fbpx

As chaves de ministração de anjos usadas durante o Sacramento

os anjos

O bispo, como presidente do sacerdócio aarônico é quem normalmente autoriza, devido a suas chaves (em sentido estrito, que significa direitos de presidência), a bênção e distribuição do sacramento na Igreja.

Os portadores do sacerdócio aarônico que preparam, abençoam e distribuem usam as chaves (no sentido amplo) que possuem para possibilitar que os participantes dignos tenham acesso às bênçãos divinas.

Quando João Batista restaurou, em nossa época, o Sacerdócio Aarônico, ele disse:

“A vós, meus conservos, em nome do Messias, eu confiro o Sacerdócio de Aarão, que possui as chaves do ministério de anjos e do evangelho do arrependimento e do batismo por imersão para remissão de pecados; e ele nunca mais será tirado da Terra, até que os filhos de Levi tornem a fazer, em retidão, uma oferta ao Senhor.” (D&C 13)

Observe que Joseph Smith e Oliver Cowdery nesta ocasião receberam do emissário divino as “chaves do ministério de anjos e do evangelho do arrependimento”. É mais fácil entendermos o que significam as chaves do evangelho do arrependimento. Assim como João Batista, os sacerdotes tem o dever de pregar fé, arrependimento e batizar.

Mas e quanto as chaves do ministério de anjos?

da revelação

Felizmente o presidente Dalllin H. Oaks nos deu uma explicação:

“O que significa dizer que o Sacerdócio Aarônico tem “a chave da ministração dos anjos” e do “evangelho do arrependimento e do batismo da remissão de pecados”? Descobrimos o significado na ordenança do batismo e do sacramento. O batismo é para a remissão de pecados e o sacramento é a renovação dos convênios e bênçãos do batismo. Os dois devem ser antecedidos pelo arrependimento. Se formos fiéis aos convênios feitos nessas ordenanças, recebemos a promessa de ter sempre conosco o Seu Espírito. A ministração dos anjos é uma das manifestações desse Espírito.

(…)

De que forma o Sacerdócio Aarônico tem a chave da ministração de anjos? A resposta é: do mesmo modo que tem o Espírito do Senhor.

Geralmente, as bênçãos da companhia e das mensagens espirituais só estão ao alcance das pessoas puras. Conforme expliquei antes, por intermédio das ordenanças do batismo e do sacramento, que pertencem ao Sacerdócio Aarônico, somos purificados de nossos pecados e recebemos a promessa de termos sempre conosco o Seu Espírito, se nos mantivermos fiéis aos nossos convênios. Creio que essa promessa não se refere somente ao Espírito Santo, mas também ao ministério de anjos, porque “os anjos falam pelo poder do Espírito Santo; falam, portanto, as palavras de Cristo”. (2 Néfi 32:3) Sendo assim, os portadores do Sacerdócio Aarônico possibilitam a todos os membros fiéis da Igreja que tomam o sacramento dignamente ter a companhia do Espírito do Senhor e a ministração de anjos.” (“O Sacerdócio Aarônico e o Sacramento”, Conferência Geral outubro de 1998).

Assim, os portadores do sacerdócio aarônico usam suas chaves para abençoar todos os membros da ala com a ministração de anjos. Isso não significa que anjos vão aparecer frequentemente as pessoas, mas certamente haverá anjos ao redor para nos suster, ainda que invisíveis, que poderão transmitir sua mensagem, ainda que em pensamento. E eles transmitirão as palavras de Cristo. O Presidente Oaks também ensinou:

“O ministério de anjos (…) pode ser invisível. Podemos receber as mensagens de anjos por meio de uma voz ou, simplesmente de pensamentos e sentimentos transmitidos à nossa mente. (…)

Néfi descreveu três manifestações do ministério de anjos quando lembrou aos irmãos rebeldes que (1) haviam “visto um anjo”, (2) haviam “ouvido sua voz de tempos em tempos” e também que um anjo havia falado a eles “numa voz mansa e delicada”, mas que haviam “perdido a sensibilidade” e foram incapazes de “perceber suas palavras”. (1 Néfi 17:45) (…) Na maioria das vezes, sentimos ou escutamos as mensagens dos anjos em vez de vê-los.”

 

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
3 boas sugestões de como se preparar para entrar no templo
tratar o cônjuge como quer ser tratado
O que uma esposa de bispo gostaria que todos da ala soubessem

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *