fbpx

Como a fé me ajudou com minhas dúvidas sobre a Igreja?

O que é Fé?

Fé, definia de modo simples, significa crer em algo que não se vê, mas se espera. O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:1).

A fé é natural a todo ser humano. exercemos a fé quando colocamos um evento na agenda ou quando plantamos um sementinha. Tanto no primeiro quanto no segundo exemplo esperamos que, no futuro, aconteça conforme cremos. Joseph Smith, o Profeta, ensinou que a fé é um princípio de ação em todo ser inteligente (“Dissertações de Fé”, 1.6). Entretanto, a verdadeira fé é centralizada no Senhor Jesus Cristo, e nos leva a Conhecê-lo e guardar Seus Mandamentos.

Essa fé torna-se “mais e mais brilhante, até o dia perfeito” (D&C 50:24) por meio da retidão e da graça do Senhor.

 

Perguntas X Dúvidas

Diferencio “dúvida” de “pergunta”. Evidentemente as palavras são usadas como sinônimos em diversas situações. Mas para explicar como a fé pode nos ajudar a achar respostas, insistirei na diferença entre os termos.

Pergunta é uma indagação sincera, uma curiosidade, uma necessidade de conhecimento. A pergunta provém de uma mente inquiridora, honesta e desejosa de aprender.

Dúvida é um questionamento cético, crítico, revestido de temor e investido de preconceitos.

Um escritor da Igreja traçou bem a diferença:

As perguntas, quando feitas com o sincero desejo de aumentar o entendimento e a fé, devem ser encorajadas. (…) O mandamento dado nas escrituras de buscar e pedir para encontrar é um dos repetidos com maior frequência. As perguntas sinceras são aquelas que são feitas com “real intenção” (Morôni 10:4) a fim de compreendermos melhor e obedecermos mais plenamente à vontade do Senhor.

Uma pessoa que sinceramente faz uma pergunta continua a ser obediente enquanto procura respostas. Por outro lado (…) quando as pessoas duvidam de suas crenças, costumam suspender seu compromisso com os mandamentos e convênios enquanto esperam respostas. A postura do que duvida geralmente é a de suspender a obediência ou limitá-la, dependendo da solução de suas dúvidas.

Não há sugestão nas escrituras nem ensinamentos dos profetas que incentivem a dúvida. De fato, as escrituras estão repletas de ensinamentos que dizem o contrário. Somos, por exemplo, instados a “não [duvidar], não [temer]” (D&C 6:36). E em Mórmon 9:27, somos incentivados a “não [duvidar], mas [acreditar]”.

Um problema da dúvida é a intenção de obedecer somente depois que a incerteza for resolvida de modo satisfatório para o que duvida. Essa atitude é personificada por Corior, que disse: “Se me mostrares um sinal (…) então me convencerei da veracidade de tuas palavras” (Alma 30:43).” [1]

A pergunta tende a aumentar a fé, e a dúvida a suprimi-la.

O Presidente Dieter F. Uchtdorf disse que para descobrirmos a verdade precisamos fazer perguntas, mas pediu que afastássemos a dúvida. Ele afirmou:

“Nas escrituras, raramente encontramos uma revelação que não foi dada em resposta a uma pergunta. Sempre que uma pergunta surgia, e Joseph Smith não tinha certeza de qual era a resposta, ele procurava o Senhor, e o resultado foram as maravilhosas revelações de Doutrina e Convênios. Muitas vezes o conhecimento que Joseph recebia ia muito além da pergunta original. Isso acontece porque o Senhor pode responder não apenas às perguntas que fazemos, mas o mais importante é que Ele pode responder às perguntas que deveríamos ter feito. Vamos dar ouvidos a essas respostas!

O trabalho missionário da Igreja se baseia em pesquisadores sinceros que fazem perguntas genuínas. O questionamento é a base do testemunho. Alguns podem sentir-se envergonhados ou indignos por terem dúvidas a respeito do evangelho, mas não precisam se sentir assim. Fazer perguntas não é um sinal de fraqueza, mas, sim, um precursor do crescimento.

Deus ordena que procuremos resposta para nossas perguntas (ver Tiago 1:5-6) e pede apenas que busquemos “com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo”(Morôni 10:4).Se fizermos isso, a verdade de todas as coisas pode ser manifestada a nós “pelo poder do Espírito Santo” (Morôni 10:5).

Não tenham medo; façam perguntas. Sejam curiosos, mas não duvidem! Apeguem-se sempre à fé e à luz que já receberam. Como vemos de maneira imperfeita na mortalidade, nem todas as coisas farão sentido agora. Na verdade, acho que se tudo fizesse sentido para nós, isso seria uma prova de que tudo fora inventado por uma mente mortal. [2]

 

Como achar respostas para as perguntas e vencer as duvidas sobre a Igreja por meio da fé?

Vamos revisar o que vimos até aqui para responder a questão e acrescentarmos algo mais: a fé é um princípio de ação, e a verdadeira fé é centralizada em Cristo e em Seus ensinamentos – portanto, a verdadeira fé faz uma pessoa agir conforme Cristo espera.

Todos nós temos perguntas e dúvidas. As perguntas são um campo fértil para o desenvolvimento da fé, pois enquanto a resposta completa não surge, podemos continuar a agir com esperança e confiança, até que a resposta venha. A fé significa dar passos no escuro com a confiança de que Deus colocará terreno seguro sob nossos pés. A duvida é paralisante e nos impede de agir com fé. Ela sufoca as boas obras e nos faz recuar, de modo que passamos a questionar aquilo que já tínhamos certeza.

A solução para as dúvidas e para as perguntas sinceras é a mesma: desenvolver maior fé. Fazemos isso lendo as escrituras e orando com regularidade. Precisamos viver conforme Cristo deseja que vivamos. A recompensa da fé é um testemunho poderoso que gera a verdadeira e duradoura conversão.

O Bispo Richard C. Edgley, que serviu no Bispado Presidente, ensinou:

Quando os discípulos perguntaram a Jesus por que não conseguiam expulsar um demônio, como tinham visto o Salvador fazer, Jesus respondeu: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar” (Mateus 17:20). Nunca vi uma montanha de verdade ser movida. Mas, graças à fé, já vi uma montanha de dúvida e desespero ser removida e substituída por esperança e otimismo. Graças à fé, testemunhei pessoalmente uma montanha de pecado ser substituída pelo arrependimento e perdão. E graças à fé, testemunhei pessoalmente uma montanha de dor ser substituída pela paz, esperança e gratidão. Sim, já vi montanhas serem movidas.

  • (…) Graças a minha fé, enfrento os problemas e as dificuldades da vida com paz e segurança.
  • Graças a minha fé consegui transformar perguntas e até dúvidas em certezas e compreensão.

  • Graças a minha fé, encaro o desconhecido, o invisível e o inexplicável com segurança inabalável.

  • E graças a minha fé, mesmo nos momentos aparentemente piores, reconheço com paz e gratidão que, na realidade, eles são os melhores momentos.” [3]

Conclusão

Assim pode ser conosco. Podemos, por meio da fé, galgar a um perfeito conhecimento da bondade, da personalidade e dos atributos do Senhor, e vencer todas as duvidas e receios- até mesmo os questionamentos indagações sobre a Igreja.

Para concluir algumas dicas específicas para lidar com as duvidas sobre a Igreja:

  • Você precisa”duvidar de sua duvida antes de duvidar de sua fé” – isso significa que não é sensato afastar a fé em Cristo e a obediência aos mandamentos por causa de duvidas. Questione a origem da pergunta, questione a importância da resposta.
  • Procure a resposta nas escrituras e através de revelação pessoal pelo poder do Espírito Santo.
  • Fale com seus pais e líderes da Igreja, e pesquise em bons livros.
  • Cuidado com informações na internet. Confira a qualidade dos sites e blogs -e busque as fontes.
  • Lembre-se que uma informação pode ser verdadeira, mas retirada do contexto devido, pode parecer alarmante.
  • A Igreja é a organização religiosa que mais conteúdo oficial tem na internet – e que se esforça muito para disponibilizar a História da Igreja.
  • Algumas perguntas não terão respostas de imediato, e talvez não terão nesta vida. Mas podemos adquirir a certeza das coisas mais importantes, que se referem a nossa felicidade aqui e na eternidade – inclusive podemos saber que a Igreja é verdadeira.

 

_____________

[1] “Quando surgirem duvidas e perguntas“, Adam Kotter, A Liahona Março de 2015

[2] Serão do SEI para os Jovens Adultos • 1 de novembro de 2009 • Universidade Brigham Young

[3] “Fé -a escolha é sua“, A Liahona Novembro de 2010.

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
conferência geral das mulheres
O que é uma Conferência Geral?
20 Momentos Que Todo Mórmon Vivenciará na Conferência Geral

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *