fbpx

Amar a Deus mais do que o Mundo

Próximo do fim do seu ministério como um profeta em Israel, Moisés relembrou o povo dos convênios divinos de amar o Senhor seu Deus com todo o seu coração, poder, mente e força. (veja Deuteronômio 6:5). A fim de serem bem-sucedidos, eles foram exortados a não colocarem seus corações nas coisas deste mundo.

Mas o que significa amar a Deus mais do que o mundo?

Um garoto de seis anos disse: “Significa amar a Deus mais do que o seu cachorro.” Para um ex-alcoolatra, significa abandonar o álcool para viver uma vida cristã. Para celebridades como David Archuleta, é colocar a educação ou a carreira em segundo plano para pregar o evangelho.

mormon-doutrina-cristoO apostolo João escreveu: Não ame o mundo ou as coisas que pertencem a ele” (1 João 2:15). Se interpretarmos literalmente esta escritura, talvez achemos que o Senhor deseja que abandonemos as pessoas que nos rodeiam, como nossa família e bens materiais. Isto não é verdade. O próximo versículo esclarece este ponto: “a luxuria da carne, a luxuria dos olhos, e o orgulho da vida” estas são as coisas que devem ser evitadas. (veja o versículo 16).

É claro que, podemos amar nossos amigos e familiares. Podemos amar nosso lar, nosso emprego, nossos sapatos e mesmo nossas canções favoritas. Alguns de nós estimam bens metafísicos como a beleza, educação, fama e poder politico. Muitas dessas coisas são importantes. Entretanto, nenhuma delas deve tomar o lugar de Deus em nossas vidas, nem mesmo nossos cônjuges, parentes e filhos.

O Salvador disse: “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”.

(Lucas 14:26). O apostolo Paulo ensinou que devemos colocar nossa afeição nas coisas dos céus, e não nas coisas da terra (Colossenses 3:2). No Livro de Mórmon, Jacó ensinou: “Mas antes de buscardes riquezas, buscai o reino de Deus.” (veja Jacó 2:18)

Eu amo a minha família, eu tenho pais amorosos e nove irmãos incríveis que eu amo muito. Eu também tenho sobrinhos e sobrinhas nos quais vejo a mim mesmo crescendo de novo. Eu os amo também, e eles ocupam um lugar especial em meu coração. Minha esposa é a quem eu amo mais. Ela me ensinou como amar e apreciar as pequenas coisas que possuímos. Ela também me ensinou a sempre dizer “por favor”, “obrigado”, e “desculpe” do fundo do meu coração.

Quando eu penso a respeito das pessoas que amo, eu me lembro do Pai cujo amor nunca poderei compreender plenamente, que “sacrificou não somente Seu Único Filho, mas o entregou a todos nós” (Romanos 8:32). Ele tem repetidamente declarado nas escrituras que nós somos a razão pela qual ele criou o universo. Seu amor por nós excede Seu amor por todas as Suas outras criações. O Presidente Dieter F. Uchtdorf, ensinou que “comparados a Deus, o homem não é nada; mesmo assim somos tudo para Deus.”

Como um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, eu acredito que foi o amor de Deus por nós que O levou a sacrificar Seu Filho Unigênito, e que nós também devemos estar dispostos a sacrificar todas as coisas e O amar mais do que qualquer coisa que o mundo possa oferecer. Não devemos ser como o Mancebo Rico que a despeito do seu professo amor pelo Salvador, o deixou, porque amava mais as suas riquezas. Devemos constantemente fazer um inventário de nossas vidas para que tenhamos certeza que O estamos mantendo em primeiro lugar em todos os momentos, em todas as coisas e em todos os lugares.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre o amor do Senhor.

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *