fbpx

Como deixar a fofoca de lado?

Você se considera uma pessoa fofoqueira? Talvez, essa pergunta lhe cause certa repulsa e você logo responde que não. Mas muitas vezes, nós estamos espalhando fofocas sem mesmo notar! Todas as vezes que falamos de alguém, na ausência dela, nós estamos fofocando, já pensou nisso?

As escrituras falam sobre a fofoca sabia? Em Tiago 4:11 lemos: “Não faleis mal uns dos outros.”

Uma palavra mais comum que remete a fofoca é a palavra mexerico. Mexerico é o ato de relatar a alguém acontecimentos ou informações pessoais a respeito de outra pessoa, sem o consentimento desta. Nós seremos cobrados por tudo que falarmos a respeito de outras pessoas. Em Mateus 12:36 lê-se: “De toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta.” Tendo conhecimento disso, muita coisa muda em nossa vida, não é mesmo?

“Os santos são admoestados a não serem paroleiros e curiosos, falando o que não convém”, aprendemos em 1 Timóteo 5:11-14.

Mas e se já temos o hábito de fofocar, como deixar as fofocas de lado? Nesse artigo, vamos sugerir 5 dicas para deixar as fofocas de lado:

1)   Coloque-se no lugar da outra pessoa.

Colocar-se no lugar das outras pessoas, é a definição da palavra empatia. Nós precisamos mais do que nunca, nos colocar no lugar das pessoas, quando pensarmos em falar sobre elas, em sua ausência. Quando nós nos colocamos no lugar da outra pessoa, fica mais fácil de tomar uma decisão de prosseguir ou não com a fofoca.

2)   Não faça com os outros aquilo que não quer que façam com você.

Diversos são os filósofos, pensadores e líderes que falaram sobre isso. As escrituras, desde o livro apócrifo de Tobias a Mateus e Marcos, no atual Novo Testamento, falam sobre esse ponto tão importante – não faça com os outros o que não quer que façam com você.  Citando um versículo de um livro apócrifo, Tobias: “Guarda-te de jamais fazer a outrem o que não quererias que te fosse feito.” (Tobias 4:16). Será que desejamos que as pessoas falem sobre nós em nossa ausência? Gostaríamos de saber que falam sobre nós pelos cantos? De certa forma, voltamos inclusive ao ponto anterior, sobre empatia.

3)   Pergunte-se se isso irá lhe acrescentar algo.

Antes de proferirmos qualquer coisa sobre outra pessoa, na ausência dela, mesmo que seja verdade, pergunte-se: isso irá me acrescentar algo? Se a resposta for não, pare imediatamente! “Não falarás mal de teu próximo”, é o que aprendemos com a escritura de Doutrina e Convênios 42:27.

4)   Arrependa-se e restitua.

Mesmo que tenhamos espalhado ou iniciado fofocas no passado, nós podemos nos arrepender. O arrependimento é um presente do Pai Celestial para nós, seus filhos. Através do arrependimento, podemos notar o quão errados agimos e traçar uma nova rota. No caso das fofocas, arrepender-se não é tudo. É muito importante restituirmos. Restituir é fazer algo novo novamente ou restituir a ofensa ou o que foi tomado. Na Lei de Moisés, por exemplo, se você roubasse uma vaca, você tinha que restituir cinco vacas. Isso motivava as pessoas a não roubarem, porque no final você perderia muito mais. Mas como fazemos isso em relação às fofocas? Nós podemos ir até a pessoa que foi vítima de inverdades e pedir desculpas. Podemos expressar publicamente nosso erro. Podemos devolver o que foi pego. Nós saberemos exatamente o que fazer.

5)   Peça ajuda do Pai Celestial.

Não importa quem tenhamos sido, o Pai Celestial continua nos amando. Ele que nos ajudar a sair do erro e nos livrar do mal da fofoca. Busquemos a Ele, peçamos sua ajuda. Ele sem dúvida irá estender sua mão e nos ajudará.

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Não fique perguntando quando terei filhos!
Devo casar com alguém que amo mas não apoia minha religião?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *