fbpx

3 Considerações para você aplicar os 5 conselhos do profeta

conselhos do Pres. Nelson e escrituras sobre o Salvador

O Presidente Russel M. Nelson, Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e profeta de Deus para o mundo, falou aos jovens recentemente. Ele deu cinco conselhos específicos aos jovens da Igreja do mundo todo. Embora eu não esteja mais entre os jovens de 12-18 anos, assisti o devocional. Mais tarde, o Presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro do Presidente Nelson, por meio da rede social, disse que a mensagem do profeta foi extremamente significativa e exortou todos os os jovens e jovens adultos a ouvirem e seguirem fielmente as palavras do profeta.

De fato, todo membro da Igreja pode ser beneficiado por não apenas ouvir, mas escutar e atender o que disse o profeta (Mosias 2:9).

Esses foram os cinco conselhos do Profeta:

  1. JEJUM DE MÍDIAS SOCIAIS POR 7 DIAS CONSECUTIVOS. O profeta incentivou os jovens a fazer um jejum das mídias sociais. Ele reconheceu que existe coisas boas nas redes sociais, mas que também existe muita coisa ruim. Ele disse que neste tempo os jovens poderão ver como se sentem e como pensam – e poderão observar as coisas que devem parar de fazer e outras que devem começar a fazer.
  2. SACRIFICAR MAIS TEMPO AO SENHOR POR 3 SEMANAS PARA TRABALHAR NA COLIGAÇÃO. Por 3 semanas consecutivas fazer sacrifícios para se dedicar mais no trabalho de Coligação de Israel. É preciso orar para saber o que fazer. Ele disse que os jovens podem sacrificar algo – como deixar um passatempo para, por exemplo, ir ao Templo realizar batismos pelos mortos.
  3. AVALIAR SUA VIDA.  O Presidente Nelson disse que devemos fazer uma avaliação completa de nossa vida com o Senhor – e talvez com nossos pais ou bispo para garantir que estejamos no caminho do convênio. O profeta convidou os jovens a se arrependerem e compreenderem melhor a Expiação de Jesus Cristo.
  4. ORAR DIARIAMENTE PARA QUE TODOS RECEBAM O EVANGELHO. Israel esta sendo coligada – e os jovens podem ajudar. Na verdade, todos podemos.
  5. SER DIFERENTE. O profeta pediu: sejam a luz do mundo, se destaquem. Ele disse: “O Senhor precisa que você pareçam, falem, hajam e se vistam como verdadeiros discipulos de Jesus Cristo.”

Então eis algumas considerações sobre como aplicar estes conselhos:

aos jovens

1º O profeta falou, Deus falou

A primeira consideração – talvez a mais importante – é que quando o profeta fala em nome do Senhor, fala escritura, fala a vontade do Senhor, fala a mente do Senhor, fala a palavra do Senhor, fala a voz do Senhor (D&C 68:4). O profeta não fala trivialidades, não fala para chamar atenção para si, para ser popular ou para ser considerado um grande mestre. Ele tem a pesada responsabilidade de advertir o mundo e guiar a Igreja.

Às vezes o profeta vai pedir algo relativamente simples e pequeno – como Eliseu que pediu a Naamã que se lavasse sete vezes no Jordão. Às vezes vai pedir algo difícil e que vai contra nossas filosofias e ideias. Mas quando o profeta fala, a discussão cessa – e a obediência deve começar.

Não estou falando sobre obediência cega, mas de obediência com fé. É preciso ter certeza que o profeta é um profeta de Deus – e então, quando sentirmos que ele falou com o Espírito de Deus, nossa prontidão em obedecer deve ser visível. Talvez não entendamos tudo associado ao pedido do profeta 0 e talvez até nossa razão discorde. Mas se temos um testemunho de que Ele é um profeta – e que fala em nome de Deus – devemos obedecer. Eis a promessa:

“Portanto, vós, ou seja, a igreja, dareis ouvidos a todas as palavras e mandamentos que [o profeta] vos transmitir à medida que ele os receber, andando em toda santidade diante de mim;

Pois suas palavras recebereis como de minha própria boca, com toda paciência e fé.

Porque, assim fazendo, as portas do inferno não prevalecerão contra vós; sim, e o Senhor Deus afastará de vós os poderes das trevas e fará tremerem os céus para o vosso bem e para a glória de seu nome.” (D&C 21:4-6)

2º Estudar o que o profeta disse

Não basta ouvir uma vez o devocional, achar maravilhoso e depois voltar a viver normalmente. As palavras dos profetas devem ter um impacto em nossa vida – precisamente um impacto para mudança, para o arrependimento, para o aperfeiçoamento. Veja que Deus, “querendo o aperfeiçoamento dos santos” constituiu apóstolos e profetas (Efésios 4:11-12).

A racionalização de que ele deu apenas conselhos como um vovô idoso e amoroso é perigosa. Embora chamemos de conselhos, as palavras dos profetas devem ser encaradas como mandamentos divinos. A palavra conselho muitas vezes é usada nas escrituras e nas palavras dos profetas vivos para nos lembrar que temos o arbítrio de escolher seguir ou não a voz de Deus e que o mandamento é personalizado a nossa própria condição e época. Entretanto, não podemos escapar das consequências de nossas escolhas.  Lembremos da advertência:

“Oh! Quão astuto é o plano do maligno! Oh! A vaidade e a fraqueza e a insensatez dos homens! Quando são instruídos pensam que são sábios e não dão ouvidos aos conselhos de Deus, pondo-os de lado, supondo que sabem por si mesmos; portanto, a sua sabedoria é insensatez e não lhes traz proveito. E eles perecerão.

Mas é bom ser instruído, quando se dá ouvidos aos conselhos de Deus.” (2 Néfi 9:28-29)

aproveitar a conferência ao máximo

3º Fazer planos para agir imediatamente.

O profeta nos disse que que precisamos ouvir, não necessariamente o que queremos. E existe uma razão para isso. Devemos fazer metas e planos para seguir instantaneamente a voz de Deus.

Algumas coisas não precisam de muito planejamento. O primeiro conselho: jejum das redes sociais por sete dias – é relativamente simples. Mesmo que seja difícil para alguns, basta se desconectar.

Orar todos os dias é algo que todo membro da Igreja faz. Entretanto, podemos melhorar a qualidade de nossas orações e orar especificamente pela Coligação de Israel.

As três semanas de consagração, a avaliação da nossa vida e o conselho de ser diferente exigem mais ponderação. Uma sugestão para aplicar estes conselhos é reservar um momento durante o dia ou um dia durante a semana para refletir quais mudanças fazer – o que você deve parar de fazer e o que deve começar a fazer. É útil escrever esses objetivos em um papel, e colocá-lo num lugar visível.

Quando seguimos o profeta somos extremamente abençoados. Conte pra nós como você tem aplicado as palavras do profeta – e omo tem sido beneficiado.

 

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
sem celular
Como cumprir o desafio do Presidente Nelson mudou minha semana sem...
um hino
Lição que aprendi em um hino sobre homem que deixou tudo pela Igreja

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *