fbpx

Como combater a negatividade

Incêndios, racismo e violência nos Estados Unidos estão atraindo a nossa atenção. Vindo diretamente de uma pandemia, as pessoas não estão emocionalmente fortes e sentem que não conseguem lidar com tudo o que está acontecendo. É fácil ser apanhado pelos redemoinhos da negatividade. É fácil se concentrar no que está errado no mundo e no que é ruim. É fácil ficar zangado ou frustrado. Então, como se manter otimista em uma época tão desafiadora?

Spencer W. Kimball disse uma vez:

“Você está construindo sua vida; ela pode estar cheia de alegria e felicidade, ou pode estar cheia de miséria. Tudo depende de você e de suas atitudes, o quão alto consegue chegar depende de sua atitude ou sua reação às situações” (Spencer W. Kimball, “The Davids and the Goliaths,” outubro de 1974).

Às vezes, com tanta coisa acontecendo conosco e tanta negatividade ao nosso redor, é bom lembrar que podemos escolher nossas respostas e nossas atitudes. Há muito que podemos controlar e fazer, mesmo quando tanta coisa está fora de nosso controle.

Em minha própria vida, sinto que há algumas coisas que parecem realmente ajudar. Primeiro, escolher se concentrar nas coisas boas em vez da negatividade no mundo. Sim, muitos tumultos e saques ocorrem, mas também muitos voluntários ajudaram a consertar confusões que não criaram.

Sim, ações brutais foram cometidas por alguns policiais e cidadãos, mas também há policiais que enfrentam silenciosamente zombarias e pedras que são atiradas em suas cabeças, e pessoas que defendem a verdade e o bem. Muitos de nós estão agora conversando abertamente com pessoas com opiniões diferentes das nossas sobre temas importantes.

Uma história que fortaleceu a minha fé na humanidade veio de uma amiga que ficou sem farinha durante a pandemia. Precisando de ajuda, ela se voltou para sua ala e publicou no Facebook perguntando se alguém tinha um pouco de farinha para compartilhar.

Não demorou muito e, de repente, ela estava com cinco quilos de farinha em casa. Ir de não ter nada até ter cinco quilos de farinha em tão pouco tempo foi uma experiência gratificante. Ela até precisou fazer uma publicação pedindo que as pessoas parassem de compartilhar farinha.

Certamente minha amiga ficou muito grata a um Deus que respondeu às suas orações, e às mãos que ajudaram a resposta acontecer. James E. Faust disse uma vez que um coração grato é o início da grandeza.

A segunda maneira de sermos mais otimistas é escolhendo contar as bênçãos diárias em nossas vidas. Recentemente, perguntei a alguns amigos quais as bênçãos que haviam recebido nos últimos meses. Eles mencionaram o seguinte: mais tempo para passar com seus familiares, maior compaixão para com os outros ao seu redor, maior satisfação na atividade ao ar livre, conhecer os vizinhos, aprender sobre a história da família, conhecer familiares distantes, desenvolver talentos, etc.

Pessoalmente, tive muitas razões para comemorar os últimos seis meses. Estou em um relacionamento sério com um bom homem. Emagreci 20kg desde março. Estou me tornando mais saudável mentalmente, fisicamente e espiritualmente.

Certamente, existe um monte de coisas ruins e difíceis acontecendo ao nosso redor. No entanto, há também um monte de coisas boas.

Meu convite a todos nós é parar e anotar as coisas positivas em nossas vidas, focando nelas e permanecendo gratos pelo que temos. O mundo não mudará de um dia para o outro, mas a nossa visão do mundo pode ser muito diferente a cada dia, à medida que mudamos o nosso foco.

Em vez de nos concentrarmos na negatividade, podemos escolher ver o bem na humanidade. Podemos escolher reconhecer a força silenciosa nos outros. Nós podemos escolher ser receptores agradecidos enquanto notamos bênçãos em nossas vidas e nas vidas dos outros. Podemos optar por ser otimistas, mesmo em 2020.

Fonte: LDS Blogs

Relacionado:

Vencendo o desânimo: Como encontrar a paz e o consolo hoje em dia

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *