi uma carta dele. Depois de seu batismo, ele disse:

“Eu estava envolto por trevas, cheio de dúvidas. Foi quando comecei a questionar tudo sobre a história da Igreja e determinadas doutrinas. Por fim, comecei a rejeitar a veracidade do evangelho restaurado até que meu nome foi retirado dos registros da Igreja.

“Meu vício a sites que eram extremamente críticos ao mormonismo me persuadiram a abandonar completamente a Igreja e eu comecei a frequentar outras denominações cristãs na esperança de encontrar a igreja verdadeira de Deus na terra.”

Apesar disso, ele se casou com uma mulher Santo dos Últimos Dias que foi fiel e paciente, que orava constantemente para que os olhos do entendimento espiritual dele se abrissem. E no fim, ele sentiu que deveria voltar à igreja e estudar seus ensinamentos. Ele resolveu ver sites que apenas construíssem sua fé. Ele leu e estudou as escrituras diligentemente, com um coração e mente abertos.

“Um dia”, ele disse, “ao ler o livro de Mórmon no meu quarto, eu pausei e me ajoelhei, fiz uma oração sincera e senti fortemente que o Pai Celestial sussurrou ao meu espírito que a Igreja e o Livro de Mórmon eram definitivamente verdadeiros. Meu período de três anos e meio pesquisando novamente a Igreja, me levou a saber, com todo o meu coração e convicção, de sua veracidade”

Ele disse que seus momentos mais felizes foram quando ele se converteu novamente e foi rebatizado na Igreja e, posteriormente, quando se selou com sua esposa e família no templo para o tempo e toda a eternidade. Na época que escreveu sua carta, ele estava servindo como presidente do quórum de élderes em sua ala.

Focar no Salvador Jesus Cristo

Em uma outra carta para mim, este amigo escreveu:

“Eu também gostaria de salientar que o principal fator que me ajudou a ganhar um testemunho espiritual do Livro de Mórmon foi que eu mudei meu foco ou critério sobre o que faria o Livro de Mórmon ser verdadeiro para mim. Inicialmente, eu queria que existissem provas históricas, geográficas, linguísticas e culturais da veracidade do Livro de Mórmon. Mas quando eu mudei meu foco para os ensinamentos de Cristo e Sua missão na terra, comecei a ganhar um testemunho de sua veracidade.

Senti em meu coração e em minha mente que o Livro de Mórmon ensina sobre Jesus Cristo e que os princípios do Evangelho são verdadeiros, portanto, deve ser palavras inspiradas de Deus. Buscar provas científicas sobre o Livro de Mórmon tinha me prendido, me limitado e me cegado, mas ao procurar iluminação espiritual fui fortalecido para receber luz e o testemunho de sua beleza e veracidade.”

Que observação detalhada e edificante! Se focalizarmos nosso estudo do Livro de Mórmon em Jesus Cristo — Sua missão e Sua mensagem — então nosso testemunho florescerá e, no fim, encontraremos aquele testemunho que estamos buscando.

No decorrer da transformação do meu amigo, ele substituiu um testemunho intelectual construído sobre a areia por um testemunho espiritual construído sobre a rocha. Depois de todos os seus estudos intelectuais, ele descobriu que havia apenas uma maneira certa de saber a verdade sobre o Livro de Mórmon, e isso aconteceu quando ele estava sobre seus joelhos.

O Senhor declarou que ele irá revelar verdade para nós em nossas mentes e corações: “Sim, eis que eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo […] Ora, eis que este é o espírito de revelação”(D&C 8:2–3).

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Uma pergunta do Livro de Mórmon que pode mudar uma vida + a resposta

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *