fbpx

Como o Livro de Mórmon ajuda na compreensão do Sermão da Montanha

Nota do Editor: o texto a seguir foi adaptado do livro do Élder Jeffrey R. Holland, Christ and the New Covenant (Cristo e o Novo Convênio). Este excerto foi originalmente publicado em LDSLiving.com em fevereiro de 2019.

Após sua aparição [aos nefitas] e declaração de obediência, Cristo reforçou dramaticamente o preço que pagou para sofrer a vontade do Pai em todas as coisas…

Antes de Cristo ensinar a essas pessoas as grandes verdades que ele estava prestes a revelar, ele deu provas maravilhosas da importância das ordenanças no evangelho…

O Salvador enfatizou temas tão fortes e recorrentes como a unidade da Trindade e a necessidade de todos os discípulos serem como criancinhas, mas claramente a doutrina fundamental do batismo está no centro do ministério salvífico de Cristo, 49 vezes ele repetiu a frase “minha doutrina”—particularmente aplicada ao batismo—pelo menos oito vezes em seu conselho inequívoco aos nefitas.

Sermão no templo

Este apelo claro e ressonante ao batismo foi importante não só por causa do papel do Batismo como a primeira das ordenanças salvíficas do evangelho, mas também porque forneceu o contexto para o Sermão de Cristo no templo, um sermão paralelo mas mais extenso do que o seu Sermão da Montanha no Novo Testamento.

Nenhuma tentativa será feita … para examinar a magnificência versículo por versículo deste maior de todos os sermões cristãos. Livros inteiros pode, e têm, sido escritos fazendo exatamente isso. Este presente trabalho limitará sua revisão, … aos elementos do sermão do Livro de Mórmon que lançam uma nova ou distinta luz sobre o relato do Novo Testamento.

É claro desde o início que o sermão do Livro de Mórmon é construído sobre uma premissa esmagadoramente importante que não é tão óbvia no Novo Testamento, que as doutrinas ensinadas e as bênçãos prometidas são baseadas nos primeiros princípios, nas ordenanças salvadoras e nos convênios do evangelho, incluindo o convênio batismal, que leva as pessoas através da “porta” para o caminho estreito e apertado que leva à vida eterna.

Como Cristo ensinou aqui, Néfi ensinou anteriormente – que esses primeiros princípios e ordenanças constituem a “doutrina de Cristo.”

Que todas as promessas do sermão são destinadas aos membros batizados de sua igreja fica claro desde a admoestação introdutória do Salvador aos reunidos. Quando concluiu sua mensagem a Néfi e aos outros onze que se juntaram a ele para a instrução do sacerdócio, Cristo dirigiu-se à congregação e disse:

“Bem-aventurados sois vós, se derdes ouvidos às palavras destes doze que escolhi dentre vós para exercer o ministério junto a vós e ser vossos servos; e a eles dei poder para batizar-vos com água; e após haverdes sido batizados com água, eis que eu vos batizarei com fogo e com o Espírito Santo; portanto, bem-aventurados sois se crerdes em mim e fordes batizados depois de me haverdes visto e de saberdes que eu sou. E, outrossim, mais bem-aventurados são os que acreditarem em vossas palavras, porque testificareis que me vistes e sabeis que eu sou.  Sim, bem-aventurados são os que crerem em vossas palavras e humilharem-se profundamente e forem batizados, porque serão visitados com fogo e com o Espírito Santo e irão receber a remissão de seus pecados.”

Claramente, a última metade de 3 Néfi 11 e os dois primeiros versículos significativos de 3 Néfi 12 indicam que o convênio e a doutrina do batismo, sobre as quais não haveria disputa, são fundamentais para o pleno significado e a realização do que então ouvimos a promessa do Salvador no Sermão no Templo ou no Sermão da Montanha.

Por exemplo, Cristo começou: “sim, bem-aventurados são os pobres em espírito”, o Sermão do Livro de Mórmon acrescentou a frase, “que vêm a mim, porque deles é o reino dos céus”.

Obviamente, na tradução de 3 Néfi, ser pobre de espírito não é em si uma virtude, mas será assim se tal humildade levar alguém a reivindicar as bênçãos do reino através das águas do batismo, fazendo convênios e avançando em direção a todas as promessas feitas aos discípulos que fazem convênios.

É significativo que a frase “vinde a mim” seja usada pelo menos mais quatro vezes nos cerca de vinte versos que se seguem a este. O mesmo acontece com aqueles que “têm fome e sede de justiça”. Se tiverem fome e sede suficientes para serem batizados e guardarem os mandamentos, serão cheios “do Espírito Santo”.

Os santos dos últimos dias não são os únicos a ver significado no sermão, que vai muito além das verdades cristãs padrão e da nobre ética cristã. Alguns estudiosos pensaram, por exemplo, que o Sermão da montanha foi usado pelos primeiros cristãos como um catecismo para “candidatos ao batismo ou cristãos recém-batizados.”

Veja também: Como Jesus Cristo pode ser uma fonte de água viva?

Outros sugerem que foi produzido para ser usado em “uma escola para professores e líderes da igreja”, uma espécie de manual geral de instruções para ensino e administração.

Outros ainda pensaram que era “a nova lei de Deus dada em uma montanha, replicando a entrega da lei de Moisés no Monte Sinai, situada em uma estrutura de cinco partes que espelha os cinco livros do Pentateuco.”

Um exemplo da contribuição feita pelo Livro de Mórmon para a nossa compreensão do texto do Novo Testamento é a distinção explícita feita entre a parte do sermão que era para a multidão em geral e a parte que era para apenas os doze discípulos.

O texto do Livro de Mórmon deixa claro que todos os 3 Néfi 12 e os primeiros vinte e quatro versículos de 3 Néfi 13 foram dados à multidão em geral.

Então (conforme registrado em 3 Néfi 13:25) Cristo fez uma mudança distinta em sua audiência. Deixou de falar à multidão e voltou-se para ensinar os doze discípulos, dando-lhes promessas apostólicas específicas. Esta distinção não é clara no Sermão da Montanha.

“Quando Jesus disse estas palavras, olhou para os Doze que havia escolhido e disse-lhes: Lembrai-vos das palavras que eu disse. Pois eis que sois vós os que escolhi para ministrar a este povo. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir.  Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?  E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?   E quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o se Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram). Pois vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;  Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.  Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.  Basta a cada dia o seu mal.”

Em um sentido geral, esses versículos podem se aplicar a todos os crentes, mas em seu nível mais literal eles se aplicam àqueles que o Senhor chamou como suas testemunhas em tempo integral. A maioria das pessoas deve pensar no que comer e no que vestirá; as necessidades da vida exigem isso.

Mas os doze discípulos não deveriam fazê-lo, pois foram escolhidos “para ministrar ao povo.” O seu chamado era para dar total devoção ao seu ministério espiritual e confiar na providência de Deus, e do povo, para as suas necessidades temporais.

Então, “quando Jesus disse estas palavras [aos doze discípulos] voltou-se para a multidão, e abriu-lhes a boca.”

A lei e o convênio

“Ó Jerusalém” – Greg Olsen

Como Cristo concluiu, ele percebeu que alguns de sua congregação estavam confusos sobre a lei de Moisés, sobre as coisas antigas desaparecerem e todas as coisas se tornarem novas, um tema que percorre todo o sermão.

Então, ele lhes disse: “E eis que vos digo que a lei dada a Moisés foi cumprida.  Eis que eu sou aquele que deu a lei e eu sou aquele que fez convênio com meu povo, Israel; portanto, a lei se cumpre em mim, porque eu vim para cumprir a lei; consequentemente, ela tem um fim.”

Quanto à conclusão da lei de Moisés, Cristo deixou claro o que, ou mais propriamente quem, estava tomando seu lugar:

“Eu sou a lei e a luz. Eis que eu sou a lei e a luz. Confiai em mim e perseverai até o fim e vivereis; porque àquele que perseverar até o fim, darei vida eterna. E Is que vos dei os amandamentos; portanto, guardai meus mandamentos.  E esta é a lei e os profetas, porque eles em verdade testificaram de mim“.

Cristo voltou a sondar a interessante distinção entre “a lei”, que tinha sido cumprida, e “o convênio”, que não tinha. A respeito do convênio maior e do papel do Livro de Mórmon na coligação da Israel dispersa, ele disse aos nefitas:

“E em verdade, em verdade vos digo que tenho outras ovelhas que não são desta terra nem da terra de Jerusalém nem de qualquer das partes daquela terra circunvizinha, onde estive exercendo meu ministério.  Porque esses a quem me refiro ainda não ouviram a minha voz; nem a eles me manifestei pessoalmente em qualquer tempo. Mas recebi mandamento do Pai de ir até eles e de que ouçam a minha voz e sejam contados com minhas ovelhas, para que haja um rebanho e um pastor; portanto, a eles me manifestarei..”

chance

O Salvador revelou então a relação entre a reunião das tribos de Israel e o cumprimento da aliança. Para os nefitas, ele continuou,

“E ordeno-vos que escrevais estas palavras depois que eu me for, a fim de que, se meu povo em Jerusalém — aqueles que me viram e estiveram comigo durante meu ministério — não pedir ao Pai em meu nome para saber a respeito de vós por meio do Espírito Santo, como também a respeito das outras tribos das quais nada sabem, que essas palavras que ireis escrever sejam preservadas e transmitidas aos gentios, para que, por meio da plenitude dos gentios, o restante da posteridade deles, que será espalhada sobre a face da Terra por causa de sua incredulidade, possa ser reunida, ou seja, venha a conhecer-me a mim, seu Redentor. Então os reunirei das quatro partes da Terra; e então cumprirei o convênio que o Pai fez com todo o povo da casa de Israel.”

Essa aliança será lembrada por Cristo nos últimos dias em que o povo da casa de Israel deve “fosse ferido e afligido e morto e expulso do meio deles; e fosse por eles odiado e se tornasse objeto de escárnio e opróbrio”.

Naquele tempo, se “os gentios pecarem contra meu evangelho e rejeitarem a plenitude do meu evangelho”, advertiu o Salvador, sendo exaltados no orgulho dos seus corações “sobre todas as nações e sobre todo o povo de toda a Terra”, e sendo culpados de mentiras, enganos, maldades, hipocrisia, assassinatos, artimanhas sacerdotais, prostituições e abominações secretas, rejeitando a plenitude do evangelho de Cristo, “eis que, diz o Pai, retirarei a plenitude do meu evangelho dentre eles.  E então me lembrarei do convênio que fiz com meu povo, ó casa de Israel, e levar-lhes-ei meu evangelho“.

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *