fbpx

Como manter um diário nos ajuda a melhorar a saúde física e mental

Você se sente melhor ao escrever em seu diário? Sua mente funciona melhor? Pesquisas mostram que sim! Seja para melhorar a memória e a atenção, ou para encontrar a cura para dores causadas por dificuldades da vida, a pesquisa mostra que manter um diário melhora a saúde mental, emocional e até mesmo a saúde física.

Melhora a imunidade e todo o resto

De acordo com o artigo escrito pelo grupo Intermontain Healthcare, a resposta imune de pessoas que mantem um diário é mais elevada. A pesquisa também informa que manter um diário ameniza artrite reumatoide e sintomas de asma, abaixa a pressão arterial, e melhora as funções do pulmão e do fígado. Dentro desse estudo realizado na Universidade do Texas, o psicólogo e pesquisador, James Pennebaker, conclui que essas condições estão relacionadas ao stress e que escrever em um diário todos os dias, traz benefícios para a saúde.

 

Memória

O simples fato de relembrar os eventos do dia, refletir sobre eles e lê-los novamente, melhora a memória (quanto mais você tenta relembrar, mais você lembra!) E, o ato de escrever desperta memórias físicas e visuais, o que reforça as memórias e os pensamentos em sua mente.

Criatividade

A blogueira Julia Cameron, nos aconselha a escrever três páginas em nossos diários assim que acordamos todos os dias, para aumentar a nossa criatividade e o nosso fluxo de pensamento. No entanto, não é só escrever. O segredo para melhorar a criatividade através da prática de manter um diário é escrever com fluxo de consciência. Então, estabeleça um horário ou um limite de páginas e deixe a caneta (ou as teclas) voar sem julgamentos, correções ortográficas ou reflexão de pensamentos. Quando terminar, você pode ler o que escreveu e se surpreender com o que realmente está pensando! E, você sentirá a sua mente mais livre e mais limpa para resolver problemas e ter novas ideias.

Cura

Qualquer pessoa que já tenha feito terapia por causa de um transtorno mental, distúrbio alimentar ou estresse pós-traumático, sabe que manter um diário é a chave para a recuperação de experiências dolorosas, processar emoções difíceis e ter consciência do processo mental. Mesmo que você não sofra com transtornos mentais, foi comprovado que escrever sobre experiências dolorosas, fortalece a saúde física assim como acalma os medos. James Pennebaker, que pesquisa os benefícios para a saúde através da escrita afirma que traduzir medos e preocupações em palavras “os tornam compreensíveis.”

Confiança

De acordo com uma palestra do Ted Talk, relembrar ou refletir sobre experiências positivas ajuda na liberação de endorfina, dopamina e melhora a confiança. Portanto, o seu diário pode servir como um registro de conquistas pessoais e pode te ajudar quando você estiver se sentindo desanimado. E além disso, honrar os seus pensamentos e sentimentos ao escrevê-los, aumenta o seu senso de identidade e o seu propósito.

Atingir metas

Ao falar sobre propósito, manter um diário pode nos ajudar a lembrar do que queremos e como podemos conseguir. Quando escrevemos sobre os nossos desejos e metas, melhoramos a maneira em como os conquistaremos. Quando escrevemos algo, enviamos um sinal para o nosso cérebro e nossa memória, de que aquilo é algo para ser lembrado como importante e de valor. Em um estudo de Harvard, pesquisadores descobriram que estudantes que escreveram suas metas (e falam sobre o progresso com outra pessoa) estiveram mais propensos a atingi-las.

Melhorar a comunicação verbal

Um outro estudo em Stanford aponta que quando escrevemos, nosso cérebro aprende a traduzir pensamentos rápidos em uma linguagem compreensível e concisa. Com certeza isto traz efeitos positivos em como nos comunicamos com outras pessoas. Como manter um diário é um ótimo exercício para falar com consigo mesmo, não é surpresa que melhoramos à nossa maneira de falar com os outros quando praticamos em nossos diários!

Fonte: ThirdHour

Relacionado:

A importância de escrever em um diário na Era digital

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *