fbpx

Por que Joseph Smith instituiu a prática do casamento plural?

de mulheres

Resposta curta:

Encontramos quatro razões para Joseph Smith ter instituído a poligamia encontrada nas escrituras e citações dos profetas. 1) “A primeira razão era que o casamento plural precisava ser restaurado como parte da ‘restauração de todas as coisas’, profetizada em Atos 3:19-21”.  2) A segunda razão para casamento plural foi que proporcionou uma provação especial para os santos naquela época e lugar. 3) Havia espíritos na vida pré-mortal “que desejavam nascer em famílias devotas aqui na terra. A poligamia aumentaria essa possibilidade.” 4)  Todos dignos os filhos dignos de Deus que desejam entrar em Sua presença na vida após a morte (“exaltação”) devem ter essa oportunidade. O grau mais alto do Reino Celestial exige o casamento eterno (não o casamento plural) para entrar naquele estado. Se há mais mulheres dignas do que homens, algumas seriam seladas em casamentos plurais por escolha.

Resposta longa:

Restauração de todas as coisas

A primeira razão oferecida pelo profeta era que o casamento plural precisava ser restaurado como parte da “restauração de todas as coisas” profetizada em Atos 3:19-21. Esta necessidade de uma restauração é mencionada na seção 132: “Eu sou o Senhor teu Deus. (…) Porque te conferi as chaves e poderes do sacerdócio, pelo qual restauro todas as coisas (v. 40; ver também 45).

Provação especial

A segunda razão para casamento plural foi que proporcionou uma provação especial para os santos naquela época e lugar. Ele testou sua fé e proporcionou experiências valiosas. No passado, Deus exigiu obediência a mandamentos específicos que não eram requeridos de outros povos em outras épocas. Por exemplo, os filhos de Israel receberam a lei de Moisés, que foi cumprida na época de Cristo.

A provação e a oportunidade associada às bênçãos da obediência foram retiradas com o Manifesto de 1890. No documento, o Presidente Wilford Woodruff, o homem que portava as chaves seladoras que autorizavam todos os casamentos eternos válidos, declarou que o mandamento da prática do casamento plural já não era obrigatório para os santos. Eles deveriam viver daquele momento em diante a monogamia.

Proporcionar uma família aos espíritos devotos

Uma terceira razão dada por Joseph Smith para o estabelecimento do casamento plural lida com a existência pré-mortal. Ele ensinou que todos vivíamos naquele reino como espíritos antes de vir para a terra. Entre esses espíritos havia muitos que eram “nobres e grandes”, (ver Abraão 3:22) que desejavam nascer em famílias devotas aqui na terra. A poligamia aumentaria essa possibilidade.

Infelizmente, alguns autores interpretam a reprodução sexual — para o termo “multiplicar e encher a terra” — como a principal razão para o casamento plural. Esta foi uma das várias razões para a restauração da poligamia, mas não a mais importante.

Permitir que todos os espíritos tenham a oportunidade de exaltação por meio do casamento plural

D&C 132:16–17 declara que homens e mulheres que não são selados em casamentos eternos durante esta vida (ou vicariamente) experimentam penalidades maiores do que simplesmente um divórcio eterno de seus cônjuges na morte.

A seção 132 apoia que a eternidade foi o foco principal da teologia de Joseph Smith do casamento em vez de pluralidade ou sexualidade. De fato, o casamento eterno, não o casamento plural, era a doutrina principal ensinada pelo profeta. O objetivo fundamental da poligamia era permitir que todas as mulheres dignas fossem seladas eternamente a um marido, tornando-as dignas da exaltação.

Fonte: MormonHub

Relacionado:

https://mormonsud.net/para-refletir/por-que-os-mormons-praticaram-a-poligamia/

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *