fbpx

Como uma pessoa é chamada para ser bispo?

bispo

Chamado para ser bispo

Talvez você já tenha se perguntado isso “como uma pessoa é chamada para ser bispo?”. Talvez você tenha ido a convite de um membro visitar a Igreja e escutou de alguém que determinado homem era o bispo. Você pode ter se perguntado o que é um bispo, o que ele faz e como ele foi parar ali.

Tudo bem, nós vamos explicar para você. A palavra bispo significa “guardião” e indica uma posição de responsabilidade. [1] Os bispos são homens chamados por Deus para liderar uma congregação de membros da Igreja. Os bispos literalmente cuidam dos membros de sua congregação. Acreditamos que o próprio Pai Celestial os chamou para essa posição de liderança. (Atos 20:28).

bispo

Diferentemente de outras denominações religiosas, o cargo de líder da congregação só pode ser exercido por homens, uma vez que são os homens os portadores do Sacerdócio [2]. Sacerdócio esse necessário para administrar as ordenanças do Evangelho.

Dentre os requisitos necessários para que um homem se encontre apto a servir nesse chamado, aprendemos através de I Timóteo (I Timóteo 3:1-7) que é necessário que o bispo seja casado, que ele ore regularmente, seja honesto, apto a ensinar, que ele administre bem sua casa entre outras coisas.

bispo

Então observados esses pontos fundamentais, poderíamos nos perguntar: “Como ele é chamado?”

Conforme o tempo avança, os líderes são desobrigados, ou seja, eles deixam de servir naquele cargo, sendo necessário chamar outras pessoas para servir. Quando há a desobrigação de um bispo, o presidente da Estaca precisa escolher um novo bispo. Na verdade, podemos dizer que quando a desobrigação é feita, imediatamente após esse ato, é chamado um novo bispo.

O bispo é chamado por Deus, através dos presidentes de estaca em todo o mundo. Os presidentes de estaca [3] conhecem os membros das Alas das quais cuidam. E é dentre os membros que está o futuro bispo da Ala ou presidente do Ramo [4] em casos de unidades menores da Igreja.

O presidente da estaca não trabalha sozinho. Ele trabalha em conjunto com dois conselheiros, ou seja, outros dois homens. Acreditamos que se queremos sabedoria podemos buscá-la pedindo a Deus, como nos ensinou Tiago (Tiago 1:5). E é a Deus que, o presidente e seus conselheiros, oram buscando inspiração e revelação para saber quem devem chamar para ser o bispo de uma unidade da Igreja.

bispo

Após oração e depois de terem seguido rigorosamente os princípios determinados em II Timóteo 3:1-7 o presidente da estaca e seus conselheiros tem um nome de alguém que deve ser chamado para ser o novo bispo. Com as informações do novo possível líder em mãos, o presidente da estaca envia então a sua recomendação para a Primeira Presidência  [5].

Depois de um tempo, o presidente da estaca recebe as considerações da Primeira Presidência a respeito daquela indicação feita. Então, após receber a aprovação por escrito da Primeira Presidência o presidente da estaca pode fazer o chamado.

bispo

Quando aprovada pela Primeira Presidência, o presidente da estaca convida o irmão em questão para uma entrevista. Nessa entrevista, muitos assuntos são tratados, perguntas são feitas e responsabilidades esclarecidas. É nessa entrevista que se tem a possibilidade de aceitar ou não o chamado como bispo.

Se o chamado for aceito, o novo líder será designado bispo por imposição de mãos [6] [7] pelo presidente de estaca, Setenta de Área ou uma Autoridade Geral. E apoiado como bispo por sua congregação.

bispo

É válido lembrar que assim como todos os outros chamados da Igreja, o chamado de bispo é um trabalho voluntário. Os membros da Igreja se orgulham de possuir um sistema de voluntariado que lhes permite servir a Deus por amor. Como membros da Igreja, não aceitamos um chamado por causa de seu salário, nós os aceitamos, porque amamos a Deus e desejamos servi-Lo e ser uma parte de Sua obra.


Referências

[1] Guia para Estudo das Escrituras- verbete “Bispo”.

[2] Sacerdócio é o poder e a autoridade eternos de nosso Pai Celestial. Por meio do sacerdócio, Deus criou e governa os céus e a Terra. Por meio desse poder, Ele redime e exalta Seus filhos. Ele concede a portadores dignos do sacerdócio a autoridade para administrar as ordenanças de salvação. Todos os filhos do Pai Celestial podem se qualificar para receber essas ordenanças e ter acesso ao poder e às bênçãos do sacerdócio. Mais informações sobre sacerdócio podem ser encontradas em lds.org

[3] Estaca é o conjunto de unidades da Igreja. Em sua maioria, um conjunto de Alas, que por sua vez, são unidades com grandes números de membros.

[4] Ramo é uma pequena unidade da Igreja. Os ramos são constituídos de poucos membros da Igreja. Geralmente os ramos estão presentes onde a Igreja ainda é recente.

[5] Primeira Presidência é a mais alta instância de governo da Igreja. É composta pelo Presidente da Igreja, que é sempre o Apóstolo vivo mais antigo, e seus conselheiros. Atualmente é composta pelo Presidente Thomas S. Monson, como primeiro conselheiro Henry B. Eyring e como segundo conselheiro Dieter F.Uchtdorf. (Fonte: lds.org )

[6] Manual  2, Administração da Igreja 2010. Item 19.6 Como chamar, ordenar e designar bispos por imposição de mãos, páginas 168 e 169.

[7] Imposição de Mãos – colocar as mãos sobre a cabeça de uma pessoa, como parte de uma ordenança do sacerdócio. Muitas das ordenanças do sacerdócio são realizadas pela imposição de mãos, como por exemplo, as ordenações, bênçãos, bênçãos dos doentes, confirmação como membro da Igreja e concessão do Espírito Santo.  (Números 27:18, 22-23; Deuteronômio 34:9; Marcos 6:5; Atos 6:5-6; Atos 8:14-17; Atos 9:12,17-18; Hebreus 6:2) Disponível em Guia para Estudo das Escrituras, ver verbete Mãos, Imposição de.

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
presidentes de missão
6 Informações interessantes sobre os Presidentes de Missão
devocional mundial
O que disseram o Presidente e a irmã Nelson no Devocional Mundial e...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *